Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

Antes do Voo... Tudo checado.Com certeza você já ouviu falar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Quem ainda não ouviu a expressão: “FUMAÇA… JÁ!”?

Mas aposto que você não sabe que a Esquadrilha irá se apresentar neste domingo (31/3), às 16h, no Pontão do Lago Sul, em Brasília/DF (ahaaaa, com essa vocês não contavam, rsrsrs).

 Então, será uma apresentação muito especial, pois irá marcar a despedida da aeronave T-27 do EDA, utilizada há trinta anos! Pois é, e você vai ficar de fora dessa?!!

 

 

” Ser piloto da Esquadrilha da Fumaça é a concretização de um sonho. Todo piloto da Força Aérea Brasileira se identifica muito com a Fumaça”. Essa é a definição do Capitão Aviador André Fabiano da Silva que é o piloto número três e atua na ala esquerda da formação de voo.

eda

Divulgando a Força Aérea no Brasil e o Brasil para o mundo

Mais do que uma Unidade Aérea da FAB, a Esquadrilha, com o passar dos anos, tornou-se cartão postal do nosso país. Valorização do sentimento de nacionalismo, da indústria nacional brasileira, da capacidade e competência do piloto militar, a Esquadrilha é carisma puro! E esse carisma é distribuído gratuitamente dentro e fora do Brasil.

Anjos da Guarda

São os militares responsáveis pela manutenção da mecânica dos aviões em que voam os pilotos da Fumaça (lembram do post dos especialistas? Aí estão eles…). Por isso, sua responsabilidade é enorme e tem esse apelido, são verdadeiros anjos da guarda. “Nós, os pilotos, acreditamos neles como verdadeiros anjos protetores. Confiamos muito no trabalho deles. Quando damos a partida no motor, sabemos que eles trabalharam muito antes de subirmos a bordo”, afirma o piloto André.

Como fazer parte dessa equipe

Para ser piloto do EDA, o militar deve possuir alguns requisitos: ser oficial aviador da FAB e possuir no mínimo 800 horas de voo como instrutor da Academia da Força Aérea (AFA) ou do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), também conhecido como Esquadrão Joker. Possuindo os requisitos anteriores, basta encaminhar o currículo para a Esquadrilha e aguardar resultado do processo de seleção, que acontece uma vez por ano.

Já no caso dos Anjos da Guarda, o militar deve se formar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, que fica em Guaratinguetá/SP, e em seguida ingressar na AFA. Estando lá, deve trabalhar durante três anos e, posteriormente, encaminhar o currículo para a Esquadrilha, onde os mecânicos, ou melhor, Anjos da Guarda, avaliarão as competências e farão a escolha.

Continue ligado no nosso blog e não perca esse show da Força Aérea Brasileira!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook