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    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

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    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

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    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

“No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.”

 

O Exercício CSAR (Combat Search And Rescue) 2014, que aconteceu no início do mês de setembro na BACG, é um treinamento de busca e salvamento em combate. Ele consiste na coordenação e execução de uma Força Tarefa para resgate de militar ou civil em território inimigo, como por exemplo, um piloto ejetado em combate, um jornalista ou qualquer pessoa isolada ou sob domínio de forças hostis. Essa Força Tarefa envolve diversos vetores e fatores, como helicóptero de resgate, aeronaves de escolta, rotas planejadas para fuga das defesas inimigas, tropa de operações especiais para incursão em solo, enfim, um planejamento detalhado para enfrentar quaisquer tipos de ameaças.

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Considerada uma das missões mais perigosas da guerra aérea moderna, uma operação CSAR se dá em condições totalmente adversas e complexas. No entanto, é comum que, por mais próxima da realidade que a simulação seja, “os resgatados” tenham a tranqüilidade de saber que serão encontrados e salvos, afinal trata-se de um treinamento.

Mesmo assim, o pouco tempo que fiquei isolado em um descampado, bem distante da cidade de Campo Grande, naturalmente refleti sobre as possibilidades de alguma coisa dar errado. A mente humana, especificamente a minha, é maravilhosa para imaginar e divagar sobre as possibilidades de um desastre.

Para “melhorar”, por obra do acaso, estava eu sem qualquer meio de comunicação com os militares do Centro de Comando e Controle na BACG, os amigos da operação, ou qualquer outro órgão de defesa, muito menos familiares, já que havia perdido o celular no dia anterior, durante a operação. Tudo conspirava para que o exercício adquirisse contornos um pouco mais próximos da realidade.

Naquela situação de desvantagem, isolado em um ambiente totalmente desconhecido, mesmo que por alguns instantes, o sentimento de abandono e de inutilidade veio logo à cabeça. Fiz o exercício de refletir sobre as dificuldades físicas e conflitos psicológicos de uma pessoa envolvida em uma situação real e percebi o quanto somos frágeis sem o aconchego do lar e a companhia de outras pessoas. Fomos criados para socializar, para compartilhar experiências, e naquele momento de solidão, mesmo se tratando de um treinamento, me senti apenas um número, uma “baixa”, algo que pudesse ser descartável, carregando apenas a insegurança e o medo de todos os sonhos e desejos serem interrompidos.

Em pouco tempo, as reflexões e o silêncio, intercalado pelo barulho da brisa batendo no mato seco, foram cessados pelo maravilhoso som do H-60 BlackHawk cortando os ares daquela região. A aproximação da aeronave trouxe também a segurança e a tranqüilidade de que o exercício ocorreria tudo conforme o previsto.

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O helicóptero sobrevoou duas vezes ao meu redor, em baixa altura, aparentemente tentando confirmar minha localização. Na terceira volta, ele veio diretamente em minha direção. Seu nariz foi inclinando para cima, apontando para o céu, e a sua cauda fazendo o movimento inverso, apontando para o solo, e, em questão de segundos, a aeronave pousou – mais tarde fui saber que aquele movimento de extrema perícia e plasticidade é conhecido como “pouso de assalto”, usado especificamente para embarque e desembarque de tropas em território inimigo.

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Uma equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) desembarcou da aeronave fazendo a cobertura e segurança do resgate. Um dos militares se aproximou, confirmou minha identidade, e me acompanhou até o embarque. Tudo foi muito rápido, em instantes já estávamos em pleno vôo, de volta à Base Aérea.

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“Foi uma experiência incrível” – a frase é clichê, mas bem adequada. A oportunidade de participar ativamente do exercício (e da notícia), finalizando com um vôo de BlackHawk, permitiu-me não apenas cumprir com uma das atribuições típicas do trabalho de relações públicas – a divulgação dos assuntos de interesse público –, mas a possibilidade de realização de um sonho.

Relato do Primeiro Tenente Relações Públicas Vitor Amaral.

Veja as unidades que participaram do Exercício Operacional CSAR 2014:

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Unidades operacionais


1_8_gav

1°/8° GAV, de Belém (PA)

2_8_gav

2°/8° GAV, de Porto Velho (RO)

 

3_8_gav

3°/8° GAV, do Rio de Janeiro (RJ)

5_8_gav

5°/8° GAV, de Santa Maria (RS)

7_8_gav

7°/8° GAV, de Manaus (AM)

2_10_gav2°/10° GAV, de Campo Grande (AM)

1-12_gav

1°/12° GAV, de Santa Maria (RS)

3_3_gav

3°/3° GAV, de Campo Grande (MS)

2_gdaae

2° Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa, de Manaus (AM)

eas

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, de Campo Grande (MS)

   

Unidades de apoio


comgar

Comando-Geral de Operações Aéreas (DF)

iv_comar

Quarto Comando Aéreo

Regional, de São Paulo (SP)

fae2

Segunda Força Aérea, do Rio de Janeiro (RJ)

fae3

Terceira Força Aérea,

do Gama (DF)

fae5

Quinta Força Aérea,

do Rio de Janeiro (RJ)

bacg

Base Aérea de Campo Grande(MS)

 

1_gcc

1° Grupo de Comunicações e Controle, do Rio de Janeiro (RJ)

dtceacg

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (MS)

Cecomsaerr3Dprata

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brasília (DF)

 



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