Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

DESCUBRA: AVIAÇÃO DE TRANSPORTE QUE VOCÊ RESPEITA!

130328REZ1702(C)Paulo_Rezende

Talvez você já tenha ouvido falar da Aviação de Transporte; mas, realmente, você conhece tudo sobre essa aviação? Se liga: transporte de tropas, pouso na Antártica, lançamento de paraquedistas e reabastecimento em voo. Tá bom? Ainda tem mais: ajuda humanitária, transporte de urnas eletrônicas para levar cidadania, assistência em catástrofes e até mesmo transporte de órgãos.  E há muito mais por ai.... 

Ahhh, neste pin, você terá a oportunidade de conhecer a fundo todas as aeronaves que estão em emprego na aviação de transporte e conhecer a missão dessa aviação.

Sargento, graduado, especialista... Somos FAB!

 

Na semana do Especialista de Aeronáutica, vamos proporcionar uma super viagem à Escola de Especialistas de Aeronáutica e mostrar quem são os profissionais que fazem as engrenagens da FAB funcionar.  E se você ainda não é especialista, mas pensa em se juntar a nós, vale conferir esse post, garantimos que irá ajudá-lo! Partiu? 

 

10 Coisas que você precisa saber para concluir um exercício de sobrevivência

Elas já foram assunto de vários filmes e seriados. Alguns, bastante famosos, como “Tropa de Elite” e “Até o limite da Honra”. Estão no imaginário de quase todos quando se fala em treinamento militar. Levam os militares a vivenciarem situações de guerra. São elas, as “temidas” sobrevivências e atividades de campanha.

Na Academia da Força Aérea, os futuros oficiais aviadores, intendentes e de infantaria são preparados continuamente para enfrentar situações extremas. Desde a queda de uma aeronave numa área de selva amazônica ou sobre o mar, passando por aprendizado de como liderar em situações de combate e até uma simulação de resgate em território inimigo em caso de conflito. 

Para concluir esses exercícios é preciso, além de um bocado de sorte, procedimentos e técnicas adequadas para cada situação. Aprender a manusear os equipamentos que são disponibilizados na aeronave, como a ração operacional e o kit de sobrevivência, técnicas de primeiros socorros, montagem de abrigos e obtenção de água e alimentos poderão fazer a diferença entre a vida e a morte.

E como você sabe se está pronto para enfrentar tudo isso? SENTINDO NA PELE! E é por isso que nós preparamos uma lista com as 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONCLUIR UM EXERCÍCIO DE SOBREVIVÊNCIA. Se liga aí:

  

O acidente que envolveu o Ministro do STF Teori Zavascki

Nos últimos dias, com certeza, você ouviu falar muito sobre o acidente aéreo que ocorreu em Paraty/RJ. Desde então, várias notícias sobre o processo de investigação foram divulgadas, o que pode ter criado dúvidas em você.

Mas agora, em primeira mão, você, amigo leitor do Força Aérea Blog, vai entender, dia após dia, tudo o que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou desde o dia do acidente. Abaixo, você confere a versão oficial da FAB sobre os últimos fatos.

Asas rotativas em ação nos Jogos Olimpícos

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já começaram há muito tempo para os esquadrões de asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Eles também serão responsáveis pela segurança do espaço aéreo brasileiro durante os Jogos Olímpicos e já vêm se preparando para garantir o sucesso de mais essa missão há alguns anos.

Eventos como os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e a Operações Ágata, entre outros, são alguns dos exemplos de preparação para a execução da defesa aérea na Rio 2016.

Mas como assim (você deve estar se perguntando)? Helicóptero responsável pela defesa aérea? Isso não é missão de aeronaves de caça??? Vem com a gente que vamos explicar tudo!!!!