Main menu

A gente sabe que quem acompanha as mídias sociais da FAB e acessa aqui o blog simplesmente adora forças armadas, aviação, força aérea, enfim, quase tudo :)
 
É legal saber que tem gente que, às vezes, entende mais de aeronaves que militares do próprio efetivo! Sobretudo porque muitos, um dia, estarão aqui do outro lado, vestindo farda e contribuindo para a FAB!
 
Nesse post você vai descobrir a importância de apresentar a FAB na mídia! Para milhões de brasileiros! Vem com a gente! wink
 
 
Nunca iremos deixar vocês de lado e sem saber das novidades mais legais da Força Aérea, mas um outro desafio diário é falar da FAB para quem pouco sabe dela. E tem gente assim, viu? cry
 
Tem aqueles que, quando enxergam qualquer pessoa camuflada, já acha que é "exército". Tem outros que não sabem a diferença de um avião para um helicóptero (é sério!) e até a lendária história de uma pessoa que queria porque queria embarcar em uma das nossas aeronaves não tripuladas (aquelas que não levam ninguém! hahahahaha). 
 
Mas vamos ter paciência com essa galera, não é? Afinal, cada um escolhe seus gostos pessoais e eles podem estar ocupados com diversos outros assuntos muito importantes. Cabe à gente, tanto que vestimos farda, quanto quem não é militar mas AMA a FAB, ajudar a esclarecer esse pessoal sobre a importância dessa Força. Concordam???
 
Sim, porque quando o Brasil decide gastar alguns bilhões para comprar novos caças, por exemplo, esse dinheiro sai dos impostos pagos de todos nós, tanto dos fãs de aviação quanto quem não sabe a diferença de um P-3AM para um F-5EM! Aliás, esse pessoal, mesmo até que nem goste da FAB, também é o foco do nosso trabalho. A FAB voa por todos os brasileiros, até por aqueles que nem sabem que a FAB existe!
 
É muito legal ter fãs, e sempre vamos tratar vocês com carinho - mas também é importante ter apoio desse pessoal. Quanto maior a parcela da população que ENTENDE e APOIA as Forças Armadas, maiores as possibilidades de cumprirmos a nossa missão! 
 
E como falar com esse pessoal?
 
Aí a gente pode lembrar de uma mulher linda, muita linda. O tempo já levou um pouquinho dessa beleza, mas você já ouviu falar de Ieda Maria Vargas?
 
Aos 18 anos, essa gaúcha de Porto Alegre foi para Miami Beach, nos Estados Unidos, e conquistou o título de Miss Universo! 
 
Era o ano de 1963, e naquela época o concurso tinha uma audiência na TV comparável a uma Copa do Mundo. E foi o primeiro título do Brasil. Não dá nem para dizer que a Miss se tornou uma super celebridade brasileira, né?
 
E quem também adorava a moça eram os pilotos do Esquadrão Pampa, lá de Porto Alegre. Então, no dia em que o avião dela se aproximou da cidade, caças F-8 Gloster Meteor (os primeiros jatos da FAB, outra grande atração daqueles anos!) decolaram para interceptar. A Miss visitou a Base Aérea de Canoas e fez uma foto com os pilotos do Esquadrão! 
 
Ieda Maria Vargas com os aviadores do Esquadrão Pampa.
 
Claro que foi um show. E quem não conhecia ainda os caças da FAB, e o trabalho maravilhoso feito por aqueles pilotos pioneiros, passou a conhecer. Um sucesso, não?
 
Nas décadas seguintes, a fórmula se repetiu algumas vezes. A mais famosa, sem dúvida, aconteceu em Anápolis, cidade do interior de Goiás. Ayrton Senna da Silva, um homem-mito, um herói nacional, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, pôde acelerar muito mais rápido em 1989, quando voou em um F-103D Mirage da Força Aérea Brasileira.
 
O F-103D era uma versão para dois pilotos, usado para treinamento. Ele voou acompanhado de Alberto de Paiva Côrtes, hoje Coronel da Reserva. Mas os dedos de Ayrton Senna, que sabiam controlar como ninguém os carros de corrida, puderam sentir toda a potência de um jato capaz de voar a duas vezes a velocidade do som! Confira o vídeo abaixo!
 

 
O evento foi tão marcante para a FAB, que aquele F-103D, depois de aposentado, ficou em exposição no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ). Já conhece ele?
 
Em 1993, numa época em que ninguém tinha internet e a TV era a única chance de ver os caças da FAB para muitas pessoas, a Globo fez um Globo Repórter sobre as comemorações de 50 anos da Aviação de Caça no Brasil, e repórteres tiveram a oportunidade de voar em caças para mostrar como é algo realmente INCRÍVEL. Você pode conferir abaixo:
 

 
Nos anos seguintes, a fila foi se tornando maior, mas não só com jornalistas: Luciano Huck, Thiago Lacerda e Ana Maria Braga foram alguns dos sortudos que voaram em caças da FAB. Mais recentemente, Marcelo Tas e Willian Waak, entre outros, voaram com a nossa Esquadrilha da Fumaça. 
 
E por que esse pessoal tem a sorte de embarcar onde tantos gostariam de voar?
 
Aí voltamos para o início do nosso texto! É para divulgar a nossa Força Aérea. Quando alguém famoso como o Marcelo Tas mostra o profissionalismo, a dedicação e o compromisso da FAB, muita gente que nunca pensou em sequer acessar o nosso site acaba se interessando mais sobre o assunto. 
 
Não é a toa. Imaginem, por exemplo, uma personalidade como a Sabrina Sato. Ex-BBB, Ex-membro do Pânico da TV e agora apresentadora da TV Record, a Sabrina tem ONZE MILHÕES de seguidores só no seu Twitter. Deixa repetir: ONZE MILHÕES SÓ NO TWITTER. E não vamos pensar que se tratam de pessoas que A-D-O-R-A-M avião. Pelo contrário! Muitos sequer têm ideia de que existe, por exemplo, uma Academia da Força Aérea, onde jovens de todo o País se preparam para se tornarem oficiais da FAB. E que tal se a gente leva a Sabrina pra lá e justamente mostra a Academia para quem não a conhece?
 
 
Publicação no perfil oficial da Sabrina Sato no Instagram durante a gravação de um programa na Academia da Força Aérea. Apenas nessa mídia ela tem 7,8 milhões de seguidores. 
 
Pois foi isso que a gente fez! E os resultados já estão aparecendo! Talvez quem assista ao programa não fique admirando a FAB ou sonhe em fazer carreira militar. Mas, no mínimo, vai perceber que o trabalho ali foi sério! Sabrina não voou em um caça: embarcou em um T-25, um monomotor de treinamento, o primeiro a ser voado pelos nossos cadetes. Mas não pense que foi um voo fácil, e ela adorou! 
 
É claro que, em situações como essa, tomamos alguns cuidados, tanto para a segurança dessas celebridades, quanto com a Força Aérea. Um deles é que nenhum desses voos é um "gasto a mais". Quando o Luciano Huck embarcou no Mirage 2000, por exemplo, o piloto que estava a bordo com ele precisava, de todo modo, cumprir uma missão de interceptação aérea e ampliar seu número de horas de voo. O Huck literalmente só acompanhou. 
 

 
 
O mesmo com a Fumaça: o Tas voou em um dos treinamentos de formação de pilotos. Como havia uma poltrona disponível em uma aeronave de dois pilotos, lá foi o nosso apresentador e suas câmeras. 
 
Outros trabalhos de grande repercussão também acontecem até sem voo. Em 2014, a revista Forbes Brasil elegeu a cantora Ivete Sangalo como a mulher mais influente do Brasil. E, naquele mesmo ano, ela foi convidada para ir até a Base Aérea de Salvador para ser homenageada pelo nosso Esquadrão Orungan, quando um avião P-3AM recebeu uma pintura com o rosto da Ivete, uma bela arte inspirada nos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial. Imaginem, amigos, o quanto de divulgação a FAB conseguiu a custo quase zero.
 
 
Ivete Sangalo sendo homenageada pelo Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Salvador.
 
A curiosidade é que, naquele ano, segundo a Forbes, a Ivete acabou desmbancando Gisele Bündchen, uma gaúcha linda como Ieda Maria Vargas. Mas como a gente continua achando a Gisele Bündchen uma tremenda Gisele Bündchen, ficaríamos muito felizes em levá-la para conhecer uma Base Aérea nossa! Temos certeza de que os milhões de fãs dela iriam adorar. 
 
E da novela Flor do Caribe, da Rede Globo, você lembra? Também estávamos lá. Os atores Henri Castelli, Dudu Azevedo, Thiago Martins e Max Fercondini interpretaram aviadores da Força Aérea Brasileira. Uma das cenas da novela, inclusive, mostrou a destruição de uma pista clandestina. Quer relembrar? Assista aqui!
 
 
 
Você assiste ao Programa Custe o Que Custar (CQC) da Rede Bandeirantes? Em 2012, quando a Esquadrilha da Fumaça completou 60 anos, o jornalista Marcelo Tas, então integrante do programa, voou com o Esquadrão de Demonstração. Lembra da matéria? Se não lembra, a gente mostra aqui tongue-out 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook