Main menu

O #TOP5 do Força Aérea Blog está de volta! A primeira edição, você viu, foi o “5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Força Aérea”. Se não, é só clicar aqui! wink Hoje, a proposta é a mesma. E, dessa vez, com um assunto de interesse de grande parte da população brasileira: concursos públicos! tongue-out Pois é, deixamos dicas básicas pra você que pretende seguir carreira militar na Força Aérea Brasileira (FAB)!! E aquele velho slogan dos cursinhos preparatórios também cabe aqui: "confira nossas dicas e saia na frente"! smile  Esse é para salvar no computador, enviar pra galera por whatsapp, compartilhar no facebook ou imprimir e colar na parede do quarto. Olha só!  

 

1. Antes de mais nada, conheça a Força Aérea!

Isso mesmo. Você vai facilitar muito a sua vida e o processo será bem mais suave caso procure informações básicas sobre a Força Aérea Brasileira antes de realizar a inscrição. Essa dica vai principalmente para quem tem pouco ou nenhum contato com o militarismo. E esses candidatos são os mais comuns!

Então, acompanhe o portal oficial e as mídias sociais da FAB. Se você está lendo este post já é um bom começo! tongue-out Mas explore mesmo! Leia as perguntas mais frequentes, dê uma olhada nas unidades mais próximas de você, confira as características de cada quadro e as formas de ingresso. Outra coisa: vídeos sobre o dia a dia da sua área!

Claro, você não vai conseguir ter todas as informações e a vida na caserna ainda será uma surpresa, mesmo para quem tem militares na família. Aliás, vale muito a pena conversar com militares conhecidos, até mesmo de outras Forças. Eles podem ajudar a entender o processo, os cursos e o trabalho diário na Aeronáutica.

2. Leia o edital completo

Parece óbvio, mas é muito comum recebermos questionamentos sobre informações já contidas no edital. Vagas, datas (de olho no calendário de eventos. Sempre!), locais de realização das provas, limite de idade, teste físico... tudo o que você precisa saber está lá! Então, adote-o como norte! Bateu uma dúvida, corre pra ele! Se mesmo assim você ainda não conseguir achar o que procura – acontece laughing – as escolas de formação da FAB estão disponíveis para atendê-lo. #FicaDica Alguns editais trazem a bibliografia. Leia-a completamente. Qualquer assunto dos livros contidos nela pode cair. \o/

3. Comece a treinar para o teste físico ainda antes de fazer a prova escrita

Muitos dos candidatos se preocupam apenas com os estudos e esquecem que precisam realizar o teste físico, parte fundamental e em alguns processos ELIMINATÓRIA. Por isso, alie as duas etapas! Tomada a decisão de fazer o processo seletivo, elabore um roteiro que contenha treinos frequentes. Especialmente se você passou os últimos anos de forma sedentária – cuidado com o IMC! undecided Dá tempo, sim, de adotar um novo estilo de vida e ainda ser aprovado. É só se organizar! Pode até ser uma das melhores conquistas pessoais que você vai alcançar nesse processo... wink

4. Faça questões de provas anteriores

Essa é uma dica que está presente em 10 de 10 listas de concursos. tongue-out Isso também vale para os exames de admissão militares! As provas anteriores são disponibilizadas no site da Escola organizadora da seleção. Os contatos estão todos aí:

- Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Telefone: (31) 4009-5000/5002 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: www.ciaar.com.br/concursos Endereço: Av. Santa Rosa, 10. Pampulha. Belo Horizonte - MG. 31270-750.

- Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Telefone: (12) 2131-7584/7585 Site: www.concursos.eear.aer.mil.br Endereço: Av. Brig. Adhemar Lírio, s/n°. Pedregulho. Guaratinguetá - SP. 12510-020.

- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) - Telefone: (32) 3339-4050/3339-4051 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: www.concursos.epcar.aer.mil.br Endereço: Rua Santos-Dumont, 149. São José. Barbacena – MG. 36200-000.

- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - Telefone: (12) 3947-5932/3947-5813 Site: www.ita.br Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50. Vila das Acácias. São José dos Campos – SP. 12228-900.

5. Habitue-se às siglas

FAB, CIAAR, RCONT, DECEA, GAv... O meio militar é cheio de siglas, mas não se preocupe, você pega o jeito com o tempo.wink Se conseguir gravar algumas, especialmente as contidas no edital, melhor.  Ah! Fique de olho nas ICAs, as Instruções do Comando da Aeronáutica, principalmente a 160-6, que trata da Inspeção de Saúde. Sabe aquela dúvida sobre tatuagens, altura, problemas de vista, desvio na coluna? É com ela mesmo!

Outras ICAs importantes:

- Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas (NSCA 38-13) - sobre o famoso teste psicológico

- Aplicação do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico para Exames de Admissão e de Seleção do Comando da Aeronáutica (ICA Teste físico 54-2)

#FiqueLigado Não deixe de conferir essas ICAs. Elas são fundamentais para você entender quais características podem impedi-lo de seguir carreira militar e, assim, evitar horas de estudos, treinamentos e expectativas gastos sem necessidade.

#SuperDica Cuide bem da saúde!! A boa saúde é característica fundamental do bom militar. E, claro, vai muito além do processo seletivo! laughing 

Durante todo ano, a FAB realiza processos seletivos. wink A maioria desses processos é realizada por meio de exame de admissão, para seguir carreira. A outra parte é por análise curricular, porém, temporário (até 8 anos). laughing Conheça as formas de ingresso - http://www.fab.mil.br/ingresso

#NãoEsqueça Em todas as fases os candidatos precisam levar sua carteira de identidade. 

Isso é tudo por hoje!! E aí, curtiu? Já passou por algum exame de admissão e quer compartilhar com a gente a sua experiência? É só deixar um comentário aqui embaixo!! Estaremos esperando! E até a próxima! wink

Não deixe de acompanhar as atualizações de nossas mídias. Essa é a melhor maneira de você ficar sabendo do lançamento de novos editais! laughing Por falar em mídia (rs..), veja os posts do Força Aérea Blog que explica direitinho como ingressar na FAB. Clique aqui para Formas de Ingresso 1 e aqui para Formas de Ingresso 2 tongue-out

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook