Main menu

Não é exagero dizer que a fotografia mudou a cara da FAB no meio digital. Sério mesmo. No Flickr nosso acervo soma mais de 22 milhões de visualizações. No instagram, somos 56 mil seguidores e no facebook, nossa #imagemdodia está sempre entre os posts mais curtidos, comentados e compartilhados.

Quem aí, por exemplo, não viu a foto das aviadoras Roberta e Thais na nossa fanpage? ;)

Toda essa repercussão não seria possível se não fosse por um clique, não é mesmo? Afinal, já dizia o ditado, uma imagem fala mais que mil palavras. :)  E é por isso que estamos escrevendo esse post, pra falar sobre essa arte incrível, que tanto complementa a informação, dá vida ao entretenimento e à matéria. Como funciona o uso de imagens nas nossas mídias sociais? Qual a importância da fotografia na FAB? Embarque com a gente para conhecer os bastidores desse trabalho.

Exclusividade

Bom, você já deve ter percebido que comunicação e fotografia andam lado a lado aqui na Força Aérea. Seja por meio de uma foto profissional feita pelos nossos talentosos [e operacionais] fotógrafos, ou um clique mais caseiro feito pelo elo de comunicação, mas que registra bem a importância do momento, nossas fotos são exclusivas. Além disso, elas representam, também, uma maneira de prestação de contas à sociedade. Há lugares nos quais somente a FAB pode estar presente e, por meio da imagem, nós mostramos como e por que trabalhamos naquela missão. Se liga em algumas aqui:

Recepção do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, na Base Aérea do Galeão - RJ, em 2013.Recepção do Papa para Jornada Mundial da Juventude na Base Aérea do Galeão? Bem, esse ângulo registrado por um de nossos fotógrafos, Tenente Enilton, foi exclusivo.


Apoio às famílias que sofreram com as enchentes no Espírito Santo? Nós estivemos lá pra clicar! ;)

E esse ângulo do GRIPEN na Esplanada dos Ministérios ao entardecer? Só nós tivemos esse privilégio!  Tudo isso pra registrar o que há de melhor acontecendo na FAB pra você. 

Espie por trás de nossas lentes!

Com fotos tão maneiras, é natural que estejamos na maior rede de armazenamento e compartilhamento de fotos do mundo: o Flickr. Ele é formado, principalmente, por uma comunidade apaixonada por fotografia. Gente interessada em ângulos surpreendentes, inéditos, exclusivos. Outro detalhe que torna a rede ainda mais relevante é a possibilidade de disponibilizar o EXIF data das fotos, ou seja, se você acompanha nossas imagens, vai ver que logo abaixo delas constam as configurações da câmera usada para aquele registro:

Isso é muito útil, uma vez que a rede congrega não só fotógrafos profissionais, mais também entusiastas e amadores, que estão buscando aprender mais sobre a arte da fotografia.

As fotos mais vistas do nosso Flickr de todos os tempos

Bom, já que estamos falando de Flickr, você deve estar curioso pra ver algumas das nossas fotos mais visualizadas pelos usuários da rede. Não se preocupe, separamos pra vocês a seguir:

E no instagram? 

Falar de foto sem falar de instagram não faz nem sentido. A rede está bombando e continua alavancando seguidores, principalmente no Brasil. Nossa própria conta já cresceu mais de 100% em número de seguidores em apenas 1 semestre. Isso por que lá vão parar os cliques mais tops da Força Aérea. E também os mais pontuais e relevantes, que fazem jus à proposta da rede de ser instantânea, imediata. Aliás, aproveitando a oportunidade, por que você não envia uma foto sua pra gente publicar no Insta? Anote aí: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mas tem que caprichar bastante e estar de alguma forma relacionado com a gente, ok?

Muito desse conteúdo disponibilizado no Instagram vem do nosso Flickr, já que nossos fotógrafos têm acesso exclusivo a operações e exercícios aéreos, e por isso conseguem produzir essas fotos incríveis que postamos pra vocês. Entretanto, somente isso não é suficiente. Aí entram nossos elos de comunicação social: são oficiais que trabalham com comunicação nas bases aéreas, esquadrões e diversas unidades. Eles nem sempre têm fotógrafos à disposição, mas ele tem acesso a informações exclusivas e importantes que estão acontecendo em suas unidades, certo? Por isso, por meio de aplicativo chamado Telegram, criamos uma comunidade interna para trocar conteúdo com textos e fotos interessantes. E assim é possível abastecer nosso instagram, twitter e facebook com conteúdo novo e ontime

E as matérias? O que seriam dos textos produzidos pela Agência Força Aérea não fossem pelas fotos? Dê só uma olhada nessas capas da revista Aerovisão:

 

Curti fotografia? Aqui você encontra mais curiosidade e notícias:

Imagem da FAB em lista das 25 melhores do mundo em 2014.

Selfie nos ares, veja 20 fotos de aeronaves da FAB em ação.

FAB organiza mostra com as melhores fotos publicadas no Flickr.

Flickr da FAB atinge 15 milhões de visualizações.

Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer um pouco do universo da fotografia nas lentes da FAB. O que vocês acham do trabalho dos nossos fotógrafos? Deixem um comentário aí pra eles! ;) 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook