Main menu

animal-possui-problemas-apesar-cativeiro_ACRIMA20121218_0013_15

Onça resgatada pela FAB em parceria com o IBAMA

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, selecionamos pra vocês algumas iniciativas sustentáveis praticadas em unidades da FAB. Mas antes, que tal entendermos por que esta data ganhou proporção e reconhecimento mundial?

 O dia da Terra foi instituído há cerca de 40 anos em decorrência de um vazamento de óleo que aconteceu em 1969 na Califórnia. Apesar de ter surgido nos Estados Unidos, a data fundada pelo senador americano Gaylord Nelson ganharia notoriedade já em 1972, quando foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo. Nessa conferência foi discutida a magnitude dos problemas ambientais e a tomada de decisão para criação das políticas necessárias para erradicá-los.

Dentre outros importantes eventos que fazem referência ao tema, a data definitiva ganharia força em 2009, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) criou oficialmente o Dia Internacional da Terra.

Bom, depois dessa breve aula, vale a pena conferirmos um pouco do que a Força Aérea tem feito em prol do nosso planeta. Muito ainda tem que ser feito, mas sabem aquela história de cada um fazer a sua parte pra que a iniciativa cresça e se transforme em algo maior?

Então, NÓS também pensamos assim! Vamos dar um passeio por algumas iniciativas de sucesso… Vem com a gente!!!

Cases de sucesso:

Base Aérea de Anápolis (BAAN):

221112_SLO_5441(c)Silva Lopes

Em Goiás, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), temos o Projeto Controle de Erosões e Reflorestamento com espécies Nativas e Exóticas (CERNE). Inédito no país, a iniciativa faz nascer na área revitalizada da Base o pequi, o jatobá e o buriti, entre outras espécies do Cerrado. O CERNE é apenas um exemplo do conceito de sustentabilidade posto em prática na unidade militar. Na mata nativa ainda intocada na área da Base há treze mananciais. De uma dessas fontes é retirada a água para o consumo dos militares. Saiba mais sobre esse projeto (Aerovisão – pg 18 – 23)

Campo de Provas Brigadeiro Veloso – Cachimbo (PA):

ANtena do SIVAM

No Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, uma área de 22 mil quilômetros quadrados de extensão (equivalente ao estado de Sergipe) continua praticamente intacta graças à iniciativa dos militares da FAB que lá atuam e protegem a área. Veja detalhes na reportagem completa da FAB TV.

Busca e resgate:

E por último, fiquem com duas incríveis histórias de dois resgates de onça realizados pela Força Aérea Brasileira em parceria com o IBAMA:

amazonasss

O macho de 2 anos e meio que estava sendo transportado na foto acima vinha sendo criado em cativeiro desde que era filhote em Jutaí, a 749 km de Manaus. O IBAMA foi acionado para removê-lo, já que seu crescimento representava risco para o animal e para o morador que o mantinha em casa.  A FAB foi acionada para fazer o transporte com agilidade e segurança. Veja a matéria na íntegra.

onca4

Nessa outra imagem, uma onça fêmea de cerca de 5 meses de idade que também estava aos cuidados no IBAMA, em Guarantã do Norte (MT) foi transportada pela FAB para passar por reabilitação e depois retornar ao seu habitat. Leia a matéria.

O que vocês acharam dessas iniciativas? Comentem quais vocês já tinham ouvido falar. Até a próxima!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook