Main menu

A novela Flor do Caribe, que estreou essa semana, tem como personagem principal um piloto de caça da Força Aérea Brasileira. Se você quer entrar pra FAB como piloto, fique ligado que este post é pra você!


Imaginem só: praia, avião, romance e muuuita velocidade. Esses ingredientes ajudam a construir o cenário da nova novela Flor do Caribe. Mas você aí, que quer ser piloto ou gosta muito de aviação, seja por hobbie ou por conhecer alguém da comunidade aeronáutica, deve saber que a rotina pra quem quer chegar lá não é nada fácil, não é? Mas quais são as formas de ingresso pra aviação militar

Bom, existem duas formas de ingressar na Força Aérea como piloto: pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) ou pela Academia da Força Aérea (AFA).

 

A EPCAR, como o próprio nome diz, é uma escola de ensino médio, uma preparação para entrar na AFA como aviador (em breve faremos um post falando sobre intendência e infantaria). Todo ano, ao terminar o equivalente ao 3º ano do Ensino Médio, os alunos concorrem para entrar na AFA desde que se enquadrem em alguns critérios:

  • Atinjam a média final da escola, que é 7,0.
  • Sejam aprovados no exame de aptidão à pilotagem militar
  • Sejam aprovados no exame de saúde, exame de aptidão psicológica e teste físico

Já pra quem quer entrar direto, a forma de ingresso na AFA é por concurso público mesmo. Funciona como um vestibular e as matérias que caem na prova são as mesmas das provas normais de acesso ao ensino superior, já que a Academia é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar.

Após a seleção inicial, o cadete da aeronáutica, se prepara para o oficialato. Como praça especial, o cadete tem graduação hierárquica acima das demais praças e precedência sobre elas.

Na escola, o cadete inicia seu treinamento nas aeronaves T-25 e T-27. Neste período participa também de atividades em campanha, exercícios de sobrevivência na selva e no mar, exercícios de liderança e atividades físicas.

E você? Está estudando pra AFA ou para outro concurso da FAB? Deixe seu comentário aqui, queremos saber sua opinião!  (:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook