Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

VANT AcauãVocê é engenheiro ou está cursando engenharia?  Que tal participar de grandes obras, desde a concepção de um projeto à execução da construção de um aeródromo? Gostou da ideia? O concurso para o Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) está com as inscrições abertas e contempla as seguintes modalidades:eletrônica, elétrica, mecânica, civil, telecomunicações, cartografia, metalurgia, computação e química. Neste post você fica por dentro dos detalhes dessa carreira e ainda tira as dúvidas sobre a diferença de ingresso por esse concurso ou pelo ITA.

 

Quero fazer o concurso do EAOEAR. E agora?

Bom, o primeiro passo é saber que existe toda uma estrutura e cuidados por trás dos nossos concursos e, por isso, é muito importante não deixar de ler e checar todos os requisitos no edital, certo? Pra esse concurso você pode acessar o edital aqui. No blog, você tem uma noção geral do concurso e já descobre se tem um pouco do perfil que nós buscamos na Força Aérea Brasileira.

Mas por que “Estágio de Adaptação”?

Boa pergunta. Estágio, na verdade, refere-se ao processo de imersão na cultura da caserna que você passará depois de ter sido aprovado em todas as concentrações do concurso. Ou seja, só participam do estágio aqueles que passarem na prova escrita, inspeção de saúde, teste psicológico e psicotécnico e teste físico. Mais detalhes no edital (de novo) rs!

O estágio dura cerca de 17 semanas (pouco mais de 4 meses) e a escola onde ele é realizado é essa aqui:

instalacao3

instalacao

O CIAAR, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), fica em Belo Horizonte e é o local onde são formados os Oficiais Engenheiros e também aqueles pertencentes a outros Quadros, como o dos Oficiais Médicos, Odontólogos, Farmacêuticos e também o dos Oficiais Temporários e Capelães.

Rumo ao Oficialato

O Engenheiro formado no EAOEAR sai da escola como Primeiro Tenente e a carreira vai até Major Brigadeiro, que é o segundo maior posto dos militares da ativa. Os candidatos que concluírem o Estágio no CIAAR com aproveitamento irão compor o Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (QOENG).

E se eu quiser ingressar no ITA?

O ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica é pelo vestibular. As graduações oferecidas são em seis especialidades de engenharia: aeronáutica, civil, computação, mecânica, eletrônica e aeroespacial. A graduação dura 5 anos, sendo que os dois primeiros constituem o curso fundamental, comum a todas as especialidades.

Separamos algumas fotos pra vocês:

Engenharia da Computação

Engenharia da Computação

 Engenharia Elétrica

Montagem de experimento

Engenharia Aeronáutica

Ensaio destrutivo

Engenharia Aeroespacial

Desenvolvimento de motor foguete

Engenharia Civil
Laboratório de infraestrutura

Engenharia Química

Engenharia Química

Militar x Civil

No ITA todos os alunos são matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAer-SJ). Ao final do primeiro ano, são declarados Aspirantes-a-Oficial da reserva da Aeronáutica. No segundo ano, o aluno civil poderá optar pela carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, (QOENG). E ao terminar a graduação será Primeiro Tenente, sendo que, assim como o EAOEAR, a ascensão máxima é ao posto de Major Brigadeiro, pois as duas formas de ingresso (pelo EAOEAR ou pelo ITA) fazem parte do mesmo Quadro.

Dúvidas tiradas? Contem pra gente nos comentários para qual concurso vocês estão se preparando e fiquem ligados, pois tem post novo no forno sobre as formas de ingresso em outras áreas…

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook