Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

Sabe aqueles enormes aviões militares que você só vê quando perto de uma Base Aérea ou em eventos promovidos pela Força Aérea Brasileira durante o ano? Sabe como eles são ? De que missões participam?

Pra começo de conversa, esses “monstros” são da #AviaçãoDeTransporte. Mas os termos “transportar” e “apoio logístico” não traduzem muito bem a sua importância, não é? #AnotaAí – lançamento de paraquedistas em áreas inimigas, Antártida, suporte para comunidades em áreas isoladas do Brasil, urnas eletrônicas, peacekeepers no Haiti. No post de hoje, conheça mais sobre essa aviação e, principalmente, sobre a mais nova e impressionante aeronave brasileira: o KC-390. Olha só!

Aniversário CANSexta-feira (12/06) foi Dia da Aviação de Transporte e aniversário do Correio Aéreo Nacional. Já falamos sobre a data aqui mesmo no blog. Lá tem o histórico do CAN, a formação do piloto dessa aviação e como é o seu dia a dia. E você também pode encontrar mais informações em nosso portal (http://migre.me/qld4q). Mas não custa lembrar um pouco:

Atualmente, a Aviação de Transporte da FAB é equipada com os modelos C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-35 Learjet. Suas Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Ou seja, o país inteiro é suportado por essas Unidades.

Desses aí, sete são Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), subordinados aos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), e seis são integrantes da Quinta Força Aérea (V FAE).

Lembra da questão do “apoio”? Pois é… na última década, a V FAE tem se destacado em realizar treinamentos onde as aeronaves de transporte têm um papel muito mais estratégico. É o caso da última edição da CRUZEX, em 2013, (Dá uma olhada no vídeo abaixo) e do exercício Mapple Flag, realizado no Canadá em 2012.

Você já viu alguma das nossas missões? Sabe como fazemos esse trabalho? Não?!?! Então dê uma olhada abaixo nas principais notícias da Agência Força Aérea:

http://migre.me/qlNnd

http://migre.me/qlNPh

Outro vídeo legal pra você entender o trabalho da Aviação de Transporte é o do Esquadrão Arara – Amazônia: Paraíso dos Araras -, que mostra imagens da sua atuação na região norte do país:

 

O mais novo gigante!

O centro das atenções para quem curte a Aviação de Transporte e a Indústria de Defesa Nacional está no KC-390. Os Projetos KC-X e KC-X2 têm por objetivo o desenvolvimento de aeronaves de transporte militar e reabastecimento em voo, para substituição dos C-130 Hércules da FAB, fabricados na década de setenta, que, devido ao seu envelhecimento de sua estrutura e à dificuldade de aquisição de suprimentos, apresentam baixa disponibilidade e alto custo de operação.

A aeronave KC-390 será capaz de operar em pistas não pavimentadas, em qualquer local do planeta, como a Antártida, a Amazônia ou o Pantanal. Seus sistemas de autodefesa a tornarão menos suscetível a ameaças em ambiente hostil. Deve constituir-se em uma das mais importantes ferramentas da FAB para o cumprimento de sua missão constitucional.

Argentina, Portugal e República Tcheca entraram nessa com a gente e são parceiros no desenvolvimento e fabricação de parte da estrutura da aeronave.


 

 

 

foto rollout_divulgada_8Além das missões especificamente militares, o KC-390 permitirá promover melhor apoio às comunidades atingidas por calamidades públicas no território nacional, como enchentes, desabamentos, incêndios; ajuda humanitária internacional, a países necessitados ou que sofreram calamidades públicas; material, mantimentos e transporte de pessoal para a manutenção das ações do Estado Brasileiro em regiões carentes; e apoio aos pelotões de fronteira, às reservas indígenas e às localidades de difícil acesso na região amazônica.

O KC vai ainda transportar material e pessoal dos diversos órgãos do Estado Brasileiro para a realização de missões de rotina, inspeções, vistorias, operações, monitoramento e projetos.

O desenvolvimento dessa aeronave posicionará o Brasil como protagonista entre os produtores de equipamentos de defesa no mundo, além de possibilitar exportações de um produto de alto valor agregado.

Você pode conferir outras fotos do KC-390 no Flickr da FAB.

transporte_can_2


Fizemos uma seleção para você, com os melhores vídeos do Youtube:

http://migre.me/qlM1F

http://migre.me/qlM5G

http://migre.me/qlMax

http://migre.me/qlNVp

Primeira mulher militar load master

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAv) formou a primeira load master (mestre de carga) da Aviação de Transporte de Tropa, a Terceiro-Sargento Luana Eiterer. Até então, essa função era executada apenas por homens. Na próxima edição do NOTAER teremos uma matéria completa sobre a primeira load master. Confira em: http://migre.me/qlTlF


Nosso post acaba por aqui, mas fique de olho, que no próximo mês o destaque vai para o projeto de modernização do E-99, aeronave capaz de atuar nas missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de aeronaves de caça, controle de interceptação e vigilância de fronteiras. Ficou interessado? Fique ligado aqui no Blog. E não deixe de compartilhar, comentar e curtir nossas publicações. Voe com a gente! ;)

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook