Main menu

1. "Tunô" lento

Consiste de um rolamento lateral em torno do eixo longitudinal da aeronave.

2. AFA

Academia da Força Aérea

3. Arisco

Expressão do meio militar que significa o mesmo que estar atento, com atenção em algo, em alguma situação ou pessoa.

4. CAN

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por objetivo integrar as diversas regiões do país e permitir a ação governamental em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social. Atua também como instrumento de integração entre os países da América do Sul. É de competência exclusiva do governo federal e mantido pela Força Aérea Brasileira através do COMGAR (Comando-Geral de Operações Aéreas).

5. Caserna

Edifício ou alojamento para moradia de soldados, dentro de um quartel, de um forte etc. Também caracteriza a vida militar: “vida de caserna”

6. CINDACTA

Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

7. CINDACTA

Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Presta serviços de: gerenciamento de tráfego aéreo; defesa aérea; informações aeronáuticas; meteorologia aeronáutica; telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

8. COMAR

Comando Aéreo Regional. O Brasil é dividido em 7 COMARES, distribuídos estrategicamente pelo país.

9. COMAR

Comando Aéreo Regional: Coordena, controla e executa atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das Organizações subordinadas.

10. COMARA

Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

11. Concentrações

Termo comumente usado no meio militar para caracterizar as etapas de um processo de seleção e admissão pelas quais o candidato tem que passar para ser considerado aprovado no concurso.

12. CTA

Centro Técnico de Aeronáutica. Em 2009 o CTA foi renomado DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, por meio do Decreto presidencial nº 6.834/09.

13. Empenagem

Parte localizada na região traseira sendo ela responsável pela estabilidade longitudinal e direcional do avião.

14. GDA

Grupo de Defesa Aérea.

15. IIFAe

2ª Força Aérea: com sede na cidade do Rio de Janeiro, engloba as unidades de asas rotativas (helicópteros) e as unidades de busca e salvamento, patrulha marítima e de apoio a Marinha em geral.

16. IPD

Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento. Parte do Centro Técnico de Aeronáutica em São José dos Campos, o IPD foi onde três dos quatro primeiros aparelhos fabricados pela Embraer foram projetados: o Bandeirante, o avião agrícola Ipanema e o planador Urupema.

17. ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

18. Loop

Deve ser desenhado um círculo perfeito, entrada e saída devem ser na mesma altitude. A dificuldade da execução perfeita desta manobra está, em primeiro lugar, nas diferenças de velocidade no decorrer da execução, mais rápida na entrada e saída e mais lenta no topo do círculo.

19. NOE

Nap-of-the-earth: tipo de curso de voo a muito baixa altitude para evitar ser detectado pelo inimigo.

20. Oito preguiçoso

Quando o nariz do avião descreve uma figura 8 através do o horizonte.

21. Ordem de Operações

Processo de avaliação da viabilidade para a realização de uma ACISO. São considerados fatores como: disponibilidade de aeronaves, tipo de atendimento necessitado pela localidade solicitante, características físicas e infraestrutura do local, como presença de pista de pouso ou acesso terrestre, existência de alojamentos e outros. A avaliação é feita junto à secretaria de municipal de saúde e a proposta, que contém toda a logística necessária para viabilizar a ação, é encaminhada ao setor da FAB responsável pela aprovação. Há visitas técnicas e reuniões antes de uma ACISO realmente acontecer.

22. Praça

1.Qualquer militar não graduado ou sem posto. 2. Data de promoção de um militar.

23. Praça especial

É o aspirante que está se preparando para o oficialato.

24. Salvaero

É o orgão regional responsável pelas ações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição.

25. SAR

Termo inglês para Search and Rescue, ou busca e resgate em português

26. Se acusa

Jargão utilizado no meio militar. Tem o mesmo significado que alguém se disponibilizar ou querer fazer algo. Ou, ainda, o mesmo que perguntar se alguém sabe algo a respeito de um assunto.

27. SERENG

Serviço Regional de Engenharia

28. SERSA

Serviço de Saúde da FAB, cada Comando Aéreo Regional – COMAR – possui um

29. TACF

Teste de Avaliação do Condicionamento físico

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook