Main menu

cdaVocê já ouviu falar da Comissão de Desportos de Aeronáutica? A CDA está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Campo dos Afonsos e oferece estrutura para o treinamento de Futebol, Atletismo, Basquetebol, Judô, Badminton, Taekwondo, Voleibol e Tênis. Essa Organização Militar é extremamente importante para a Força Aérea, pois tem como atribuições planejar, organizar, coordenar e orientar as atividades físico-desportivas dos militares da Aeronáutica. Mas o que isso significa exatamente?

Com fundação no ano de 1971, essa OM basicamente centraliza o sistema de educação física e desportos da FAB sendo responsável por dar todo suporte necessário aos atletas profissionais e em potencial da FAB. A CDA também determina e orienta a aplicação do TACF ao efetivo da FAB e aos candidatos dos nossos concursos. Deu pra entender um pouco da responsabilidade da unidade, não é mesmo?

Mas isso não é suficiente para dimensionar o que essa unidade faz em prol do esporte dentro e fora da Força Aérea. Além de coordenar o treinamento de militares envolvidos em atividades esportivas por toda a Aeronáutica, a CDA conta com seu próprio efetivo de atletas profissionais que participam de importantes competições nacionais e internacionais, representando a FAB e o Brasil no exterior.

Vamos dar uma olhadinha em algumas competições internacionais das quais nossos militares participaram nesse ano de 2014?

i1452216120052584

Sargento Bianca Cavalcanti no Mundial Júnior de Pentatlo Moderno na Polônia

i146415063152038

Time feminino vencedor do Torneio Internacional de Basquetebol na França. A equipe brasileira conquistou o título ao derrotar os Estados Unidos por 69 a 60.

i147311294856899

Sargentos Fernanda Berti Alves e Josemari Alves ganharam a prata no Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia na Alemanha, em junho desse ano.

i14669122255654

Esse mês, a Seleção Brasileira Júnior Feminina disputará o Campeonato Mundial de Handebol na Croácia. Fazem parte do time as Sargentos Nadyne Keller Morcineck; Fabiane da Silva Santos e Tamires Morena Lima de Araújo.

No âmbito nacional, nossos militares fizeram bonito de norte a sul do país:

O Soldado Leonardo Cavalcanti Rodrigues ganhou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô

O Soldado Leonardo Cavalcanti Rodrigues ganhou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô

Militares da CDA militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), garantiram as primeiras colocações nas categorias de dupla e simples, masculino e feminino.

Militares da CDA garantiram as primeiras colocações nas categorias de dupla e simples, masculino e feminino da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Badminton.

i1461212350087751

A II Mercosul Internacional Series de Badminton em Foz do Iguaçu – PR teve 5 medalhistas militares da FAB, dentre eles o Terceiro-Sargento Hugo Lemos Arthuso (2º Lugar em Dupla Mista e 3º Lugar em Dupla Masculina)

Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira

Em fevereiro de 2014, cerca de 180 candidatos participaram da  seleção de atletas de alto rendimento do Quadro de Sargentos Convocados (QSCon). Desse total, 147 atletas foram aprovados e incorporados à FAB. Eles se enquadram nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, handebol, orientação, tiro com arco, triatlo e vôlei de praia.  Entre as importantes competições das quais muitos deles farão parte estão os Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul em 2015, e as Olimpíadas, no Rio de Janeiro em 2016. Os benefícios aos atletas inclui infraestrutura de treinamento, preparo físico, nutricionista, fisioterapia e atendimento médico.

i14417145239143050

Formatura dos sargentos do QSCon em abril de 2014

Grandes nomes agora representam a FAB

Dentre os candidatos dessa última seleção para o QSCon, alguns já eram destaque em importantes provas: o atleta Marilson Gomes dos Santos, foi bicampeão da Maratona de Nova York; Sara Nikitin foi 1° colocada no ranking nacional de tiro com arco; Diogo Sclebin foi campeão por equipe mista em triatlo nos jogos Sulamericanos e Armando Carvalho é atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo. É muito orgulho ter a eles e tantos outros ótimos atletas como representantes da Força Aérea Brasileira e que buscam, com muita disciplina e dedicação, a excelência no desempenho esportivo.

i143319575452065

O Sargento Marilson Gomes dos Santos, um dos grandes nomes do atletismo brasileiro

Equipe Falcões de Salto Livre

Sabiam que a Equipe Falcões de paraquedismo fica na CDA? Pois é, eles também já foram tema de post no nosso blog.

9198637841_16bfecf5c9_c

CDA e as Olimpíadas 2016:

Recentemente a CDA estabeleceu uma parceria estratégica com o Comitê Olímpico Brasileiro para traçar estratégias visando a conquista de medalhas para o Brasil nas Olimpíadas. Clique aqui para saber mais.

Com a realização de mais um grande evento esportivo mundial, o complexo esportivo será utilizado como instalação oficial de treinamento durante os Jogos Rio 2016™, e seu uso como local de treinamento Pré-Jogos só será permitido até 31 de março de 2016, período a partir do qual a instalação passará a ser utilizada pelo Rio 2016™.

Esportes olímpicos e especificações técnicas da CDA

ATLETISMO

Pista
Número de raias: 8
Número de raias na reta de chegada: 8
Refletores
Certificação da IAAF
Áreas para treinamento
Número de áreas de salto: 2
Número de áreas de lançamento/arremesso: 4

BADMINTON

Número de áreas de jogo – duplas (13,4m x 6,10m): 2
Número de áreas de jogo – simples (13,4m x 5,18m): 2
Número total de áreas de jogo: 2
Pé-direito: 11,85m
Piso flutuante de madeira
Linhas demarcatórias: linhas adesivadas
Nível máximo de iluminação: 1.520lux

BASQUETEBOL

Número de quadras (28m x 15m): 1
Pé-direito: 11,85m
Piso flutuante de madeira
Linhas demarcatórias: linhas adesivadas
Nível máximo de iluminação: 980lux

FUTEBOL

Número de campos gramados para treino: 1
Refletores

JUDÔ

Número de áreas de treinamento (14m x 14m): 1
Número de tatames oficiais: 96
Piso flutuante de madeira

TAEKWONDO

Número de áreas de treinamento (12m x 12m): 1

TÊNIS

Quadras
Número de quadras sintéticas ao ar livre: 2

VOLEIBOL

Número de quadras (34m x 19m): 1
Pé-direito: 11,85m
Piso flutuante de madeira
Tapete sintético
Linhas demarcatórias: linhas adesivadas
Nível máximo de iluminação: 980lux

Atleta de revezamento 4x100m treina na CDA

Atleta de revezamento 4x100m treina na CDA

Gostou de conhecer mais sobre a CDA?

Então comente aqui o que você achou. Até o próximo post! smile

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook