Main menu

Quer ser um anjo-doutor e salvar vidas?

7113627899_abde138e17Você que é médico, dentista ou farmacêutico, já pensou em ingressar na Força Aérea Brasileira?  Os nossos anjos-doutores tem uma maneira peculiar, toda especial de salvar vidas, eles participam de operações militares, trabalham em hospitais de campanha e até mesmo em balsas!!! Viajam para vários lugares do país onde  alguém esteja precisando de ajuda.

E aí, animou? Pois é, este post vai pra vocês médicos, dentistas e farmacêuticos. Aqui vamos tirar algumas dúvidas sobre o concurso e mostrar um pouco dessa rotina tão especial. Vamos lá?

Programa Mais Você + Novela Flor do Caribe = FAB na mídia

A saga de Cassiano na novela Flor do Caribe continua. E em função disso, seus três amigos, que são pilotos da FAB (na novela), participaram  do programa global Mais Você da última quinta-feira (25/4).

Os atores Max Fercondini, Dudu Azevedo e Thiago Martins falaram à Ana Maria Braga detalhes das suas participações na trama.

Além disso, os três também comentaram sobre como está sendo interpretar pilotos da Força Aérea Brasileira, e como foram os dias de gravação na Base Aérea de Natal (BANT).

Formação do piloto de A a Z – a conquista do brevê no T-27

pilotoEntão pessoal, agora que vocês já conhecem como é a instrução dos cadetes da AFA a bordo da aeronave T-25, que tal irmos em frente e conhecermos a instrução avançada, a bordo do T-27, no 4° ano da Academia? Vamos lá?!!!

Como vimos no post inicial da formação do piloto, no 2° ano da AFA os cadetes têm a instrução básica, no T-25. A bordo da aeronave T-27, agora no 4º ano, os alunos passarão pela fase avançada e serão submetidos às mesmas fases de instrução da fase anterior: pré-solo, manobras e acrobacias, formatura e navegação. Porém, serão acrescidas ainda duas fases muito peculiares: instrumento e navegação instrumento (e é aí que o “bicho pega”).

No dia da Terra, conheça o lado FAB em prol da sustentabilidade

animal-possui-problemas-apesar-cativeiro_ACRIMA20121218_0013_15

Onça resgatada pela FAB em parceria com o IBAMA

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, selecionamos pra vocês algumas iniciativas sustentáveis praticadas em unidades da FAB. Mas antes, que tal entendermos por que esta data ganhou proporção e reconhecimento mundial?

 O dia da Terra foi instituído há cerca de 40 anos em decorrência de um vazamento de óleo que aconteceu em 1969 na Califórnia. Apesar de ter surgido nos Estados Unidos, a data fundada pelo senador americano Gaylord Nelson ganharia notoriedade já em 1972, quando foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo. Nessa conferência foi discutida a magnitude dos problemas ambientais e a tomada de decisão para criação das políticas necessárias para erradicá-los.

Depois de 70 anos, o mesmo compromisso!

Foto original em Pisa, na Itália.

Foto original em Pisa, na Itália.

Depois de quase 70 anos após a foto que marcou o início da Aviação de Caça no Brasil, o compromisso continua o mesmo: “o sacrifício da própria vida quando preciso for”.

Pois é, o difícil foi reproduzir tudo isso nos dias de hoje… E esse é o tema do post de hoje!

Heróis de ontem, de hoje e do amanhã!

Piloto andandoTiradentes, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Alberto Santos Dumont. O que eles têm em comum? A dedicação de toda uma vida na luta por ideais que transformaram o país, o mundo! Alguns deles sacrificaram a própria vida… E por que não chamá-los, então, de “heróis”?

Pois é… pode até parecer demagogia, mesmo assim vou perguntar: onde estão os nossos heróis de hoje? Bombeiros, policiais, militares… Todos estes e muitos outros dedicam suas vidas, abdicam de suas famílias para salvar, combater, ajudar, proteger… Mas existem outros, que treinam e agem incólumes e no silêncio, isolados pela extrema altitude que nos separa deles, para que você possa se sentir seguro dentro da sua casa, dentro do seu país. Este post vai pra vocês, pilotos de caça!!!

A batalha deles começou no dia 22 de abril de 1945, quando o 1° Grupo de Aviação de Caça da FAB, que participou da Segunda Guerra Mundial sob o comando dos Aliados para combater o nazismo, realizou 11 missões num único dia!!!!! Eram apenas 19 pilotos que voavam duas, até três vezes por dia, em um intervalo de poucas horas. Imaginem vocês que a cada missão de duas horas, um piloto podia perder até dois quilos. Desgastados, cansados, mas cheios de ideal, enfrentavam a morte a cada instante… Onde nossos pais e avós estavam neste momento???? Não sabemos… mas com certeza estavam seguros!!!!!

Logística de guerra! Prazer, meu nome é RODOMAPRE!!!

foto 3

Se o seu problema é logística, nós temos a solução. Acreditar que os ranchos (refeitórios militares) seriam capazes de dar todo o suporte às manobras e operações militares é coisa do passado. O conceito do momento é o RODOMAPRE.

Deslocamos a equipe do blog para conhecer e participar daquela que é considerada uma das maiores feiras de defesa do mundo. É isso aí, estamos falando da LAAD – Feira Internacional de Segurança e Defesa, que começa hoje e vai até sexta-feira (12/4).

Engenheiros, nós queremos vocês!

VANT AcauãVocê é engenheiro ou está cursando engenharia?  Que tal participar de grandes obras, desde a concepção de um projeto à execução da construção de um aeródromo? Gostou da ideia? O concurso para o Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) está com as inscrições abertas e contempla as seguintes modalidades:eletrônica, elétrica, mecânica, civil, telecomunicações, cartografia, metalurgia, computação e química. Neste post você fica por dentro dos detalhes dessa carreira e ainda tira as dúvidas sobre a diferença de ingresso por esse concurso ou pelo ITA.

Bastidores da visita do Usain Bolt na Universidade da Força Aérea

130328BAT9886(c)Bruno_Batista-EditarBolt, Usain Bolt. Ele pode não ser um famoso personagem hollywoodiano, mas com certeza tem tantos fãs quanto. O grande astro do esporte mundial, o jamaicano Usain Bolt prestigiou um projeto social apoiado pela FAB na Universidade da Força Aérea na quinta-feira (28/03), no Rio de Janeiro. Aqui no blog da Força Aérea você acompanha imagens inéditas dos bastidores da visita e descobre que projeto é esse, que acabou atraindo a atenção de um dos maiores atletas de todos os tempos.

Mas afinal, quem é o homem mais rápido do mundo? Confira o perfil do astro:

Embaixadores do céu, militares da FAB… BRASILEIROS!

Antes do Voo... Tudo checado.Com certeza você já ouviu falar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Quem ainda não ouviu a expressão: “FUMAÇA… JÁ!”?

Mas aposto que você não sabe que a Esquadrilha irá se apresentar neste domingo (31/3), às 16h, no Pontão do Lago Sul, em Brasília/DF (ahaaaa, com essa vocês não contavam, rsrsrs).

 Então, será uma apresentação muito especial, pois irá marcar a despedida da aeronave T-27 do EDA, utilizada há trinta anos! Pois é, e você vai ficar de fora dessa?!!

Formação do piloto de A a Z – o começo no T-25

Tudo bem que ingressar na Academia da Força Aérea já é um mérito e tanto para os que sonham em ser aviador. Mas e depois? Como se dá a formação do piloto militar dentro da Academia? (Ahá, é isso que você queria saber, não?!)

Pois é, leitores. Vida de cadete não é fácil não! Além do estudo e da dedicação integral e exclusiva, os cadetes têm aulas de educação física e à noite, “doutrina de caserna”. São inúmeras instruções antes de realizar o tão sonhado primeiro voo.  Alguns temas, por exemplo, são ministrados pelos próprios oficiais instrutores da AFA e incluem os mais variados assuntos: mecânica, hidráulica, elétrica, manutenção e tudo mais que possa estar descrito nos manuais de aeronave.

Tudo isso agrega conhecimento e complementa a formação do piloto militar.

 

Ficção x realidade: como foi a participação da FAB nas gravações de “Flor do Caribe”

Uso de uniforme, conduta no quartel, hierarquia e disciplina. Sabemos que vocês estão curiosos pra saber como se deu o relacionamento da Força Aérea Brasileira com a Rede Globo durante as gravações de Flor do Caribe.  Nós contamos pra vocês aqui nesse post. 


Atores da novela posam com o Cap. Av. Rocha durante workshop na Base Aérea de Natal

A novela traz um pouco do cotidiano de aviadores da FAB. No elenco atores e atrizes como Thaíssa Carvalho, Henri Castelli, Max Fercondini, Thiago Martins e Dudu Azevedo, interpretam pilotos de caça do 2º/5º Grupo de Aviação, Esquadrão Joker, da Base Aérea de Natal (sim, a Thaíssa Carvalho vai interpretar uma aviadora de caça!!!). A história de aventura assinada por Walter Negrão tem livre criação, misturando, muitas vezes, a ficção com a realidade.

No final do ano passado, aproximadamente 100 profissionais da TV Globo estiveram na BANT para a gravação das primeiras cenas da novela. Durante a produção, militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica organizaram um workshop, juntamente com militares da Base Aérea, abordando, dentre outras coisas, características da vida militar, treinamentos de segurança e assento ejetável e simulações de voo.

Flor do Caribe: Atores globais são caçadores da FAB na novela das seis

A novela Flor do Caribe, que estreou essa semana, tem como personagem principal um piloto de caça da Força Aérea Brasileira. Se você quer entrar pra FAB como piloto, fique ligado que este post é pra você!


Imaginem só: praia, avião, romance e muuuita velocidade. Esses ingredientes ajudam a construir o cenário da nova novela Flor do Caribe. Mas você aí, que quer ser piloto ou gosta muito de aviação, seja por hobbie ou por conhecer alguém da comunidade aeronáutica, deve saber que a rotina pra quem quer chegar lá não é nada fácil, não é? Mas quais são as formas de ingresso pra aviação militar

Bom, existem duas formas de ingressar na Força Aérea como piloto: pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) ou pela Academia da Força Aérea (AFA).

Decolamos!

Entra hoje no ar o Blog oficial da Força Aérea Brasileira. Esse é o nosso mais novo espaço para tratar dos mais diversos temas e falar sobre os assuntos pelos quais nossos leitores mais anseiam por informações. Formas de ingresso, escolas, carreira militar, treinamentos, atividade aérea, esclarecimentos e todo tipo de informação sobre o que é e como é a vida na caserna.

Então, vamos lá?

Glossário

1. "Tunô" lento

Consiste de um rolamento lateral em torno do eixo longitudinal da aeronave.

2. AFA

Academia da Força Aérea

3. Arisco

Expressão do meio militar que significa o mesmo que estar atento, com atenção em algo, em alguma situação ou pessoa.

4. CAN

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por objetivo integrar as diversas regiões do país e permitir a ação governamental em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social. Atua também como instrumento de integração entre os países da América do Sul. É de competência exclusiva do governo federal e mantido pela Força Aérea Brasileira através do COMGAR (Comando-Geral de Operações Aéreas).

5. Caserna

Edifício ou alojamento para moradia de soldados, dentro de um quartel, de um forte etc. Também caracteriza a vida militar: “vida de caserna”

6. CINDACTA

Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

7. CINDACTA

Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Presta serviços de: gerenciamento de tráfego aéreo; defesa aérea; informações aeronáuticas; meteorologia aeronáutica; telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

8. COMAR

Comando Aéreo Regional. O Brasil é dividido em 7 COMARES, distribuídos estrategicamente pelo país.

9. COMAR

Comando Aéreo Regional: Coordena, controla e executa atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das Organizações subordinadas.

10. COMARA

Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

11. Concentrações

Termo comumente usado no meio militar para caracterizar as etapas de um processo de seleção e admissão pelas quais o candidato tem que passar para ser considerado aprovado no concurso.

12. CTA

Centro Técnico de Aeronáutica. Em 2009 o CTA foi renomado DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, por meio do Decreto presidencial nº 6.834/09.

13. Empenagem

Parte localizada na região traseira sendo ela responsável pela estabilidade longitudinal e direcional do avião.

14. GDA

Grupo de Defesa Aérea.

15. IIFAe

2ª Força Aérea: com sede na cidade do Rio de Janeiro, engloba as unidades de asas rotativas (helicópteros) e as unidades de busca e salvamento, patrulha marítima e de apoio a Marinha em geral.

16. IPD

Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento. Parte do Centro Técnico de Aeronáutica em São José dos Campos, o IPD foi onde três dos quatro primeiros aparelhos fabricados pela Embraer foram projetados: o Bandeirante, o avião agrícola Ipanema e o planador Urupema.

17. ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

18. Loop

Deve ser desenhado um círculo perfeito, entrada e saída devem ser na mesma altitude. A dificuldade da execução perfeita desta manobra está, em primeiro lugar, nas diferenças de velocidade no decorrer da execução, mais rápida na entrada e saída e mais lenta no topo do círculo.

19. NOE

Nap-of-the-earth: tipo de curso de voo a muito baixa altitude para evitar ser detectado pelo inimigo.

20. Oito preguiçoso

Quando o nariz do avião descreve uma figura 8 através do o horizonte.

21. Ordem de Operações

Processo de avaliação da viabilidade para a realização de uma ACISO. São considerados fatores como: disponibilidade de aeronaves, tipo de atendimento necessitado pela localidade solicitante, características físicas e infraestrutura do local, como presença de pista de pouso ou acesso terrestre, existência de alojamentos e outros. A avaliação é feita junto à secretaria de municipal de saúde e a proposta, que contém toda a logística necessária para viabilizar a ação, é encaminhada ao setor da FAB responsável pela aprovação. Há visitas técnicas e reuniões antes de uma ACISO realmente acontecer.

22. Praça

1.Qualquer militar não graduado ou sem posto. 2. Data de promoção de um militar.

23. Praça especial

É o aspirante que está se preparando para o oficialato.

24. Salvaero

É o orgão regional responsável pelas ações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição.

25. SAR

Termo inglês para Search and Rescue, ou busca e resgate em português

26. Se acusa

Jargão utilizado no meio militar. Tem o mesmo significado que alguém se disponibilizar ou querer fazer algo. Ou, ainda, o mesmo que perguntar se alguém sabe algo a respeito de um assunto.

27. SERENG

Serviço Regional de Engenharia

28. SERSA

Serviço de Saúde da FAB, cada Comando Aéreo Regional – COMAR – possui um

29. TACF

Teste de Avaliação do Condicionamento físico