Main menu

Nossa querida aeronave T-27 Tucano completou 30 anos voando pela Força Aérea Brasileira! Que orgulho!

Mundialmente conhecida por representar a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave foi desenvolvida pela Embraer em parceria com a FAB e é responsável pela formação de todos os aviadores que passaram pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), desde a sua chegada em 1983! Ufa!

O Tucano nasceu para substituir o Cessna T-37C, antiga aeronave de treinamento.

 

Você sabia que o nome dessa aeronave foi uma sugestão de um cadete da AFA?! O Tucano fez tanto sucesso que foi exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras e Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.

Atualmente a aeronave opera na AFA, mas já passou por outras unidades, como: 1º/3º GAV, em Boa Vista (RR); 2º/3º GAV, em Porto Velho (RO); 1º/5º GAV, em Fortaleza (CE); a antiga 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (2ª ELO) de São Pedro da Aldeia e alguns esquadrões de caça.

Performance

A aeronave possui grande autonomia de voo (4,5 horas somente com os tanques internos), robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas!

E aí, gostou? O Tucano já teve várias pinturas diferentes ao longo desses 30 anos! Vamos conferir? o/

Esquadrilha da Fumaça

Inicialmente vermelho e branco, ganhou novo padrão de pintura em 2001, quando o EDA adotou em suas aeronaves as cores da bandeira nacional! Com o T-27 a Esquadrilha da Fumaça criou manobras jamais vistas combinando arrojo, precisão e segurança! Em 2002, a Esquadrilha entraria para o Guiness, o livro dos recordes, quando 11 aviões em voo de dorso, percorreram a distância de 3 mil metros em uma formação até então inédita e inimaginável! A marca seria batida novamente, em 2006 no ano do centenário do 14-Bis. O feito foi repetido por 12 aeronaves. Com as cores da bandeira do Brasil, o Tucano percorreu diversos países, como Chile, Argentina, Estados Unidos e Venezuela!

A modernização da aviônica do Tucano está em andamento para que continue atualizado e possa contribuir com a formação de novos pilotos da Força Aérea Brasileira! Curtiu? Saiba mais sobre esta e outras aeronaves!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook