Main menu

Motoqueiro ou Motociclista? undecided

De acordo com o Dicionário Michaelis:

Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

 

 BATEDORES? O QUE É ISSO?

Batedores são uma equipe de motociclistas que realizam escolta de diversos tipos. Na FAB, geralmente, são utilizados 8 militares para compor o comboio - meio de transporte composto por diversos veículos ligados entre si.

O Corpo de Batedores da Força Aérea Brasileira é composto por militares da Infantaria de Aeronáutica ou Guarda e Segurança, que possuem Habilitação categoria A e que não tenham sofrido qualquer penalidade por infração no trânsito. Necessariamente, toda a equipe deve pertencer ao Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFAE), em especial, o BINFAE-BR (Brasília/DF) e o BINFAE-RJ (Rio de Janeiro/RJ), os únicos atualmente a possuírem batedores.

 

 

#ficadica O soldado pode fazer parte? Sim. surprised O soldado que fizer o estágio de Polícia da Aeronáutica poderá se candidatar para ser um batedor. Maneiro né?!?!

A FORMAÇÃO DOS BATEDORES

Para realizar o Curso de Motociclista Militar e Batedor é necessário fazer um teste em pista com cones. São 7 semanas de curso com treinamento de primeiros socorros, mecânica e legislação de trânsito voltada para a atuação. Primeiramente, os militares utilizam motos XRE 300 Honda e Harley Davidson Road King Police 1690cc. Os candidatos também aprendem técnicas de pilotagem de alta velocidade no autódromo e a parte técnica de escolta.

 

#ficadica --> Os batedores da FAB já fizeram Escolta da Copa no Brasil em 2014, na posse da Presidente Dilma no mesmo ano e na Cúpula do Mercosul. E muitas outras de menor proporção. O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica (PMA) é composto por 20 batedores, que realizam motopatrulhamento na área do COMAR, escolta de autoridade e também apresentações.

 

EM FORMA E OPERANTE:

Os Batedores se dividem em 4 "postos", realizando funções diferentes. As formações que os militares assumem para realizar os deslocamentos são:

  • PONTA DE LANÇA - Vai à frente do comboio, fechando vias e sinais de trânsito.
  • REGULADOR - Batedor que puxa o comboio, responsável pela velocidade dos demais.
  • ALA – Responsável por acompanhar a autoridade, pelas laterais do veículo.
  • CERRA FILA – Último do comboio, impede que qualquer veículo entre na formação.

 

Equipe BINFAE-BR, junto com PMDF, fuzileiros e Exército do Brasil

Equipe BINFAE-RJ

Acesse nosso Flickr e veja uma incrível seleção de fotos: https://www.flickr.com/photos/portalfab wink

Nossa aventura furiosa termina por aqui, mas estamos sempre em busca de novas ações para te deixar por dentro. Curtiu??? Quer ver mais??? Fica de olho em nosso blog e não perca nenhuma publicação. Deixem suas dicas e comentários nos seus posts favoritos. Valeu, até a próxima. tongue-out

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook