Main menu

Santos Dumont: Fatos e Visões

Nascia em 20 de julho 1873 Alberto Santos-Dumont, um brasileiro que iria revolucionar o mundo com sua inventividade e genialidade. Este ser humano visionário, movido por um espírito inquieto e empreendedor, viria a se tornar uma das mais importantes personalidades da era moderna, não apenas em seu tempo, como também por deixar seu perpétuo legado na conquista dos ares.

Mas, o que pouca gente sabe é que sua história vai muito além do avião, do relógio de pulso e da volta na Torre Eiffel com o dirigível. Só para te convencer: previsão do futuro não é privilégio só do Júlio Verne. laughing

Duvida? Olha só!

Esquadrilha da Fumaça está de volta! O que mudou?

EDA - A29-T27Após dois anos e três meses de adaptação à nova aeronave A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, retoma a sua agenda  de apresentações pelos municípios do Brasil e feiras internacionais, trazendo algumas novidades. Quer saber o que mudou? Então nos acompanhe nesse breve post.

À prova de fogo!

19330737091_f2e55e1365_o

Toda criança quer ser alguém quando crescer… A maioria delas quer algo bem específico… Ser piloto, astronauta ou bombeiro. Bem, nós temos os três na FAB. Mas deixemos o piloto e o astronauta para outra oportunidade e vamos nos aventurar mais nos perigos da vida. Todo mundo conhece e já viu um bombeiro, uma viatura ou até uma equipe em ação. Só que poucos conhecem quem são os Bombeiros da Força Aérea, como é a formação deles, onde atuam e muito mais…

Curtiu??? Quer saber mais? Vem com a gente!  wink

Para que outros possam viver!

AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO

DSC_0383©Johnson_BarrosVocê já deve ter acompanhado alguma ação de Busca e Salvamento conduzida pela Força Aérea Brasileira… Ou pelo menos já ouviu falar no assunto, não é mesmo? Se ainda não, fique tranquilo, esse post é para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o sistema de Busca e Salvamento da FAB. No Dia da Aviação de Busca e Salvamento (26 de junho), você entende mais sobre a missão que marcou essa data, sobre os militares que atuam nesse campo e o que acontece quando aeronaves e embarcações sofrem algum acidente ou desaparecem. E, acredite, isso acontece com mais frequência do que se imagina… Dá só uma olhada! wink

Fui resgatado!

“No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.”

NVG: salvando vidas na escuridão

NVGVocê já deve ter ouvido falar nos Óculos de Visão Noturna (NVG), não é mesmo? Mas você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) já os utilizou em um resgate REAL? Há cinco anos, em 2009, foram utilizados pela primeira vez pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, a bordo do clássico Helicóptero UH-1H Huey, realizando a mais nobre missão da FAB: a de salvar vidas!

A guerra no deserto mais seco do mundo

O cenário é inóspito. O deserto do Atacama, no Norte do Chile, é o local mais seco do mundo. É quase impossível ver uma árvore: quando tem, dá para perceber que foi plantada e tem uma irrigação forte. É mais fácil, na verdade, ver um SOLMÁFARO, um indicador de radiação ultra-violeta do sol. E é difícil ver em algum nível abaixo do “Peligroso”, viu?

Feliz dia do aviador!

PAINEL 1A Força Aérea Brasileira convocou todos os pilotos entusiastas na arte da fotografia a participarem, com suas fotos, da campanha “Janela do meu escritório”! Foram mais de 1.500 fotos recebidas em 700 emails! Tudo isso para compartilhar o sentimento que essa profissão proporciona todas as vezes em que os pilotos estão no comando de suas aeronaves, com as mais belas paisagens à vista, em suas “janelas”! As fotografias escolhidas compõem a campanha em homenagem ao Dia do Aviador (23/10)! Aproveite para conferir esta homenagem a todos os homens e mulheres que acreditam no sonho de criar asas!

30 anos da Base Aérea de Boa Vista no extremo Norte do país

16Fortalecer e marcar a presença de forma definitiva da Força Aérea Brasileira no interior da Amazônia e nas regiões de fronteiras. Foi com essa intenção que, no ano de 1983, surgiram as Bases Aéreas de Boa Vista (BABV) e Porto Velho. Quer saber mais? O post dessa semana é pra você!

Novembro Azul: A FAB na luta contra o câncer de próstata

Campanha Novembro Azul

Olá fãs da Força Aérea Brasileira!!

Hoje o assunto do nosso blog é de interesse principalmente dos homens, mas nada impede que as mulheres também fiquem por dentro do tema: câncer de próstata! No mês passado, o rosa pintou as ruas do Brasil inteiro durante a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Agora, no Novembro Azul, chegou a hora de embarcar em mais uma missão.

II COMAR – Na defesa de uma das regiões mais estratégicas do Brasil

Nova Imagem Chegou a vez de falarmos do II Comando Aéreo Regional. Nessa publicação, você vai conhecer uma das histórias mais emblemáticas da Força Aérea Brasileira (FAB) e como essa unidade, tão estratégica, foi capaz de definir o destino da soberania nacional. Imperdível!

DIA DA INFANTARIA – Os Grupos de Artilharia Antiáerea de Autodefesa da FAB

1º GDAENa semana que antecede o Dia da Infantaria da Aeronáutica (11/12), o Força Aérea Blog embarca no mundo dos grupos de Artilharia Antiaérea de Autodefesa da FAB, ramo de atuação da Infantaria que, do solo, pode impedir possíveis ataques de aeronaves e engenhos aeroespaciais a pontos estratégicos do país. São conhecidos pelo nome dos cavaleiros mais famosos do cinema e das galáxias! Curioso? Venha com a gente nessa breve viagem…

BARREIRA DO INFERNO – O primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul

21Você sabe qual é a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul, batizada com um nome curioso e que possui atrações que a estabelece no roteiro de moradores e turistas do Rio Grande do Norte? Conheça agora o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que há quase 50 anos efetiva o Brasil no mapa mundial da ciência e tecnologia aeroespaciais.

ESPECIAL VALORES DA FAB – Segundo ano da série resgata a história de mais quatro militares da Força Aérea

A série especial de fim de ano da Força Aérea Brasileira, sucesso da grade de programação em 2013 com mais de 47 mil acessos, entra agora em sua segunda edição. O modelo e o objetivo são os mesmos: O “Valores da FAB” traz para o público a história dos militares, cujas vidas são baseadas em preceitos básicos da Aeronáutica, como profissionalismo, dedicação, disciplina, coragem e patriotismo. É a história de quem fez na FAB não só sua carreira, mas um modelo de vida.

Conheça os personagens dessa edição:

Campanha Institucional 2015 apresenta projetos estratégicos da FAB

01Com o tema “Construindo o Futuro”, a Força Aérea Brasileira abre o ano de 2015 pensando nos próximos que virão. A nova Campanha Institucional evidencia 17 projetos estratégicos da FAB, ações que farão a diferença na vida dos brasileiros e na defesa dos 22 milhões de km² do espaço aéreo sob sua responsabilidade. Conheça, a partir deste mês, os detalhes desses investimentos, onde estão sendo aplicados os recursos, as metas e os resultados obtidos pela Força Aérea Brasileira.