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    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

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    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

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    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

2895918Estamos no período de comemorações juninas. Comidas típicas, muita alegria e decoração caipira. Até aí nada de novo, não é? Mas a verdade é que essa época é bastante temida entre pilotos e envolvidos na aviação. Sabe por quê? É a época em queaumenta a presença de balões no céu, trazendo risco de acidentes para tripulantes e muitas outras pessoas inocentes.

Esse post, além de falar sobre as consequências dessa prática, que é considerada crime, é para alertar você, jovem leitor, que dá pra fazer bem mais do quesimplesmente não aderir a essa prática. Você pode ajudar o CENIPA  (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a ter mais dados para trabalhar na prevenção, sabia?

 

Entre os riscos do perigo baloeiro estão:

  • a provocação de incêndios de enormes proporções
  • a colisão com aeronaves
  • a degradação do meio-ambiente

Todas essas razões envolvem vidas, e por isso devem ser levadas muito a sério. Os balões são verdadeiras minas no ar e, na maioria das vezes, não são identificados pelos órgãos de controle de tráfego aéreo. Também não é captado pelo radar de bordo, que é meteorológico. Nem pelo TCAS – Traffic Alert and Avoidance System -  que requer um transponder acionado. Portanto, a maioria das ocorrências relatadas são detectadas a olho nu.

Existem também balões ecológicos, sem fogo. Eles não causam queimadas. No entanto, podem oferecer risco à aviação, pelo fato de voarem sem controle e poderem atingir diversas partes da aeronave. Tem também o balonismo, que é um esporte. Na última revista Aerovisão, página 43, destacamos as diferenças.

E qual a sua parte nisso tudo? Bom, você pode colaborar com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) enviando, sempre que avistar um balão, o relato da ocorrência pelo site www.cenipa.aer.mil.br. Abaixo você confere um guia prático para acessar esse formulário:

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Bom, a ficha é essa aqui:

FICHA1

Mas é bom se atentar para alguns detalhes. Enquanto o campo modelo da aeronave não é um campo de preenchimento obrigatório, é necessário, porém,  relatar o horário aproximado que você avistou o balão e a proximidade com um aeródromo/aeroporto, se for o caso. As outras informações são adicionais, mas caso queira fazer um relato mais específico, a gente decifra algumas perguntas pra te ajudar:

Fase de Operação (conforme MCA – Manual do Comando da Aeronáutica 3-6):

Acesse o Manual para saber diferenciar as fases do voo.

Lembrando que esse campo não é obrigatório, hein pessoal?

O ATC (Air Traffic Control) ou estação ATIS (Automatic Terminal Information Service) notificou a presença do Balão?

Geralmente, quem vai conseguir responder a esse campo é a tripulação (piloto, co-piloto, comissários e mecânicos). O ATIS é uma mensagem gravada que o piloto e o co-piloto ouvem ao entrar na terminal (40 milhas em torno do aeródromo). Essa mensagem apresenta dados sobre meteorologia, presença de aves, presença de balões, etc.

 A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação ATIS?

Também se trata de uma informação que só a tripulação sabe responder, porque ela pode, ao avistar o balão, informar à torre de controle para que ela possa alertar outros.

“E se eu quiser saber dados sobre os riscos relatados nos últimos 2 anos?”

Também é possível. É só acessar aquela primeira tela novamente e clicar na aba:

faca sua pesquisa2

Ao abrir a tela, você poderá checar detalhes dos relatos, como a fase do voo, o horário, os aeroportos onde há mais balões ao redor.

Curiosidades

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados onde são vistos mais balões no céu nesta época do ano. Por conta disso, os pilotos estrangeiros que voam no Brasil são alertados sobre esse fenômeno.

Por último, pessoal, achamos importante esclarecer que o CENIPA usa os dados para fazer prevenção nas regiões prioritárias. As ações de repressão ficam por conta da autoridade policial. Ou seja, se você efetivamente ver alguém soltando um balão, comunique à polícia, mas se apenas avistá-lo no céu, sem saber de onde ele possa ter vindo, avise o CENIPA para que eles computem e façam os devidos procedimentos de prevenção.

Esperamos que esse post tenha esclarecido alguns detalhes sobre o perigo baloeiro. De qualquer forma, você são sempre bem-vindos a deixar suas perguntas nos comentários logo abaixo!

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