Main menu

No ar: A voz da Força Aérea Brasileira

  É comum você ver por aqui experiências e depoimentos reais de pessoas que estão ou já passaram pela Força Aérea Brasileira. Há quem participe de missões humanitárias no interior do Amazonas, há quem atue no mundo inteiro como peacekeeper da ONU, outros que enfrentam desafios para conquistar o Pico da Neblina ou que simplesmente podem dizer "Fui resgatado!". É dessa forma que você, internauta, consegue ter uma visão interna, dos bastidores, de quem um dia esteve na sua posição, de observador, fã e curioso sobre o trabalho da FAB. O que pouca gente sabe é que nos quadros das Forças Armadas há espaço para diversos profissionais, além dos tradicionais aviadores, infantes e intendentes – como veterinários, jornalistas, administradores, arrumadores, fotógrafos, assistentes sociais, arquivologistas, engenheiros de todas as áreas... E como em 07 de novembro celebramos o Dia do Radialista, hoje o Força Aérea Blog traz o depoimento deste profissional, militar da FAB que comanda a Rádio Força Aérea. Das escolhas, carreira, formação militar, do dia a dia no “quartel”... para você ver que todos os profissionais aqui assumem papel fundamental na construção da Força Aérea e no cumprimento de sua missão. Saiba de tudo e se inspire! Seja você de qualquer área... wink

#TOP5 que todo concurseiro deve saber para entrar na FAB

O #TOP5 do Força Aérea Blog está de volta! A primeira edição, você viu, foi o “5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Força Aérea”. Se não, é só clicar aqui! wink Hoje, a proposta é a mesma. E, dessa vez, com um assunto de interesse de grande parte da população brasileira: concursos públicos! tongue-out Pois é, deixamos dicas básicas pra você que pretende seguir carreira militar na Força Aérea Brasileira (FAB)!! E aquele velho slogan dos cursinhos preparatórios também cabe aqui: "confira nossas dicas e saia na frente"! smile  Esse é para salvar no computador, enviar pra galera por whatsapp, compartilhar no facebook ou imprimir e colar na parede do quarto. Olha só!  

FAB na palma da mão

O futuro chegou! No próximo dia 23 de outubro, a Força Aérea Brasileira irá lançar seu aplicativo oficial.  Para quem não aguenta mais esperar, preparamos esse blog para apresentar o aplicativo antes mesmo do seu lançamento. A praticidade está a um toque... Tenha acesso rápido e prático a todas as informações da FAB em um único lugar... Sabemos que você tem uma rotina corrida e realiza a maioria das suas atividades pelo celular... Resolvemos o seu problema... A realidade na palma da sua mão!!! Fique à vontade, deguste um pouco do que estar por vir!

#BaixeJá https://goo.gl/iCB82b

Proibido para maiores de 10 anos!!!

“Conheci a Turma do Fabinho quando tinha 5 anos. Tinha acabado de aprender a ler e pouco conseguia escrever. Mas já sabia o que era um Tucano... E quem foi Alberto Santos Dumont - aprendi um pouco de sua história com meu pai, que era Sargento da Força Aérea. O restante das informações vieram com o “Uma viagem no Tempo” e o “Escola de Heróis”, meus primeiros gibis”. O personagem dessa história representa de fato a realidade de centenas de meninas e meninos que tiveram o primeiro contato com a FAB por meio desses quadrinhos. E o post de hoje é sobre eles... É pra eles! laughing Conheça conosco esses personagens, que cresceram, evoluíram e agora inauguram uma nova fase - mais moderna, tecnológica, acessível e eficiente no contato com o público infantil! Reunimos todos os detalhes da Turma do Fabinho e um conteúdo inédito que você só verá por aqui! Olha só! wink

Mirando alto! Como tudo começa...

Para os fãs da Força Aérea, da vida na caserna e do esporte, os Jogos Mundiais Militares funcionam como uma Olimpíada. Até porque – é bom você ficar sabendo – somos a maior potência esportiva da competição em um universo de 110 países!!(yes!cool). E hoje, nós queremos mostrar para você como tudo isso começa. Para isso, buscamos uma promessa do esporte militar atual... Um cadete da Academia da Força Aérea, futuro aviador, mineiro da gema – daqueles quietinhos mesmotongue-out – e que tem duas paixões: tiro esportivo e aviação. Seu apelido? “O sniper”! Já sacou o nível, né? Vale a pena acompanhar essa história emocionante e notar a importância do esporte para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil. Vem ver!

#FiqueporDentro: Símbolos Nacionais com apenas um PIN

O post do Força Aérea Blog desta semana traz os símbolos nacionais de um jeito diferente. Sabe quais são eles? Já, já a gente responde! wink A nossa intenção é que você #fiquepordentro do tema com apenas uma imagem. Sim! Apenas uma imagem, super criativa e didática. tongue-out É importante que você e todos os brasileiros os conheçam, afinal, os Símbolos Nacionais representam o Brasil em cerimônias, eventos, documentos e missões oficiais. Também vamos revelar algumas curiosidades sobre eles. #FicaDica Podem ser cobrados em provas, vestibulares e concursos públicos! Fique a vontade pra compartilhar o nosso pin com todo mundo! laughing 

OS JOGOS DA PAZ

Poucos sabem, mas os Jogos Mundiais Militares, conhecidos também como “Os Jogos da Paz”, foram idealizados em celebração aos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Estamos a passos curtos da 6° edição dos Jogos Mundiais Militares (JMM). Em Outubro, todos os olhos estarão voltados para a Coreia do Sul. E vc? Gosta de Esporte? Quer conhecer um pouco mais dessa competição militar? laughing Então, #seliga no 6° JMM!

 

#SeLiga nas curiosidades do desfile de 7 de setembro!

 

Surpresas e novidades não faltam no desfile do Dia da Independência! Por isso, hoje, o Força Aérea Blog vai revelar algumas curiosidades sobre o desfile da FAB, coordenado pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), para que tudo fique lindo e perfeito no dia 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Vamos falar um pouco do que rolará no desfile aéreo! E também do que terá no terrestre, porém esse de um jeito diferente, expondo, em tópicos e em ordem, cada um dos grupamentos. Ficou curioso? Vem com a gente! ;)

 

O pin da semana: Soldados da FAB

O post da semana - como vários outros que você já viu por aqui - é diferente. No lugar do texto enorme e das várias imagens, apenas uma. Mas é só dela que você precisa mesmo... laughing A publicação é especial, em comemoração à Semana do Soldado na Força Aérea - afinal, se você não sabe, 25 de agosto é o dia deles smile. Então celebre com a gente ficando informado!! Dá só uma olhada na imagem aí. A ideia é ser no estilo Pinterest, aquela rede social que compartilha imagens criativas, interessantes e cheias de informações. E como somos um blog, agregamos vários outros links que permitirão que você, internauta, saia daqui sem qualquer dúvida sobre como é a rotina do soldado na FAB. Não perca essa e aproveite para salvar a imagem e compartilhar em sua rede social - e, quem sabe, naquele seu grupo de whatsappwink

Fotografia na Força Aérea Brasileira: por trás dos nossos melhores cliques

Não é exagero dizer que a fotografia mudou a cara da FAB no meio digital. Sério mesmo. No Flickr nosso acervo soma mais de 22 milhões de visualizações. No instagram, somos 56 mil seguidores e no facebook, nossa #imagemdodia está sempre entre os posts mais curtidos, comentados e compartilhados.

Quem aí, por exemplo, não viu a foto das aviadoras Roberta e Thais na nossa fanpage? ;)

Toda essa repercussão não seria possível se não fosse por um clique, não é mesmo? Afinal, já dizia o ditado, uma imagem fala mais que mil palavras. :)  E é por isso que estamos escrevendo esse post, pra falar sobre essa arte incrível, que tanto complementa a informação, dá vida ao entretenimento e à matéria. Como funciona o uso de imagens nas nossas mídias sociais? Qual a importância da fotografia na FAB? Embarque com a gente para conhecer os bastidores desse trabalho.

Por trás das câmeras da FAB TV

Para quem não conhece a FAB TV ainda está em tempo. wink O post desta semana traz um conteúdo exclusivo da Força Aérea no YouTube, recheado de curiosidades, bastidores e tudo que você gostaria de saber sobre nossos apresentadores.

Vem com a gente e conheça um pouco da história da FAB TV e sua grade de programas. Vai ser legal e diferente! Topa dar uma conferida? laughing

Participe de uma missão humanitária com a FAB!

Já pensou em participar de uma missão humanitária com a Força Aérea Brasileira (FAB)? Hoje, o Força Aérea Blog te convida para fazer parte da 33ª Missão dos Expedicionários da Saúde. Uma missão de sete dias que envolve três aeronaves da FAB mais seus aviadores, mecânicos... além de médicos voluntários civis. E vc! ;) Tudo isso para levar atendimento médico à população indígena da Amazônia! Embarque com a gente nessa aventura! 

Segurança e Prevenção de acidentes do trabalho: como a FAB trabalha

ATENÇÃO! Esse post contém uma dose EXTRA de informações técnicas. A ideia é agregar conhecimentos quanto ao tema dentro da FAB, à lá wikipedia, mesmo!!! wink

Leia e descubra um mundo de informação EXCLUSIVA sobre o funcionamento do conceito de segurança do trabalho numa Força Armada.

___________________________________

Prevenção de acidente de trabalho. Você com certeza tem alguma ideia do que se trata e talvez até já tenha participado de uma palestra sobre o tema. Mas alguém aí sabe como o assunto é tratado dentro de uma Força Armada?

Nesse blog, iremos falar de segurança do trabalho no âmbito da Força Aérea Brasileira. A ideia é apresentar perspectivas diferentes desse tema tão comum no meio civil, mas do qual pouco se sabe no meio militar.

Mas o que é "acidente de trabalho"?

Imaginem o dia a dia de um soldado. Ele é bastante operacional, pois põe a mão na massa pra valer, ajudando em diversas atividades, desde uma tarefa administrativa, até uma tarefa que é bastante exigente fisicamente, como tirar o serviço de guarda no quartel. Pois bem, imaginem a quantos riscos os militares estão expostos todos os dias no seu ambiente de trabalho? Esses riscos são inerentes à atividade e é necessário prover meios para diminuí-los. Acidente relacionado ao trabalho, conforme consta no artº19 da lei nº8213/91, é todo aquele que ocorre no exercício de suas atividades a serviço da organização, com agravo à saúde, devido às condições e/ou ambiente de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo ter perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho causando a morte.

Deu pra entender a seriedade do tema, não é mesmo? Por isso é tão importante que haja um agente ou uma comissão que trabalhe na prevenção de acidentes de trabalho.

Velozes e Furiosos

Motoqueiro ou Motociclista? undecided

De acordo com o Dicionário Michaelis:

Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

 

Corinthians iria se chamar "Santos Dumont"

No próximo sábado, às 21 horas, o Atlético Mineiro vai entrar em campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians. Mas, por pouco, o clássico deste fim de semana poderia ser entre "Atlético e Santos Dumont"...

Confira mais detalhes em nosso post.