Main menu

Nesta semana, comemoramos o dia do idoso! E lembrando daqueles que já fizeram muito pela Força Aérea Brasileira, aproveitamos para dizer que, há quase 30 anos, a Força procura retribuir essa dedicação de toda uma vida, mantendo a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) aberta e em pleno funcionamento!

A Casa Gerontológica oferece assistência geronto-geriátrica, pioneira no âmbito das Forças Armadas. São atendidos aproximadamente 160 idosos, dos quais 110 são internos e 50 são participantes do Centro de Convivência da CGABEG, todos militares ou dependentes de militares.

Considerada referência no atendimento ao idoso no país, na casa encontramos programas regulares de exercício da memória e de fortalecimento social, além de outras atividades que você confere abaixo. Vamos lá?

Inclusão digital

O grupo favorece a saúde mental e a cognição dos participantes, fortalecendo os laços familiares e sociais.

 

Grupos musicoterápicos

Utilizando a linguagem musical e elementos (ritmo, melodia, harmonia e musicalidade das palavras) como instrumentos terapêuticos, o grupo procura estabelecer as funções psíquicas e motoras, a fim de melhorar a  qualidade de vida pela prevenção, reabilitação ou tratamento.

Pa-tuan-chin

Este exercício visa estimular o organismo a se defender e prevenir males precoces, além de possibilitar desde a flexibilidade das articulações, mobilidade e equilíbrio, ao resgate da autoconfiança e autonomia.

 

Existem, ainda, outras programações: descanso, como função reparadora de desgastes físicos e mentais provocados pelas tensões da vida cotidiana; recreação, para divertimento e entretenimento, como função reparadora do tédio e das possibilidades de isolamento social; participação social; novas possibilidades deintegração e formas de aprendizagem voluntária; bem como o surgimento de condutas inovadoras e criadoraspor meio de atividades como:

Gincanas e teatro

 

Dança de salão, bailes e comemorações

 

Oficinas de pintura

 

Hidroginástica, acupuntura e cuidados diferenciados

 

 

E aí, gostou?  \o/

Quer saber mais? Acesse: www.cgabeg.aer.mil.br

Se você é militar ou dependente e gostaria de usufruir do espaço da Casa Gerontológica, #ficaadica: para ingressar como residente, é preciso ter pelo menos 70 anos de idade. Já para frequentar o Centro de Convivência, começa a partir de 60 anos. Para ambos, é necessário passar por um processo de pré-avaliação junto ao Serviço Social da CGABEG, pessoalmente, de segunda à quinta, das 8h às 16h, ou às sextas-feiras, de 8h à 12h. Qualquer dúvida ou para obter mais informação, o Serviço Social atende por intermédio dos números (61) 3383-9691 e (61) 3383-9693.

Por meio dessas fotos, os idosos deixam uma mensagem para os leitores do Força Aérea Blog: cultivar a felicidade e sorrir sempre! 

Assista aqui o vídeo sobre a CGABEG.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook