Main menu

7113627899_abde138e17Você que é médico, dentista ou farmacêutico, já pensou em ingressar na Força Aérea Brasileira?  Os nossos anjos-doutores tem uma maneira peculiar, toda especial de salvar vidas, eles participam de operações militares, trabalham em hospitais de campanha e até mesmo em balsas!!! Viajam para vários lugares do país onde  alguém esteja precisando de ajuda.

E aí, animou? Pois é, este post vai pra vocês médicos, dentistas e farmacêuticos. Aqui vamos tirar algumas dúvidas sobre o concurso e mostrar um pouco dessa rotina tão especial. Vamos lá?

 

O que é o Estágio de Adaptação?

Depois de aprovado nos exames escrito, médico, físico e psicológico, o candidato vai fazer o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Ele dura 17 semanas e você vai aprender a ser militar. Antes de começar o curso você vai passar por este portão aqui:

portao_armas

E depois de aprovado? 

O estagiário, se aprovado, será declarado primeiro-tenente médico, dentista ou farmacêutico e pode chegar a major-brigadeiro no final da carreira.

Mas, antes de enfrentar toda essa maratona, você precisa ler os editais, que estão disponíveis na seção concursos do site do CIAAR.

O que faz um militar na área de saúde?

Assim como os outros profissionais da área de saúde, o oficial médico ou dentista vai trabalhar nos hospitais, serviços de saúde e, no caso dos farmacêuticos, nos laboratórios das unidades militares em todo o Brasil. Mas você sabe qual é a diferença entre os militares e os civis? Os nossos anjos-doutores estão de prontidão para auxiliar a população que passa por dificuldades devido a desastres naturais, como terremotos e enchentes. Os nossos militares tem paixão por salvar vidas em lugares  distantes e difíceis. Onde houver um chamado e um coração batendo com esperança de cura, lá vai o nosso anjo embarcar em uma aeronave e seguir para qualquer destino. Eles sabem que, em suas mãos, vidas que não teriam como resistir podem ser salvas. Eles sabem que são a única opção.

Leia agora o que disse o  Tenente Waldyr, que optou pela carreira na FAB e escolheu a Amazônia como lar. “Eu vim para Manaus por opção, já que a minha família permaneceu em Natal (RN). Eu escolhi servir na FAB como temporário e fiz o concurso para o CAMAR porque gosto do meu trabalho na Amazônia, mesmo com todas as dificuldades das longas distâncias e de falta de estrutura para chegar a algumas localidades.  Às vezes temos de orientar um médico por telefone à noite, até que possamos decolar ao amanhecer”, explica o anjo-doutor da FAB.

atendimento hcamp haiti

Você conhece esta foto acima? Ela foi tirada no Haiti após o terremoto. O pequeno Alexandre chegou  muito fraco ao  HCAMP. A equipe médica viveu momentos de tensão: como ajudar com poucos recursos em um local tão desvastado? A médica se emocionou quando o pequeno Alexandre abriu os olhos como por um milagre em meio a tantas pessoas morrendo. O nome da missão? Sobrevivência. Veja a reportagem no site da FAB .

balsa hcamp

Você já pensou em trabalhar em uma balsa? Este desafio já foi cumprido pelos corajosos médicos da FAB e você pode fazer parte dele.  Uma enchente de grandes proporções atingiu os estados do Acre e Amazonas no ano passado e mais uma vez nossos anjos partiram para o atendimento da população ribeirinha do distrito de Moura e da cidade de Barcelos (490 km de Manaus) durante a Operação Ágata 4. Na balsa foi instalado um Hospital de Campanha que ofereceu atendimento ambulatorial nas especialidades de clínica médica, dermatologia, ortopedia, pediatria, ginecologia (inclusive com exame preventivo) e odontologia, além de realizar exames como raio-X, ultrassom e hemograma (sangue).  Assista ao programa FAB em Ação, da FAB TV.

 Estes são apenas exemplos de um trabalho que não para. No momento em que você estiver lendo este post, nossos profissionais de saúde estarão a postos nas unidades militares da FAB para qualquer acionamento, seja a bordo de um helicóptero, uma aeronave ou em um hospital de campanha, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Então, se interessou? Mais informações sobre o concurso você pode obter no site da FAB.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook