Main menu

RIO 450 BANNERA Força Aérea Brasileira acaba de lançar a campanha “Meu Rio de Cima”. A proposta é mostrarmos a Cidade Maravilhosa sob nova ótica: a imagem aérea. Vale avião, drone, asa delta… Use sua criatividade e suas oportunidades! Neste post você vai descobrir como participar. Mas esse não é o único propósito dessa atualização. E hoje, você, internauta, vai descobrir que a história entre a aviação, a Força Aérea Brasileira e o Rio de Janeiro já vem de longa data. Há mais de 100 anos nossas histórias se confundem e – entre zeppelins, Santos Dumont, hangares gigantescos, Guerras Mundiais e todas as mudanças políticas vividas pelos brasileiros durante o século XX – o Rio de Janeiro virou o berço e o catalisador da aviação nacional. Quer saber mais sobre isso? Venha conosco e descubra! Basta continuar a leitura…

 

Para começarmos essa viagem, você precisa conhecer um lugar chamado “Campo dos Afonsos”. 06

Bairro oficial do Rio de Janeiro “os Afonsos”, como o chamamos, é mais reconhecido por ter sido palco de grandes acontecimentos do século passado. Não é exagero. Já no início dos anos 1920, o Campo dos Afonsos presenciou a fundação do aeroclube e a formação dos primeiros pilotos. Mas a história estava só começando.

Os anos seguintes ficariam marcados pelo impacto de duas Grandes Guerras, da influência dos franceses em nossa aviação, dos loucos anos da década de 1920, do primeiro salto de paraquedas e do revolucionário cenário político, que assistia de camarote à Revolução de 1924, à Coluna Prestes, à Revolta Tenentista, à instauração do Estado Novo… Posteriormente viriam a criação do Correio Aéreo Nacional, do Ministério da Aeronáutica e da Esquadrilha da Fumaça.Apresentação1

Lembre-se. O Rio de Janeiro, até então, capital do país, era centro e cenário dos principais acontecimentos do Brasil. As grandes mudanças, a inovação, faziam parte da efervescente cidade. Entre elas, a aviação crescia, tomava forma e espaço no dia a dia dos brasileiros.

0.64 130529ENI7015(c)Enilton_KirchhofMas a sensação mesmo não era outra senão os gigantescos zepellins. Nada deu tanto status cosmopolita e modernidade ao Rio de Janeiro. Falando neles, se você ainda não conhece, vale a pena dar um pulo na Base Aérea de Santa Cruz, também fluminense, para conhecer o gigantesco hangar que abrigava o famoso dirigível. Raridade, é o único prédio do gênero preservado do mundo. Veja, no vídeo abaixo, uma reportagem com todos os detalhes sobre ele:

Com todas essas informações, caros amigos, temos certeza que ficou mais fácil pra vocês encontrarem inspiração para fazer aquele clique espetacular para a campanha “Meu Rio de Cima”. 8-) Essa é a homenagem da Força Aérea Brasileira para a cidade que tanto contribuiu para a aviação nacional e, até hoje, recebe com carinho unidades importantes. É lá que estão dois grandes Comandos – o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA) e o Comando Geral de Apoio (COMGAP) – várias Diretorias, três Bases Aéreas (Galeão, Afonsos e Santa Cruz), o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), o Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), a Universidade da Força Aérea (Unifa)… – Pausa para respirar :D – E nem citamos todas…

rio450Interessado em nos ajudar nessa empreitada? Prepare seu equipamento, seu plano logístico e compartilhe com a gente o resultado. É só enviar para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As fotografias serão apreciadas para compor a campanha. Dentre essas, algumas serão divulgadas nos perfis oficiais da FAB no Facebook, Twitter e Instagram, a partir do dia 11 de maio de 2015. Mais informações em fab.mil.br/meuriodecima.

Nova ImagemSe você ficou curioso para saber com detalhe a história do Campo dos Afonsos, com imagens raríssimas dos acontecimentos citados aqui, o canal oficial da FAB no YouTube conta com uma série especial do programa FAB na História sobre o assunto. Saca só:

01 2 3 45

   

Até a próxima! wink

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook