Surpresas e novidades não faltam no desfile do Dia da Independência! Por isso, hoje, o Força Aérea Blog vai revelar algumas curiosidades sobre o desfile da FAB, coordenado pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), para que tudo fique lindo e perfeito no dia 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Vamos falar um pouco do que rolará no desfile aéreo! E também do que terá no terrestre, porém esse de um jeito diferente, expondo, em tópicos e em ordem, cada um dos grupamentos. Ficou curioso? Vem com a gente! ;)
O DESFILE AÉREO
O desfile aéreo terá participação de duas aeronaves F-5M do Esquadrão Pampa e mais outras duas aeronaves A-1 do Esquadrão Adelphi, todas atuantes na defesa do nosso espaço aéreo! Além dessas, uma aeronave C-130, nosso eterno Hércules, do Esquadrão Gordo. Dá só uma olhada nas fotos abaixo: na primeira, as aeronaves A-1 e o Hércules em missão REVO (abastecimento em voo); na segunda, os F-5! Lindos, não? ❤
Ah! Sem esquecer, é claro, da nossa Esquadrilha da Fumaça (EDA), que sozinha já faz um show a parte com suas novas aeronaves A-29 e que sempre nos emociona com suas demonstrações. Não precisamos nem comentar, neh! Maravilhosa!
Show! Veja fotos super bacanas deles no Flickr! E saiba tudo sobre eles no Facebook! Curti lá!
DESFILE TERRESTRE
O desfile terrestre é composto por homens e mulheres que dedicam suas vidas à Força Aérea Brasileira e ao Brasil.
☞ Quer saber como ingressar na FAB? Clique aqui!
Esse desfile da FAB é composto, ao todo, por 340 militares distribuídos em grupamentos: Comando de Tropa, Banda de Música, Cadetes da Academia da Força Aérea, Aeronavegantes, Feminino e Companhia Ala Santos Dumont (nossos soldados). Em seguida, a gente explica cada um deles, em tópicos e em ordem do desfile, como prometido.☟
1. Banda de Música
Começa o desfile! A Banda de Música da Base Aérea de Brasília define a cadência da marcha de toda tropa terrestre!
Ela tocará, no desfile as seguintes canções: ♪
Hino dos Aviadores |
Canção do 1° Grupo de Aviação Embarcada |
Canção do Expedicionário |
Dobrado 220 |
Canção do Especialista |
Canção Fibra de Herói |
Canção Bandeirantes do Ar |
Dobrado Batista de Melo |
Canção Infantaria do Exército |
#Curiosidade Os instrumentos da Banda no desfile: clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bumbo, caixa e pratos.
☞ Quer ser um músico da FAB? Clique aqui.
2. Grupamento de Comando da Tropa
Esse grupamento é formado pelo Estado-Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas (logo abaixo, explicaremos cada um) e nele está o Comandante de toda a tropa.
#Curiosidade O Comandante da Tropa é designado pelo Comandante do VI COMAR e é o responsável pelo treinamento, apresentação e desfile de toda a tropa. Ele deverá zelar para que todos os integrantes estejam com seus uniformes em total alinho para o desfile. Afinal, todos os militares precisam estar impecáveis!
Estado Maior
É formado logo atrás do Comandante da Tropa. É composto pelos oficiais de maior grau de hierarquia que integram a tropa. No desfile deste ano serão três Majores.
Porta Bandeira
O Porta-Bandeira será sempre um oficial subalterno ou aspirante-a-oficial (já já a gente explica a diferença de hierarquia entre os oficiais), armado com espada ou com outro armamento definido por autoridade competente. Nesse ano, um tenente aviador portará a Bandeira Nacional e um outro tenente do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON) o Estandarte do Comando da Aeronáutica.
#Curiosidade Entenda melhor como é a hierarquia dos oficiais!
Bandeiras Históricas
São as Bandeiras que simbolizam o Brasil desde a descoberta, em 1500, até 19 novembro de 1889. Dá só uma olhada nas figuras logo abaixo com as bandeiras e as posições no desfile!
Reparou? Perfeito!
3. Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA)
Esse grupamento é composto por 60 Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), muito conhecida por "Ninho das Águias", localizada em Pirassununga (SP). Os Cadetes da Aeronáutica são nossos futuros oficiais aviadores, intendentes e de infantaria e representam os líderes do amanhã. Todos desfilam com seus espadins e esbanjam garbo, elegância e marcialidade. Sabe o que é o espadim? O espadim simboliza a aspiração do cadete pelo oficialato, bem como “coragem, lealdade, honra, dever e pátria”. Assim como a espada é o símbolo do Oficial, o espadim é o símbolo do Cadete.
#Curiosidade Já ouviu falar em soldado de escol? Não?! Então a gente explica... Ser cadete é ser soldado de escol, que adestra o espírito e o corpo para o nobre ofício de servir ao Brasil, nos céus ou na terra, em atividades administrativas, operacionais e de combate.
☞ Quer ser um oficial aviador, intendente ou de infantaria? Clique aqui.
4. Grupamento de Aeronavegantes
Esse grupamento representa as Unidades Aéreas localizadas nas mais diversas regiões do país! Composto por 60 militares, todos vestidos com macacão de voo. Os aeronavegantes exercem funções específicas a bordo de aeronaves. As atividades que se destacam são de piloto, mecânico, observador e comunicações.
☞ Quer ser um especialista da FAB? Clique aqui.
5. Grupamento Feminino
Esse grupamento representa as mulheres da FAB! É composto por oficiais e graduadas de diversas áreas. Desde de 1982, elas estão na FAB! Em 1996, a AFA recebeu a primeira turma de cadetes ao curso de Intendência. Sete anos depois, em 2003, ao curso de Aviação! Elas já representam cerca de 12% de todo o efetivo.
Elas ocupam diferentes cargos, inclusive de comando! Neste ano (2015), a Ten Cel Médica Carla Lyrio Martins se tornou a primeira mulher a comandar uma Organização Militar da FAB, a Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG).
6. Companhia Ala Cerimonial Santos-Dumont
Esse grupamento, composto por 68 soldados trajando um uniforme todo diferenciado, fecha o desfile terrestre da FAB. Marcialidade, garbo e espírito altivo... É com esse sentimento que soldados selecionados representam o Comando da Aeronáutica em solenidades e formaturas especiais, compondo a guarda de honra e ala de cerimonial!
Eles já desfilaram no formato de Sabre Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira. Olha a foto do grupamento, em 2013, no desfile na Esplanada!
#Curiosidade A companhia foi criada em 2011. Todas as suas apresentações são sempre feitas com armamentos e uniformes simbólicos da FAB. Para fazer parte dela, os soldados interessados precisam realizar estágio de ordem unida. Se você não é militar, talvez não saiba o que é!! Não se preocupe, a gente explica!! Desde o início dos tempos, quando o homem se preparava para combater, ainda com armas rústicas e formações incipientes, já estava presente a Ordem Unida, padronizando procedimentos, movimentos e formas de combate, disciplinando homens. Ordem Unida é uma atividade militar, pela qual são treinados os movimentos a pé firme (cadência) e em marcha, com a finalidade de desenvolver, principalmente, a disciplina e o espírito de corpo.
E ai, gostou? Não esqueça de deixar seu comentário! Se você estiver em Brasília! Não perca! Estamos esperando você na Esplanada, às 8h45!! Mas... Se você não puder estar lá, pode assistir ao vivo por aqui!