Main menu

130927JOH2276(c)Johnson_BarrosBom, pessoal. Vocês já devem saber que mídias sociais e relacionamento com os nossos fãs e seguidores é uma prioridade no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. O post de hoje tem tudo a ver com isso e é muito especial, pois conta os bastidores da criação do nosso vídeo de 100 mil fãs no facebook!!! Quem aí tá animado levanta a mão!!  \o/

Tudo que entra como pauta para gerarmos conteúdo para nossas redes sociais é sempre cuidadosamente discutido e ponderado pelos profissionais de comunicação aqui do Centro.

 

Como funcionam as redes sociais da FAB?

Antes de falarmos da ideia do vídeo de 100 mil fãs, vamos compartilhar com vocês um pouco da rotina do nosso clube de mídias.

Atualmente, trabalhamos com 7 redes sociais: facebook, twitter, instagram, tumblr, flickr, youtube e nosso querido blog!

Quem nos acompanha sabe que o foco é sempre o relacionamento. Regularmente, nos reunimos e levamos pra “mesa redonda” ideias que muitas vezes chegam de vocês! Cada mídia tem um gerente, que é responsável por gerar conteúdo, monitorar o que acontece no mundo e que envolve o tema do nosso assunto, além de responder as perguntas de vocês.

Procuramos sempre, de alguma forma, sintonizar todos os canais. O conteúdo é único, mas a forma como é replicado, a linguagem, varia de de um canal para o outros, pois temos estratégias que se adequam a cada um deles.

Talvez você tenha ficado confuso… Então, vamos para o exemplo prático…

Umas das pautas para esta semana é a ACISO – ação cívico-social – que está sendo realizada no interior do Rio Grande do Sul, durante a Operação Laçador.

Para o facebook, combinamos fazer um brifim do que seria a ACISO e linkar para o principal conteúdo que temos disponível, no caso, as fotos registradas e disponibilizadas no flickr. Muitas vezes, também, linkamos com a Agência FAB de notícias e o próprio Força Aérea Blog.

Como integrar essa ação ao instagram, então? A jogada é: desperta o seu interesse usando a emoção, sem esquecer da novidade, e tudo atrelado ao mesmo tema/assunto. Então pensamos nisso aqui:

 
 
instagram
 
 

E por quê não investir em ação no instagram? Aproveitando esse novo recurso, conseguimos promover os vídeos que produzimos divulgando trechos com os já conhecidos efeitos do aplicativo, como se fossem teasers (dá uma olhada no nosso perfil para ver nossas últimas publicações com vídeos).

 

E o tumblr?

Nosso trabalho nessa rede tem sido compilar todas as formas de relacionamento (imagem, texto, link, vídeos e muito mais!) em uma única ferramenta. Isso para que você, que não consegue acompanhar a FAB nos demais canais, tenha acesso a tudo que saiu para os nossos seguidores e fãs num único lugar.
 

Aproveita e segue a gente por lá também: http://forcaaereabrasileira.tumblr.com/

 
 
 
tumblr
 


100 mil fãs no Facebook!!!

Pra falar desse marco, reunimos vários setores do Centro de Comunicação Social para um brainstorm. Queríamos algo totalmente diferente dos vídeos que já tínhamos feito, pois sentimos que o Facebook tem uma particularidade e devia ter algo exclusivo. Queríamos que fosse próprio do Facebook e deixasse nosso fã com essa sensação de pertencimento, própria do caráter de interação da rede.
 
E não é que aquilo que procurávamos estava ali o tempo todo?! Foi aí que surgiu a ideia: vamos fazer um vídeo com a nossa timeline!!! Ela tinha todos elementos que gostaríamos de divulgar: fotos, fãs e depoimentos. O mais difícil, foi o desafio de fazer a animação da timeline?
 
Há pouco tempo, um dos nossos graduados fez uma apresentação interna utilizando uma ferramenta ainda pouco conhecida no mundo web: o prezi. Sob o mote “ideias importam” eles propõe uma nova forma de apresentação de “slides”, bem diferente do clássico Powerpoint.

Os close-ups que caracterizam o prezi acabam dando um ar inovador e versátil às apresentações. Algo que se encaixava perfeitamente na nossa proposta. Para finalizar, nossos técnicos em vídeo editaram e animaram a apresentação, inserindo a música de fundo e o off, finalizando com a  sincronização de tudo com os respectivosslides.

O resultado é esse aqui:
 

Gostaram de saber sobre os bastidores das redes sociais da FAB e do vídeo comemorativo??? Então deixe seu comentário. Ficamos muito orgulhosos de poder crescer, compartilhar e estar presente na vida de todos os brasileiros. Esse trabalho é feito para e com você.

Até o próximo post!!!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook