Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

Nossa querida aeronave T-27 Tucano completou 30 anos voando pela Força Aérea Brasileira! Que orgulho!

Mundialmente conhecida por representar a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave foi desenvolvida pela Embraer em parceria com a FAB e é responsável pela formação de todos os aviadores que passaram pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), desde a sua chegada em 1983! Ufa!

O Tucano nasceu para substituir o Cessna T-37C, antiga aeronave de treinamento.

 

Você sabia que o nome dessa aeronave foi uma sugestão de um cadete da AFA?! O Tucano fez tanto sucesso que foi exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras e Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.

Atualmente a aeronave opera na AFA, mas já passou por outras unidades, como: 1º/3º GAV, em Boa Vista (RR); 2º/3º GAV, em Porto Velho (RO); 1º/5º GAV, em Fortaleza (CE); a antiga 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (2ª ELO) de São Pedro da Aldeia e alguns esquadrões de caça.

Performance

A aeronave possui grande autonomia de voo (4,5 horas somente com os tanques internos), robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas!

E aí, gostou? O Tucano já teve várias pinturas diferentes ao longo desses 30 anos! Vamos conferir? o/

Esquadrilha da Fumaça

Inicialmente vermelho e branco, ganhou novo padrão de pintura em 2001, quando o EDA adotou em suas aeronaves as cores da bandeira nacional! Com o T-27 a Esquadrilha da Fumaça criou manobras jamais vistas combinando arrojo, precisão e segurança! Em 2002, a Esquadrilha entraria para o Guiness, o livro dos recordes, quando 11 aviões em voo de dorso, percorreram a distância de 3 mil metros em uma formação até então inédita e inimaginável! A marca seria batida novamente, em 2006 no ano do centenário do 14-Bis. O feito foi repetido por 12 aeronaves. Com as cores da bandeira do Brasil, o Tucano percorreu diversos países, como Chile, Argentina, Estados Unidos e Venezuela!

A modernização da aviônica do Tucano está em andamento para que continue atualizado e possa contribuir com a formação de novos pilotos da Força Aérea Brasileira! Curtiu? Saiba mais sobre esta e outras aeronaves!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook