Main menu

Fotolia_interrogation[1]

Você sabia que pode entrar em contato com a Força Aérea para tirar dúvidas e nos enviar comentários? No Centro de Comunicação da Aeronáutica (CECOMSAER) recebemos diariamente cerca de 200 e-mails com inúmeras dúvidas.  Os temas mais frequentes são formas de ingresso, limite de idade, voos em aeronaves da FAB, salário de militares e serviço militar obrigatório, entre outros.

Vamos às perguntas mais comuns…

01 – Quais são as formas de ingresso na Força Aérea? Onde posso acompanhar os concursos em andamento?

Há diversas formas de se ingressar na Força Aérea, dependendo de sua escolaridade, idade e sexo. Para saber quais são as possibilidades para você, acesse nosso assistente de ingresso aqui  e preencha um ou mais campos disponíveis para saber quais concursos são adequados ao seu perfil. É importante observar o limite de idade estabelecido.  Veja aqui se existe algum concurso com inscrição aberta ou em andamento.

02 – Quando será aberta a inscrição para o concurso que eu desejo fazer?

Você deve aguardar a liberação do edital para saber a “data da inscrição”, a “data da prova” e todas informações sobre o concurso que você fará. A Força Aérea Brasileira tem previsões de inscrições para cada concurso, que podem ser alteradas de acordo com a necessidade da Força.

Segue abaixo a previsão para o início das inscrições de nossos concursos:

  • Academia da Força Aérea (AFA) – entre os meses de maio a junho
  • Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) – entre os meses de março a maio
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – entre os meses de agosto e setembro
  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) – entre os meses de maio a julho
  • Curso de Formação de Taifeiros (CFT) – a partir de janeiro

i1412814305557576

  • Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR) – a partir de abril
  • Curso de Adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) – a partir de abril
  • Curso de Formação de Médicos (CAMAR) – a partir de abril
  • Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) – entre abril e maio
  • Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães (EIAC) – entre agosto e setembro
  • Estágio de Adaptação Técnico (EAT) – primeiro semestre do ano
  • Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) – segundo semestre do ano

03 – Posso voar em uma aeronave da Força Aérea Brasileira?

É possível voar em aeronaves da FAB, em território nacional, por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Entretanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido. Para mais informações, entre em contato com uma das seguintes unidades:

9762509453_0412a34f09

Aeronave C-97, usada para transporte de passageiros

Região Sul:

Canoas/RS – (51) 3462-5166

Florianópolis/SC – (48) 3229-5021

Santa Maria/RS – (55) 3220-3309

Região Sudeste:

Belo Horizonte/MG – (31) 4009-5013 / 4009-5165

Pirassununga/SP – (19) 3565-7025 / 3565-7205

Rio de Janeiro/RJ – (21) 2138-4020 / 2138-4205 / 2138-4212

São Paulo/SP – (11) 2465-2038 / 2465-2039

Região Centro-Oeste:

Brasília/DF – (61) 3365-1002

Campo Grande/MS – (67) 3368-3126

Região Norte:

Belém/PA – (91) 3182-9327

Boa Vista/RR – (95) 4009-1036

Manaus/AM – (92) 2129-1729

Porto Velho/RO – (69) 3211-9722 / 3211-9725

Região Nordeste:

Fortaleza/CE – (85) 3216-3195

Natal/RN – (84) 3644-7135 / 3644-7136

Recife/PE – (81) 3322-4182 / 3461-7653

Salvador/BA – (71) 3377-8225

 04 – Qual é o salário do militar?

O salário do militar depende do seu posto ou graduação. O soldo é a composição principal da remuneração de um militar, tendo alguns acréscimos (adicional habilitação, adicional militar, gratificações, vale transporte) e outros descontos (Imposto de Renda, Fundo de Saúde, contribuição para aposentadoria militar). Veja abaixo a tabela de soldos atualizadas:

SOLDO

SOLDO2

05 – Quando devo me alistar? Como faço para escolher a Força Aérea Brasileira por meio do Serviço Militar Obrigatório?

O período de alistamento, segundo o Ministério da Defesa, inicia-se no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de junho. No ano em que o cidadão completa 18 anos, ele deve se alistar na Junta de Serviço Militar mais perto de sua casa.

Alistamento Militar

Alistamento Militar

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o Serviço Militar será feita por ocasião da seleção geral. Isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. Dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o município em que se alistou ser tributário para a Força Armada na qual deseja ser incorporado. Acrescentamos ainda, que se você está prestando o serviço militar obrigatório no Exército ou na Marinha não poderá migrar para a Aeronáutica, pois é no momento da apresentação que você faz sua escolha por uma das Forças.

Veja aqui  onde se localiza a  Junta de Serviço Militar mais próximo de você.

06 – As mulheres também podem ingressar na FAB?

As mulheres podem se candidatar a quase todos os concursos da FAB, com exceção do Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães (EIAC), do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf), do Curso de Formação de Sargentos (CFS-B, nas modalidades do Grupo I e III), do Curso de Formação de Taifeiros (CFT-B) e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), que são restritos a candidatos do sexo masculino. Vale ressaltar também que não há alistamento para pessoas do sexo feminino na Força Aérea Brasileira.

Mulheres no CIAAR

Mulheres no CIAAR

0 7 – Há oportunidades para quem tem Ensino Superior completo na FAB?

Possuímos diversas vagas para candidatos com curso universitário. Para seguir carreira na FAB temos oportunidades para Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, Engenheiros, Capelães.  Já para serviço temporário há várias especialidades, a depender da necessidade da Aeronáutica em cada ano, entre elas: Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Biologia, Direito, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Filosofia, Informática, Nutrição, Terapia Ocupacional etc.  Há também o serviço militar temporário para os profissionais de medicina, odontologia, farmácia e medicina veterinária.

08 – Quais são os limites de idade para os concursos da FAB?

Atualmente, em face do Artigo 142 da Constituição Federal, que exigia lei para a fixação de idade, e com a edição da Lei de Ensino (Lei 12.464/11), os limites de idade são regulamentos pela lei 12.464, de 5 de agosto de 2011 (Lei de Ensino).

No Art. 20 da referida lei consta os limites etários para o ingresso na FAB, de acordo com o curso de formação desejado:

- Curso Preparatório de Cadetes do Ar: não ter menos de 14 anos e nem vir a completar 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

 - Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica: não ter menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

Entrega de platina de cadetes da AFA

Entrega de platina de cadetes da AFA

- Curso de Graduação em Engenharia do Instituto Tecnológico da Aeronáutica: não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

 - Curso de Adaptação de Oficiais Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica: não completar 36 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

Corpo de Alunos do CIAAR, Belo Horizonte.

Corpo de Alunos do CIAAR, Belo Horizonte.

- Estágio de Adaptação de Engenheiros da Aeronáutica: não completar 36 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

- Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica: não ter menos de 30 anos de idade e nem completar 41 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

 - Estágio de Adaptação Técnico e Estágio de Adaptação e Serviço: ter menos de 45 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

 - Curso de Formação de Sargentos: não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;

 - Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos: não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

- Curso de Formação de Taifeiros: não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.


09- Qual a diferença entre o EAGS-B e o CFS-B?

Ambos os cursos de formação são realizados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP. Entretanto, enquanto o Curso de Formação de Sargentos (CFS-B) exige que o candidato tenha Ensino Médio completo, para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS-B) é necessário curso técnico em uma das áreas requeridas pelo Comando da Aeronáutica: Eletrônica, Administração, Eletricidade, Enfermagem, Música, Obras e Informática.  O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, ou seja, além de formação militar o aluno também terá aulas técnicas do curso escolhido. Já o EAGS tem duração de aproximadamente 24 semanas, ministrado em regime de internato e tem como objetivo proporcionar aos estagiários experiências de aprendizagem que os capacitem ao exercício da profissão militar e ao desempenho das atribuições inerentes à graduação nas especialidades previstas para o seu Quadro. Mais informações desses concursos podem ser visualizadas aqui.

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

10 – Vocês indicam algum curso preparatório para os concursos da FAB?

Se você deseja matricular-se em algum cursinho preparatório para os concursos deve escolher o de sua preferência. A Força Aérea não realiza cursos preparatórios para seus exames de admissão, nem possui qualquer vínculo com estabelecimento dessa natureza.

11 – Quais são os critérios de saúde para quem deseja ingressar na Aeronáutica?

O candidato aprovado em concurso para a Força Aérea Brasileira é submetido a teste físico e inspeção de saúde, ao final, será considerado apto ou inapto para o serviço militar, cujas atividades são reguladas por lei e exigem uma condição física diferenciada.

Para obter outras informações sobre as inspeções de saúde realizadas nos concursos de admissão da FAB, solicitamos que verifique a ICA-160-6 –“ Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica”.

12 – É possível voar em um caça da FAB ou participar de uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça?

Infelizmente, o voo de pessoas não envolvidas com a atividade militar não é permitido, com exceção para os voos em aeronaves de transporte, fazendo inscrição no posto CAN da localidade onde se deseja embarcar.

Aeronave da Esquadrilha da Fumaça

Aeronave da Esquadrilha da Fumaça

13 – Posso entrar na FAB tendo tatuagem ou piercing?

Temos dois documentos que tratam do assunto, a ICA 160-6 (ABRIL 2012) e a Lei 12.464/11. Nas Inspeções de Saúde serão aplicados os requisitos exigidos pela documentação, entre eles:
“não apresentar tatuagem no corpo com símbolo ou inscrição que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Forças Armadas que faça alusão a:
a) ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade;
b) discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
c) ideia ou ato libidinoso; e
d) ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas ou à sociedade”.

14 – O que a FAB tem a dizer sobre os Objetos Voadores Não Identificados (OVNI)

O Comando da Aeronáutica não dispõe de estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desse tipo de fenômeno aéreo, o que impede a Instituição de apresentar qualquer relatório ou depoimento sobre esses acontecimentos. Todos os relatos sobre OVNI devem ser encaminhados ao Arquivo Nacional.

ARQUIVO NACIONAL
Tel: (21) 2179-1228 / (21) 2179-1273
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

15 – Qual a diferença de Contrails (trilhas de condensação) para Chemtrails (trilhas químicas)?

Os rastros que ficam no céu são chamados contrails, ou trilhas de condensação. Esses fenômenos acontecem devido ao atrito da aeronave com a umidade em baixa temperatura presente na atmosfera em grandes altitudes.

contrails

Contrails

Em relação às trilhas químicas ou chemtrails, existe uma teoria não comprovada. Vale lembrar que no Comando da Aeronáutica há o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao qual estão subordinados órgãos de excelência como o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Nenhum profissional especializado desses órgãos afirma a existência de chemtrails.

Você ainda tem alguma pergunta que não foi respondida? Em nosso site mantemos uma página dedicada às “perguntas frequentes” que você pode conferir aqui.  Caso sua dúvida não esteja lá, mande-nos um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Esperamos que  suas dúvidas tenham sido respondidas! Não deixe de acessar nossas mídias sociais e nosso Portal:

Site, Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook