Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

egito 2

Helicóptero sendo atingido por vários raios laser durante manifestações populares.

O que você faria se fosse um aviador e durante um voo, de repente perdesse a visão? Tenso, não? Imagine ainda se você se deparasse com algum objeto no ar capaz de paralisar um dos motores do avião? Nem precisa ser piloto para ter um ideia do perigo que essas situações representam. Infelizmente elas não estão presentes apenas no campo da imaginação. São comuns, até, e podem colocar em risco a vida de milhares de pessoas, todos os dias.

 

 

laser verde

A foto produzida em estúdio simula a ação do laser quando atinge o pára-brisa de uma aeronave. Em contato com os olhos do piloto, os raios laser resultam em cegueira momentânea.

Pensando nisso, a Força Aérea Brasileira trabalha noite e dia pela segurança de voo, realizando campanhas junto às comunidades próximas aos aeroportos e bases aéreas. Nos nossos canais de relacionamento (facebook, twitter e instagram) também desenvolvemos ações para sensibilizar e conscientizar a todos sobre os fatores que podem colocar em risco a aviação. O Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vem trabalhando fortemente neste sentido. Exemplo disso foi a parceria inédita realizada entre a FAB e a Maurício de Sousa Produções.

turma da monica

Edição especial da revista Turma da Mônica criada em parceria com a FAB, por meio do CENIPA, para sensibilizar as crianças para os perigos dos lasers e balões.

A pedido do CENIPA, a Turma da Mônica participou de uma edição especial da revistinha em que lasers e balões foram o tema principal. Na história em quadrinhos, os personagens se envolvem em um voo que é prejudicado por raios laser e balões de São João. O lançamento do gibi aconteceu durante o Simpósio de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no dia 17 de agosto, em São Paulo-SP. Maurício de Sousa esteve presente no evento e falou de sua paixão por aviões e do orgulho em participar deste trabalho conjunto com a FAB na missão de conscientizar a sociedade, em especial os jovens e as crianças, sobre um assunto de tanta relevância. Assista aqui a entrevista do cartunista:

                             

Você sabia que aqueles lasers vendidos em vários lugares podem alcançar uma aeronave em voo e prejudicar muito a visão dos pilotos? Parece difícil acreditar que um artefato pequeno como as canetas de laser sejam tão potentes, mas elas são! Uma brincadeira perigosa, que pode ter um final muito sem graça. Leia a matériareferente a um rapaz preso em flagrante no início do ano apontando laser para aeronaves.

De acordo com o artigo 261 do Código Penal Brasileiro, é crime “expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea.” Significa que quem for pego, pode ser preso por 2 a 5 anos. Se a brincadeira resultar em acidente aéreo, a pena sobe para 12 anos de reclusão. Muita gente não sabe disso! Não sabem dos perigos e nem imaginam as consequências!

balão 5

Balão tradicional movido a combustão. Faz um bonito espetáculo no céu, mas pode provocar acidentes aeronáuticos e incêndios.

Risco Baloeiro

Balões também oferecem perigos à aviação. Os tradicionais, movidos a combustão, e até mesmo os ecológicos (utilizam a energia solar para subir ao céu) podem ser engolidos pela turbina de uma aeronave. Um evento como este pode paralisar os motores do avião e provocar sua queda. Na edição 236 da Revista Aerovisãofalamos mais detalhadamente sobre o assunto.

balão 3

Um artefato que tenha o peso de 50kg, ao se chocar com uma aeronave a 400km/h causa o impacto de 100 toneladas e pode causar um acidente de grandes proporções.

Denuncie

Além das ações preventivas realizadas pelo CENIPA, o centro também recebe denúncias sobre o uso da lasers e balões. Se você avistar pessoas soltando balões, mesmo os que não usam fogo, ou apontando lasers para aeronaves, denuncie! Basta acessar o link e preencher o formulário. 

cartaz 3

Cartaz desenvolvido pelo CENIPA para informar sobre os perigos do laser verde.

E aí? Gostou do post de hoje? Então faça parte da nossa batalha! Divulgue essas informações para os seus amigos! Até a próxima!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook