Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

DSC_0021

A prova da pista de obstáculos faz parte do pentatlo militar

Nesta semana, se reúnem em Pirassununga-SP, na Academia da Força Aérea (AFA), aproximadamente, seiscentos cadetes e aspirantes das três Forças Armadas para um torneio esportivo. Estamos falando da NAVAMAER, uma competição entre os futuros oficiais que acontece entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.

 

 

montagem

Algumas das modalidades da NAVAMAER: ciclismo (triatlo), atletismo, natação, polo aquático, esgrima e tiro (pentatlo militar)

E por que esse nome? NAVAMAER é a junção dos nomes que representam as três Forças (suas escolas de formação): NAV – Escola Naval, da Marinha do Brasil; AM – AMAN, a escola de formação dos oficiais de carreira do Exército Brasileiro; e AER – nem precisa explicar, né?

navamaer

Realizada desde 1962, a NAVAMAER já está em sua 47º edição! Inicialmente, a competição tinha o nome Taça Lage, uma homenagem ao Comendador Henrique Lage – aquele que deu nome ao Parque Lage, no Rio de Janeiro, um grande entusiasta das Forças Armadas e uma espécie de “padrinho” dos cadetes. A Taça Lage, à época, nem contava com a participação da FAB, pois ela antecedeu a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941. Desde que foi instituída, a NAVAMER fez uma pequena pausa nos anos de 1963, de 1968 a 1973, 1981 e 1984. Além de contribuir para a formação dos militares, a competição é um momento de congraçamento e integração entre as Forças. Veja aqui algumas fotos antigas da Olimpíada:

Image9

Entrega de medalha ao 1º lugar

Image5

Não importa a época, a vontade de vencer dos cadetes é a mesma!

Image7

Integração entre as Forças é uma característica da competição

Esporte e militarismo têm tudo a ver, não é mesmo? Ambos contribuem para a superação de desafios e têm como base a disciplina e o bom condicionamento físico das pessoas. A competição tem 12 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, pólo aquático, tiro, vôlei, orientação e pentatlo militar (composto por tiro, lançamento de granada, pista de obstáculos, natação e cross country). Neste ano, a novidade é a inclusão da modalidade triatlo: natação, ciclismo e corrida.

corrida

Cerca de 300 medalhas estão em jogo na competição e serão divididas entre os participantes nas categorias ouro, prata e bronze. Se você quer participar e torcer pelos guerreiros esportistas, basta entrar em contato com a Seção de Comunicação Social da AFA e providenciar a sua autorização. A Academia espera por você! Ligue: (19) 3565-7235 ou 3565-7217.

08 A-090 2005

A superação de desafios é característica comum à vida dos atletas e dos militares

Se você não puder participar das competições, acompanhe todas as notícias por meio do site www.fab.mil.br e pelos nossos canais nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Tumblr.

Judô

Atletas do Judô na quadra poliesportiva da AFA

Gostou do nosso post? Se ainda sobrou alguma dúvida ou curiosidade, pergunta pra gente ou deixe o seu comentário!!!
Fique ligado e até a próxima!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook