Main menu

Chegamos ao fim de mais um ano. E que ano!! Foram muitos voos e decolagens, realizações na área espacial, na segurança de voo, reaparelhamentos, Busca e Resgate, Defesa Aérea e treinamentos. Muitos treinamentos! Confira agora algumas dessas realizações de 2015! É muito importante que você veja como a Força Aérea está atuando, afinal, isso é do interesse de todos os cidadãos, não? Nosso muito obrigado pela companhia até aqui! Foi um ano bem importante para o Força Aérea Blog também. Mas isso tudo e mais um pouco você vê aí no texto! Aproveite e divida com a gente esse clima de celebração. Novo ano chegando, galera, feliz 2016!!

 

#FABaeroespacial 2015 foi o ano marcado pelos esforços de vários setores e instituições para os preparativos do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), previsto para o segundo semestre de 2016. Este é o principal projeto da área espacial em andamento. O equipamento vai atender as demandas de comunicações no âmbito do Ministério da Defesa e ao Plano Nacional de Banda Larga do Ministério das Comunicações.

#FABsegurançadevoo Em 2015 o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) seguiu com a missão de promover a prevenção de ocorrências aeronáuticas, por meio de investigação, segurança de voo, cursos, análises de dados, emissão de recomendação... Durante o ano foram inúmeras ações de norte a sul do País com a realização de seminários, estágios de padronização e simpósios!

O “Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira”, divulgado em 2015 pelo CENIPA, mostra que foram registradas 1.695 ocorrências aeronáuticas em 10 anos (2005 a 2014). A divulgação do relatório faz parte de uma das iniciativas do CENIPA para promover a transparência na aérea de investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas. Em 2015, a unidade aderiu ao sistema de dados abertos, onde o usuário pode pesquisar detalhes das ocorrências aeronáuticas da última década. As informações podem ser utilizadas para gerenciar a prevenção nas empresas aéreas, embasar estudos científicos ou esclarecer as dúvidas dos usuários do transporte aéreo. Para ter acesso aos documentos, basta clicar no link.

#EsquadrãoDeDemonstraçãoAérea 2015 foi o ano em que o céu voltou a ser palco, novamente, das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Dois anos de diversos treinamentos e da efetivação de várias atividades relacionadas à implantação operacional e logística foram suficientes para a Fumaça abrilhantar o ano de 2015 com sua demonstração aérea em um novo avião: o A-29 Super Tucano. A equipe já se apresentou em quinze locais diferentes nos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas e no Distrito Federal, em Brasília. E vem muito mais em 2016!

#FABsocial 2015 também foi o ano da solidariedade e operacionalidade. Entre Ações Cívico-Sociais (ACISO), transporte de órgãos, resgates, traslado de pacientes com suspeita de ebola e a ajuda ao combate ao incêndio na Chapada Diamantina na Bahia, a Força Aérea Brasileira atuou diretamente em favor da sociedade brasileira.

Cerca de 600 mil pessoas participaram dos "Portões Abertos" da Força Aérea Brasileira (FAB) este ano. Os eventos ocorreram de julho a novembro em organizações militares em todas as regiões do Brasil, sendo que a maioria foi realizada em outubro, mês em que é celebrado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Esses eventos também arrecadaram cerca de 40 toneladas de alimentos não perecíveis e as doações foram distribuídas para entidades assistenciais

#FABgestão 2015 foi também o ano em que a Força Aérea recebeu um novo Comandante, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. E sua meta maior? Eficiência! O Comando da Aeronáutica assumiu o compromisso de reestruturar a organização, concentrar atividades administrativas e aperfeiçoar a eficiência da Força, por meio de medidas relacionadas à gestão. Algumas delas: a implementação de um sistema de TI voltado para o cadastro de fornecedores, o CADTEC, a negociação para montar uma Parceria Público-Privada (PPP) para manutenção de aeronaves e a criação de unidades voltadas para congregar atividades administrativas, os grupamentos de apoio. Clique na imagem abaixo ou nos links deste parágrafo para entender bem mais esse assunto!laughing

#FABreaparelhamento E foi em 2015 que a Aeronáutica focou no preparo do efetivo e na qualidade dos equipamentos para o cumprimento de suas missões. Acompanhar a constante evolução tecnológica, atualizar e substituir! Daí vieram:

KC-390 - futura espinha dorsal da aviação de transporte da FAB, maior avião já desenvolvido no Brasil, com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga. Seu protótipo realizou o primeiro voo em fevereiro e deverá cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca, reabastecimento em voo e combate a incêndios.

GEIV – No dia 8 de julho teve início a integração do sistema do Projeto I-X, que prevê o desenvolvimento das aeronaves de inspeção em voo. Um dos jatos executivo Embraer Legacy 500 passou a ser transformado na nova aeronave-laboratório da FAB.

O projeto objetiva o desenvolvimento e aquisição de seis aeronaves para substituir a atual frota do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A primeira delas será entregue em maio de 2016 e a última em novembro de 2017.

GRIPEN NG - No dia 29 de julho, Brasil e Suécia chegaram a um acordo para assinatura do contrato de financiamento do projeto Gripen NG. O documento seguiu os trâmites legais para aprovação final no Senado Federal, que aconteceu no dia 5 de agosto. Por unanimidade, o senado decidiu pela contratação de operação de crédito de financiamento para aquisição de 36 caças Gripen NG, que atenderão às necessidades operacionais da FAB nos próximos 30 anos.

Em junho, mais de 10 mil brasileiros conheceram um pouco mais sobre o avião que vai renovar a Aviação de Caça da FAB. Uma maquete do Gripen NG foi exposta na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

P-95 BANDEIRULHA – No dia 15 de setembro, a FAB recebeu o primeiro P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) modernizado. A aeronave é empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC). Em outubro, o esquadrão Rumba (1º/5º GAV), sediado em Natal (RN), também recebeu uma aeronave modernizada. No total, a FAB terá oito unidades atualizadas.

H-36 CARACAL - No início de dezembro, a FAB teve a confirmação do recebimento do primeiro helicóptero H-36 Caracal da versão operacional. Foi assinado um termo aditivo ao contrato de aquisição de helicópteros de médio porte com o consórcio Airbus Helicopters/Helibras. Ao todo, o contrato prevê a entrega de 50 unidades para as três Forças Armadas.

Sobre esses e muitos outros assuntos que marcaram 2015, a Agência Força Aérea está preparando uma série especial de matérias! Acompanhe a Retrospectiva 2015 completa a partir do próximo dia 22 de dezembro! Vale muito a pena conferir! wink

Esse post conclui o ano aqui no Força Aérea Blog. Também foi um período incrível para a gente! Mudamos a plataforma, melhoramos o conteúdo e passamos dos 100.000 acessos, valor 500% maior que em 2014!surprised E em 2016 voltamos com tudo, cheios de novidades e um material exclusivo para vocês que nos acompanham! Volte sempre! Esse espaço também é de vocês!laughing

Nossos desejos são os mesmos de sempre: um Feliz Natal com a família e os amigos e um 2016 fantástico, de sonhos realizados, planos concretizados e muita alegria! Muitos bons voos pra vocês! Até o ano que vem, pessoal. Voltamos atualizações por aqui no dia 08 de janeiro. Por enquanto, nossas outras mídias não param! Continue conosco no portal da FAB e nas redes sociais - FaceInsta e Twitter. Até lá! Fique agora com a mensagem do nosso Comandante, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook