CABAS: Curso de sobrevivência na selva para militares da Força Aérea Brasileira

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“No pernoite isolado, podemos experimentar a sensação de uma situação de sobrevivência…”

Em 2009, uma aeronave C-98 Caravan saiu de Cruzeiro do Sul (Acre) em direção à Tabatinga (Amazonas). Durante o percurso, houve uma falha no motor. Após executar os procedimentos de emergência, o piloto conseguiu planar e pousar no Rio Ituí; localizado na região. Os sobreviventes saíram pela porta traseira da aeronave e nadaram até a margem do rio. O pior parecia ter passado, mas o próximo desafio ainda estava por vir: sobreviver na floresta até o resgate chegar.

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O Esquadrão Pantera na Copa do Mundo de 2014

blackEntre as atribuições da Força Aérea Brasileira  está a manutenção da soberania nacional por meio da defesa do espaço aéreo brasileiro. Para cumprir essas missões, a FAB dispõe de esquadrões aéreos, que trabalham 24 h por dia na proteção dos 22 milhões de km2 que pertencem ao Brasil. Durante a Copa do Mundo de 2014 não foi diferente.

Enquanto as seleções disputavam as partidas da Copa, a nossa Força estava realizando um trabalho invisível, mas essencial para a defesa de um país e de seus visitantes. Para esse trabalho a mais que a FAB faz todos os dias, alguns esquadrões atuaram diretamente nos meses de junho e julho nas regiões dos estádios da Copa. Vamos conhecer agora o trabalho do Esquadrão Pantera, que fica em Santa Maria (RS) . Os H-60 Black Hawk do Pantera atuaram na defesa de todos que torciam nos estádios durante as partidas.  Está preparado?  “Oigalê Fera, PANTERA!”

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CDA: o esporte é motivo de orgulho para FAB e para o Brasil

cdaVocê já ouviu falar da Comissão de Desportos de Aeronáutica? A CDA está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Campo dos Afonsos e oferece estrutura para o treinamento de Futebol, Atletismo, Basquetebol, Judô, Badminton, Taekwondo, Voleibol e Tênis. Essa Organização Militar é extremamente importante para a Força Aérea, pois tem como atribuições planejar, organizar, coordenar e orientar as atividades físico-desportivas dos militares da Aeronáutica. Mas o que isso significa exatamente?

Com fundação no ano de 1971, essa OM basicamente centraliza o sistema de educação física e desportos da FAB sendo responsável por dar todo suporte necessário aos atletas profissionais e em potencial da FAB. A CDA também determina e orienta a aplicação do TACF ao efetivo da FAB e aos candidatos dos nossos concursos. Deu pra entender um pouco da responsabilidade da unidade, não é mesmo?

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Cenipa: compromisso com a vida

Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, é a organização da Força Aérea Brasileira responsável por investigar os acidentes aeronáuticos ocorridos no Brasil, com aeronaves civis e militares.

Ele existe desde 1971 como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e tem sede em Brasília, Distrito Federal.

A atividade de investigação de acidentes aeronáuticos é regida pelo Anexo 13 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e tem o objetivo de prevenir acidentes. Esta é a diferença entre a investigação realizada pelo Cenipa e a investigação realizada pela autoridade policial: a finalidade.

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Confiança e fidelidade: a relação homem e cão no Canil do BINFAE-BE

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Treinamento de guarda e proteção.

Para um visitante desavisado, a rotina do efetivo do Pelotão de Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE) pode parecer uma atividade lúdica. O treinamento dos cães para emprego nas missões do batalhão envolve brincadeiras, corrida e outra série de ações que trazem alegria para os militares que lá trabalham, mas todas essas atividades tem um objetivo claro: adestrar e manter os cães prontos para atuar na segurança e defesa das instalações e das tropas.

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Base Aérea de Porto Velho: há 30 anos guardiã da amazônia ocidental

agata 7 - 3Mesmo antes do famoso “discurso do Rio Amazonas”, em que  Getúlio Vargas anuncia mudanças na forma de pensar do Governo Federal sobre a Amazônia Ocidental, a Aeronáutica já participava do processo de integração e desenvolvimento das áreas inacessíveis, por meio das rotas do Correio Aéreo Nacional (CAN).

No ano seguinte à criação do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), em 1983, foram criadas as Bases de Boa Vista, em Roraima, e a de Porto Velho, em Rondônia. O post dessa semana fala das atividades da Base Aérea de Porto Velho. Vamos acompanhar?

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BACG, a Força Aérea no coração do Brasil

Foto 8Localizada na região Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, próxima as fronteiras com o Paraguai e Bolívia, a Base Aérea de Campo Grande (BACG) desempenha papel de grande importância para a Força Aérea Brasileira. Abrigando três Unidades Aéreas e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, o PARA-SAR, transferido para a BACG em 2010, é considerada uma das mais importantes dentro da FAB.

Com um efetivo aproximado de 1.600 integrantes, entre militares e funcionários civis, ainda apoia administrativamente o Destacamento do Controle e Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG) e a Prefeitura de Aeronáutica, que administra 370 residências. Conheça a seguir um pouco da vida e da história da Sentinela Alada do Pantanal.

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III COMAR – Um Comando Aéreo Regional de grandes proporções

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Feira de Profissões do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).

“Voar, combater, vencer! Terceiro COMAR, apoio e tradição!” é o grito de guerra do Terceiro Comando Aéreo Regional, organização militar que representa o Comando da Aeronáutica nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Com 72 anos de existência, o III COMAR tem a particularidade de reunir em sua área de jurisdição 84 unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) e 29,6% do efetivo. É o maior COMAR em termos de quantidade de unidades e efetivo, embora não o seja no que se refere à extensão territorial.

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DCTA: a peça-chave do Programa Espacial Brasileiro

fpguetesueciaVocê sabia que o Brasil desenvolve foguetes de diversos tamanhos com bastante frequência? Sabia que, no território nacional, existem dois Centros de Lançamento, que são responsáveis por enviar esses engenhos aeroespaciais para o espaço? E que existem ainda diversas instituições que trabalham incansavelmente para permitir que esses foguetes cheguem ao destino e realizem os seus “voos” com o maior índice de acerto possível?

Se você, leitor do Força Aérea Blog, não sabia de tudo isso, permita-me apresentá-lo ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), organização do Comando da Aeronáutica, localizada em São José dos Campos (SP), que reúne a maioria das instituições responsáveis por executar o Programa Espacial Brasileiro.

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Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea: gerenciando para que todos possam voar

Medidas de gerenciamento de fluxo podem ser adotadas em caso de mau tempo interferir no funcionamento dos aeroportos.O aumento do volume do tráfego aéreo no País, aliado à necessidade de ordenar este fluxo, fez com que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) criasse o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Implantado desde 2007, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o órgão tem a missão de manter o equilíbrio entre a capacidade e a demanda nos aeródromos e nos setores de controle de serviço de tráfego aéreo, visando à segurança, economia e fluidez de todas as aeronaves voando dentro do espaço aéreo brasileiro.

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