Novembro Azul: A FAB na luta contra o câncer de próstata

Campanha Novembro Azul

Olá fãs da Força Aérea Brasileira!!

Hoje o assunto do nosso blog é  de interesse principalmente dos homens, mas nada impede que as mulheres também fiquem por dentro do tema: câncer de próstata! No mês passado, o rosa pintou as ruas do Brasil inteiro durante a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Agora, no Novembro Azul, chegou a hora de embarcar em mais uma missão.

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30 anos da Base Aérea de Boa Vista no extremo Norte do país

16Fortalecer e marcar a presença de forma definitiva da Força Aérea Brasileira no interior da Amazônia e nas regiões de fronteiras. Foi com essa intenção que, no ano de 1983, surgiram as Bases Aéreas de Boa Vista (BABV) e Porto Velho. Quer saber mais? O post dessa semana é pra você!

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Feliz dia do aviador!

PAINEL 1A Força Aérea Brasileira convocou todos os pilotos entusiastas na arte da fotografia a participarem, com suas fotos, da campanha “Janela do meu escritório”! Foram mais de 1.500 fotos recebidas em 700 emails! Tudo isso para compartilhar o sentimento que essa profissão proporciona todas as vezes em que os pilotos estão no comando de suas aeronaves, com as mais belas paisagens à vista, em suas “janelas”! As fotografias escolhidas compõem a campanha em homenagem ao Dia do Aviador (23/10)! Aproveite para conferir esta homenagem a todos os homens e mulheres que acreditam no sonho de criar asas!

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A guerra no deserto mais seco do mundo

dO cenário é inóspito. O deserto do Atacama, no Norte do Chile, é o local mais seco do mundo. É quase impossível ver uma árvore: quando tem, dá para perceber que foi plantada e tem uma irrigação forte. É mais fácil, na verdade, ver um SOLMÁFARO, um indicador de radiação ultra-violeta do sol. E é difícil ver em algum nível abaixo do “Peligroso”, viu?

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NVG: salvando vidas na escuridão

NVGVocê já deve ter ouvido falar nos Óculos de Visão Noturna (NVG), não é mesmo? Mas você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) já os utilizou em um resgate REAL? Há cinco anos, em 2009, foram utilizados pela primeira vez pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, a bordo do clássico Helicóptero UH-1H Huey, realizando a mais nobre missão da FAB: a de salvar vidas!

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Fui resgatado!

“No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.” leia mais

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CABAS: Curso de sobrevivência na selva para militares da Força Aérea Brasileira

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“No pernoite isolado, podemos experimentar a sensação de uma situação de sobrevivência…”

Em 2009, uma aeronave C-98 Caravan saiu de Cruzeiro do Sul (Acre) em direção à Tabatinga (Amazonas). Durante o percurso, houve uma falha no motor. Após executar os procedimentos de emergência, o piloto conseguiu planar e pousar no Rio Ituí; localizado na região. Os sobreviventes saíram pela porta traseira da aeronave e nadaram até a margem do rio. O pior parecia ter passado, mas o próximo desafio ainda estava por vir: sobreviver na floresta até o resgate chegar.

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O Esquadrão Pantera na Copa do Mundo de 2014

blackEntre as atribuições da Força Aérea Brasileira  está a manutenção da soberania nacional por meio da defesa do espaço aéreo brasileiro. Para cumprir essas missões, a FAB dispõe de esquadrões aéreos, que trabalham 24 h por dia na proteção dos 22 milhões de km2 que pertencem ao Brasil. Durante a Copa do Mundo de 2014 não foi diferente.

Enquanto as seleções disputavam as partidas da Copa, a nossa Força estava realizando um trabalho invisível, mas essencial para a defesa de um país e de seus visitantes. Para esse trabalho a mais que a FAB faz todos os dias, alguns esquadrões atuaram diretamente nos meses de junho e julho nas regiões dos estádios da Copa. Vamos conhecer agora o trabalho do Esquadrão Pantera, que fica em Santa Maria (RS) . Os H-60 Black Hawk do Pantera atuaram na defesa de todos que torciam nos estádios durante as partidas.  Está preparado?  “Oigalê Fera, PANTERA!”

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CDA: o esporte é motivo de orgulho para FAB e para o Brasil

cdaVocê já ouviu falar da Comissão de Desportos de Aeronáutica? A CDA está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Campo dos Afonsos e oferece estrutura para o treinamento de Futebol, Atletismo, Basquetebol, Judô, Badminton, Taekwondo, Voleibol e Tênis. Essa Organização Militar é extremamente importante para a Força Aérea, pois tem como atribuições planejar, organizar, coordenar e orientar as atividades físico-desportivas dos militares da Aeronáutica. Mas o que isso significa exatamente?

Com fundação no ano de 1971, essa OM basicamente centraliza o sistema de educação física e desportos da FAB sendo responsável por dar todo suporte necessário aos atletas profissionais e em potencial da FAB. A CDA também determina e orienta a aplicação do TACF ao efetivo da FAB e aos candidatos dos nossos concursos. Deu pra entender um pouco da responsabilidade da unidade, não é mesmo?

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Cenipa: compromisso com a vida

Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, é a organização da Força Aérea Brasileira responsável por investigar os acidentes aeronáuticos ocorridos no Brasil, com aeronaves civis e militares.

Ele existe desde 1971 como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e tem sede em Brasília, Distrito Federal.

A atividade de investigação de acidentes aeronáuticos é regida pelo Anexo 13 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e tem o objetivo de prevenir acidentes. Esta é a diferença entre a investigação realizada pelo Cenipa e a investigação realizada pela autoridade policial: a finalidade.

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