Main menu

“Conheci a Turma do Fabinho quando tinha 5 anos. Tinha acabado de aprender a ler e pouco conseguia escrever. Mas já sabia o que era um Tucano... E quem foi Alberto Santos Dumont - aprendi um pouco de sua história com meu pai, que era Sargento da Força Aérea. O restante das informações vieram com o “Uma viagem no Tempo” e o “Escola de Heróis”, meus primeiros gibis”. O personagem dessa história representa de fato a realidade de centenas de meninas e meninos que tiveram o primeiro contato com a FAB por meio desses quadrinhos. E o post de hoje é sobre eles... É pra eles! laughing Conheça conosco esses personagens, que cresceram, evoluíram e agora inauguram uma nova fase - mais moderna, tecnológica, acessível e eficiente no contato com o público infantil! Reunimos todos os detalhes da Turma do Fabinho e um conteúdo inédito que você só verá por aqui! Olha só! wink

Primeiros traços...

Os primeiros traços da Turma do Fabinho surgiram em 2010, enquanto estratégia adotada pela FAB para conversar com um público até então distante da Instituição, o público infanto-juvenil, em sua maioria, já encantado com a aviação, mas que possuía pouco conteúdo próprio para a sua idade, com a sua linguagem. O desafio ficou por conta do Setor de Publicidade e Propaganda da Força Aérea, uma das seções do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), em Brasília.

Complexo, o projeto passou por diversos profissionais da Unidade, foi discutido por vários setores e trabalhado com bastante cuidado antes de ser lançado. O "pai" dos personagens, no entanto, é o Sargento Desenhista Jobson Augusto. Na época, ainda no CECOMSAER, Jobson recebeu a missão de desenvolver os personagens pensando na melhor maneira das crianças receberem e compreenderem as histórias. E foi no papel que eles ganharam forma! "Nosso maior desafio foi desenvolver um desenho exclusivo e original, completamente diferente do que existia no mercado. Assim, as crianças poderiam reconhecê-los e identificá-los sem qualquer dificuldade", explica Jobson.

 

"Tínhamos, desde o início, uma preocupação em deixar os militares da Força Aérea bem representados. Criar personagens que agregassem todos os segmentos, a diversidade da FAB foi sempre nossa proposta"

 

  "Encarar a tela em branco foi sempre muito difícil. Estudamos e pesquisamos muito para criar histórias e narrativas adaptadas para crianças. Tanto que até os nomes dos personagens foram bem pensados: simples e curtos para serem gravados com facilidade"

 

Nasce a edição número 1!!!

O Projeto original previa: "A base da concepção da turma é a de que esses personagens refletem o mundo fantástico. Neste mundo, tanto é possível uma criança ser um aviador, um infante, um engenheiro, um astronauta, como é possível um cachorro falar. Assim, a liberdade de criação e de interação dos personagens, tanto com seres fantásticos quanto com seres reais, é ilimitada". Essa premissa seguiu toda a construção das aventuras da Turma. Segundo Jobson, a história era sempre imaginária e fantástica, mas mesclada com momentos e fatos importantes para a FAB, reais! "Assim conseguíamos entreter e divertir as crianças, mas também ensinar e informar".

Nascia então Fabinho, Fabiana, Fumacinha, Mei, Bia, Engenhoso, Geninho, Valente, Tucano e Vovô Alberto - todos com características complexas e cheios da curiosidade e da imaginação características de seu próprio público para descobrir cada detalhe da história da FAB! Daí ficou fácil se apaixonar por eles. laughing

A primeira aventura da "Turma do Fabinho", lançada no aniversário de 40 anos do CECOMSAER, foi inspirada no trabalho de ajuda humanitária realizado no Haiti, após o terremoto que devastou a capital Porto Príncipe. O lançamento oficial contou com crianças que interpretaram os personagens da turminha.

Com enredos bem definidos, ganharam histórias e vida próprias. Olha só como foram apresentados na revistinha a seguir, de 2011, Uma viagem no Tempo:

 

Poderes Especiais e Literatura de Cordel

Ainda em 2011, mais um quadrinho foi produzido, o “Escolas de Heróis”, edição em que a Turma conhece as Escolas de formação da FAB. E descobre que os militares da Aeronáutica precisam estudar muito para passar por elas. Além de ter super-poderes, claro. tongue-out

Em 2012, Fabinho e companhia ganhou edição especial nos 100 Anos do Campo dos Afonsos - berço da aviação nacional - em mais uma viagem pelo tempo e pela história. Nessa edição, a diagramação foi diferente e a revistinha também virava um mega pôster da Turma.

Com o tempo eles também apareceram em campanhas publicitárias, datas comemorativas ou momentos importantes da FAB, como o Natal, 7 de Setembro e na Operação CRUZEX. "A história da CRUZEX explica bem nosso cuidado em adaptar e incluir a Turma do Fabinho a todas as realidades. Como a Operação aconteceria em Natal, no Rio Grande do Norte, optamos por valorizar a cultura local e criamos uma história em Cordel", explica o Sargento Jobson.

 

 

 

Fabinho 2.0

Lembra que falamos que a Turma do Fabinho entra agora em nova fase? Pois é... E são muitas as novidades! Para começar, os personagens foram reformulados. Preste atenção nos traços e compare-os com a imagem aí de cima. Se você também gosta de desenho, vai logo notar: mais clean, mais moderno, definido. wink Dessa vez, a reformulação da Turma veio das mãos e da cabeça de outro desenhista, Maclaudio Gomes Pereira, o Cabo M. Gomes. E ele soube muito bem dar continuidade ao trabalho original, aperfeiçoar as ideias do criador...

Além do novo traço, o Tucano, o avião dessa trupe, passou por uma evolução – tipo um Pokemon tongue-out – e virou o moderno Tuca, agora com as cores das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.

  E outros personagens foram também criados. Conheça agora o Engenhoso e o Engrenado!

 

Um espaço só seu!!!

A maior novidade, porém, é outra: a Turma do Fabinho ganhou casa permanente no Portal Oficial da FAB!!! O Espaço infantil já está no ar! Nele, as crianças encontrarão o perfil de todos os personagens e material para download - para colorir, montar, colecionar!

 

Além de tudo isso, há ainda o primeiro vídeo original da Turma do Fabinho!!! O musical, seguindo as tendências dos maiores sucessos do cinema, da TV e de canais de mídias sociais como o YouTube, transforma e anima os personagens, tudo em 3D. Suba o volume e confira:smile

O vídeo foi desenvolvido pelo Sargento Ednaldo da Silva. O animador da FAB modelou todos os detalhes dos personagens, da pintura, dos movimentos, da iluminação, dos cenários. O arranjo musical ficou por conta do Sargento Músico Rezende, que colocou as filhas no vocal.laughing

Outra novidade? O primeiro áudio-book das Forças Armadas! cool Voltado para as crianças mais novas, é ideal para a hora da historinha, pouco antes de dormir.wink

 

Futuro

Para criar a página, a equipe da FAB pesquisou sites e estudou espaços infantis de diversas empresas e instituições no país. Por isso, a ideia é ainda evoluir. Nos planos, novas revistinhas – quem sabe um especial Olimpíadas? –, novos audiobooks e um site cada vez mais interativo e com novas opções para o público infantil. A palavra-chave é IN-TE-RA-TI-VI-DA-DE!!! Por isso, procure entrar na página com frequência! #FicaDica

 

Campanha

Para marcar ainda mais a data, a Força Aérea Brasileira criou uma campanha especial e precisa da sua participação! No Dia das Crianças, mostre que seu filho conhece a #FAB na ponta da língua! surprised

Ensine o seu filho a cantar um trechinho do Hino do Aviador ou o Hino do Especialista, grave um vídeo com ele cantando no seu celular e participe da campanha! Aí é só enviar pra gente por WhatsApp para concorrer. Super fácil né? Então, já pensou?

A Comissão Avaliadora do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica vai selecionar dois vídeos diferentes, que serão publicados em nossas mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter). E como prêmio, as duas crianças vencedoras irão ganhar esse kit aí do lado.

O regulamento completo da Campanha você confere em www.fab.mil.br/turmadofabinho. Não deixe de participar! O prazo limite de envio dos vídeos é até às 23h do dia 12 de outubro de 2015.

É isso galera!! Agora, leia as historinhas da Turma do Fabinho e aproveite o espaço infantil do Portal!! Só uma dica: a versão impressa das revistinhas são normalmente disponibilizadas em eventos da FAB, como os Portões Abertos. Procure o seu na próxima visita! wink Até mais, gente! Voltem sempre!

Fique agora com a ficha completa dos novos personagens:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook