Main menu

Atenção meninas! O post dessa semana foi feito especialmente pra vocês! A campanha internacional chamada Outubro Rosa vem nos lembrar não só a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas do cuidado com a saúde da mulher! Embora estejamos na metade do mês, ainda dá tempo de tocarmos no assunto! Aliás, todo dia é dia de lembrar a importância da prevenção dessa doença!

 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais incidente na população feminina mundial e brasileira. “O alto índice de mortalidade por câncer de mama está relacionado quase sempre à descoberta tardia desse mal, se detectado no início a paciente pode chegar a 100% de cura”, explica a Tenente Coronel Enfermeira Diva Martins Costa, Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Conheça os sintomas:

Pioneiro na cirurgia de reconstrução mamária em Brasília, desde 1972, o HFA conta hoje com uma equipe multiprofissional que faz além da mastectomia (remoção completa da mama doente) a cirurgia plástica, logo em seguida. Essa intervenção cirúrgica vai além da estética. “A pessoa às vezes chega aqui deprimida e pensa que ficará mutilada pela mastectomia. A autoestima da pessoa aumenta muito com a plástica e os resultados são satisfatórios, contribuindo para a qualidade de vida e enfrentamento da própria doença. E para nós médicos é muito gratificante”, explica o Capitão de Mar e Guerra Djalma Martins Lima, Chefe da Cirurgia Plástica do HFA.

Superação

A Capitão Médica Ana Márcia Gonçalves, militar do Hospital da Aeronáutica de Belém, teve câncer de mama aos 36 anos e é exemplo de superação da doença! “A prevenção é muito importante. É necessário não esperar os 40 anos, mas sempre apalpar e procurar um mastologista se for detectado algo de errado”, aconselha.

“Fiz mastectomia radical modificada com esvaziamento total da cadeia linfática do membro superior direito, quimio e radioterapia, e superei graças a Deus, à equipe médica e à minha família. Hoje, superei a doença e sinto-me útil como filha, mãe, amiga e profissional, valorizando todos os minutos da vida, como um verdadeiro presente de Deus!”, conta.

ana marcia goncalves

Ações por todo o Brasil

#FABpresente em Brasília

O HFA, por meio do seu Núcleo de Oncologia, promove campanhas educativas e preventivas. Durante o Outubro Rosa, será realizada uma palestra técnico-científica sobre câncer de mama, aberta a militares e civis, às 11h do dia 31 de outubro, no próprio hospital.

#FABpresente em Manaus

O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (GAMMA) fará nesta sexta-feira, 18/10, uma tarde de palestras com peça teatral, para conscientização da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, às militares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus (AM).

gamma

#FABpresente em Belém

Crianças e adolescentes da Associação Colorindo a Vida (ACV), entidade civil que atende pessoas em tratamento de câncer, tiveram uma manhã diferente na última sexta-feira, 11/10, na Base Aérea de Belém (BABE). A bordo da aeronave C-97 Brasília, 17 jovens e seus familiares realizaram o sonho de voar, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade de Belém. Leia mais.

#FABpresente em Santa Maria

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou um voo panorâmico para crianças com câncer da Turma do IQUE– Hospital Universitário de Santa Maria com a aeronave C-97 Brasília do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo de Canoas (5º ETA).

Bom humor e beleza = qualidade de vida!

Quimioterapia não é fácil! E pra passar essa barra sem tristeza e com muito estilo, feminilidade e bom humor, algumas páginas na internet dão dicas de beleza e receitas por meio de textos, fotos e vídeos!

Na página Quimioterapia e Beleza a ex-modelo Flávia Flores divide experiências e compartilha o que aprende sobre o tema. Já foram publicadas dicas de peruca, cílios postiços, maquiagem, como usar lenços e mais! No facebook já ultrapassa a marca de 30 mil seguidores!

E você? Conhece alguém que já passou por isso? Compartilhe sua história conosco! Seu depoimento pode ajudar a melhorar a vida de uma pessoa! o/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook