Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

Piloto andandoTiradentes, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Alberto Santos Dumont. O que eles têm em comum? A dedicação de toda uma vida na luta por ideais que transformaram o país, o mundo! Alguns deles sacrificaram a própria vida… E por que não chamá-los, então, de “heróis”?

Pois é… pode até parecer demagogia, mesmo assim vou perguntar: onde estão os nossos heróis de hoje? Bombeiros, policiais, militares… Todos estes e muitos outros dedicam suas vidas, abdicam de suas famílias para salvar, combater, ajudar, proteger… Mas existem outros, que treinam e agem incólumes e no silêncio, isolados pela extrema altitude que nos separa deles, para que você possa se sentir seguro dentro da sua casa, dentro do seu país. Este post vai pra vocês, pilotos de caça!!!

A batalha deles começou no dia 22 de abril de 1945, quando o 1° Grupo de Aviação de Caça da FAB, que participou da Segunda Guerra Mundial sob o comando dos Aliados para combater o nazismo, realizou 11 missões num único dia!!!!! Eram apenas 19 pilotos que voavam duas, até três vezes por dia, em um intervalo de poucas horas. Imaginem vocês que a cada missão de duas horas, um piloto podia perder até dois quilos. Desgastados, cansados, mas cheios de ideal, enfrentavam a morte a cada instante… Onde nossos pais e avós estavam neste momento???? Não sabemos… mas com certeza estavam seguros!!!!!

 

Em função disso, nossos colegas da Agência Força Aérea, aqui mesmo do CECOMSAER, planejaram realizar uma homenagem para esses homens, ou melhor… para eles, antigos heróis, que fizeram a diferença no seu tempo, quando a necessidade falou mais alto.

Foto original em Pisa, na Itália.

Foto original em Pisa, na Itália.

Será que de 1945 pra cá algo mudou? Nossos pilotos de caça, nossos heróis continuam prontos para defender nosso lar a qualquer momento, dispostos ao mesmo sacrifício!!!

Como ia dizendo, na edição trimestral de abril/maio/junho da Aerovisão, nossos colegas da Agência Força Aérea realizaram um ensaio fotográfico para reviver o 22 de abril de 1945, que acabou imortalizando o 22 de abril como o “Dia da Aviação de Caça”.

“Conhecer a história desses guerreiros brasileiros é um estímulo para aqueles que trabalham hoje na FAB. A participação na guerra foi o embrião da atual Força Aérea”. Fica aqui a declaração do Tenente William, da Agência Força Aérea.

E aí, curtiu????? Então confere como era o avião em que eles voavam na Segunda Guerra Mundial, o P – 47 Thunderbolt:

Comprimento: 11 metros

Altura: 4,3 metros

Envergadura: 12,4 metros

Velocidade máxima: 704 km/h

Alcance: 1.488 km

Peso vazio: 4.491 kg

Armamento: 8 metralhadoras Browning .50”, 2 bombas de 453 kg e 6 foguetes de 127mm, nas asas. Uma bomba de 226 kg sob a fuselagem.

Militares municiando uma aeronave durante a Segunda Guerra Mundial

Militares brasileiros municiando uma aeronave durante a Segunda Guerra Mundial

P-47 após colisão

P-47 após colisão

Aproveita e dá uma olhada na Aerovisão, na qual fizemos a homenagem. Basta acessar o link a seguir: http://issuu.com/portalfab/docs/aerovisao236

Quer mais?!?!?! Tá bom, aí vai o link com o vídeo da comemoração do Dia da Aviação de Caça, realizado no ano passado, na Base Aérea de Santa Cruz:

Vamos ficando por aqui. Porém, fique “arisco“… No próximo post vamos falar dos bastidores da produção da histórica foto que falamos há pouco… aguardem!!!!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook