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foto12 “O avião é o meio de transporte mais seguro que existe”. Essa frase é tão verdadeira que já virou senso comum. A garantia de um voo seguro, contudo, depende de vários fatores, entre eles um aspecto tão relevante quanto desconhecido pelo público viajante: a qualidade e precisão dos equipamentos que apoiam a navegação das aeronaves. É aí que entra em ação o Grupo Especial de Inspeção em Voo, o GEIV, e o Projeto I-X, que pretende consolidar a Força Aérea Brasileira no cenário do que há de mais moderno no segmento. Você, internauta, não vê o trabalho desses militares, mas eles são fundamentais para que você aproveite a ponte aérea diária, ou aquelas merecidas férias, com tranquilidade. Conheça, nesse post, um pouco mais sobre o trabalho do GEIV e sobre o equipamento de primeiro mundo previsto pelo I-X. Curta sem moderação! tongue-out

 

12439724855_3d0d5a8188_oDe modo simples e direto, o Grupo Especial de Inspeção em Voo, o famoso GEIV, é responsável por testar, conferir e calibrar os equipamentos utilizados em todas as fases de um voo. Da decolagem ao pouso, os instrumentos checados e devidamente liberados pelo GEIV são utilizados pelas aviações militar e civil diariamente.

Para isso acontecer, são necessários aparelhos específicos de qualidade. A verificação ocorre utilizando equipamentos eletrônicos cuidadosamente testados que equipam as aeronaves de Inspeção em Voo ou, como são mais conhecidas, “Aeronaves-Laboratório”.

O Projeto I-X aparece nesse cenário para garantir um salto operacional significativo nas missões do GEIV. O plano contempla a aquisição de aeronaves EMBRAER Legacy 500 para o cumprimento da atividade de Inspeção em Voo e de Radiomonitoragem em todo o território nacional. Ao todo serão seis Legacy 500 a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2016.

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#FiquePorDentro: O Legacy 500 é um jato de médio porte, com excelente desempenho, baixo custo de operação e tecnologia totalmente fly-by-wire (sistema de controle por cabos elétricos). 087Ao entrar em operação, a nova plataforma substituirá as aeronaves IC-95 Bandeirante, em serviço desde 1976 e que já não atendem às novas necessidades impostas pelos constantes avanços tecnológicos, como alguns procedimentos já implementados nos aeroportos do Rio de Janeiro – Santos Dumont – e de Joinville – SC.

O Governo Federal, por intermédio do Programa de Investimentos em Logísticas: Aeroportos, pretende fortalecer e reestruturar a rede de aviação regional brasileira. Com a expansão da oferta de transporte aéreo e melhorias na qualidade da infraestrutura e dos serviços aeroportuários. E o importante está aqui: haverá incremento significativo da quantidade de auxílios e de procedimentos à navegação aérea sujeitos à Inspeção em Voo.

De forma geral, tanto a aeronave como o painel UNIFIS 3000 (foto acima) instalado em seu interior, responsável pela análise dos sinais eletrônicos, contemplam o que há de mais moderno em seus segmentos.

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97#MaisSobreoGEIV: Ainda que sua base operacional esteja no Rio de Janeiro, o Grupo atua em todo o País, cumprindo cerca de 1000 inspeções durante o ano, praticamente todos os dias, contabilizando mais de 3500 horas de voo anuais. Para inspecionar de forma eficiente os equipamentos de navegação/comunicação e cobrir todo o território nacional a cada dois meses, o GEIV conta atualmente com 10 aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Hawker800 XP IU-93A de alta performance e seis IC-95 Bandeirante, reconhecidos facilmente pela característica pintura cinza e vermelha.

Aparentemente comuns, essas aeronaves são na verdade equipadas com um laboratório eletrônico de alta precisão, que verificam a emissão de sinais confiáveis e con­tínuos para uso da navegação aérea. Além disso, apresentam boa autonomia e desempenho em velocidade, que possibilitam as inspeções nas mesmas condições encontradas pelos usuários em viagens por empresas civis.

Devido à grande extensão territorial do Brasil, é necessária a instalação e manutenção de uma quantidade expressiva desses auxílios. Atualmente, são cerca de 900 equipamentos. Dada a sua referência na atividade, o GEIV também já realizou inspeção em voo em outros países da América do Sul, entre eles Paraguai, Bolívia, Equador e Argentina, através de convênios firmados internacionalmente.

Saiba mais sobre a missão do GEIV na reportagem da revista AEROVISÃO ou do Programa Conexão FAB:

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No próximo mês nos encontramos novamente. Dessa vez para discutir nada menos que o Projeto F-X2. O tão comentado projeto que consiste na aquisição de 36 novas aeronaves caça Gripen NG de múltiplo emprego. Até breve! wink

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