Main menu

06No último dia 23 de janeiro respondemos várias perguntas sobre formas de ingressos na Força Aérea Brasileira, dúvidas recorrentes sobre alistamentos e concursos públicos. Se você perdeu, é só clicar aqui e conferir. Mas se você, internauta, ainda tem dúvidas que não foram sanadas pelo post anterior, provavelmente essa atualização é para você. Especialmente se já possui alguma formação superior. Conheça hoje como trabalhar na sua área e as opções de profissões selecionadas. São várias!

Com essa segunda parte concluímos as principais questões sobre formas de ingresso na Aeronáutica. Se, ainda assim, faltar algo mais específico, não se acanhe. Estamos sempre à disposição para o ajudarmos em sua jornada para se tornar um membro da nossa Força Aérea Brasileira. Comecemos?

 Escolas de Formação para quem tem Ensino Superior

03

Você, que não se encaixou em nenhuma das opções que tratamos no último post e tem ensino superior, pode ingressar na FAB também por concurso público. Nesses casos, o candidato aprovado fará um curso de formação militar para se familiarizar e se adequar à vida militar.

Todas as formações de candidatos aprovados em concurso para Ensino Superior acontecem no CIAAR. Vamos conhecer essa escola?

 

 

CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação de Oficiais da Aeronáutica

12

O que é?

O CIAAR fica em Belo Horizonte (MG) e forma oficiais que já fizeram o Ensino Superior fora da FAB. Seu endereço na internet é www.ciaar.com.br.

Para quem?

Existem turmas diferentes que passam pelo CIAAR. Algumas áreas fazem a formação militar juntas:

081. Curso de Adaptação de Médicos/ Dentistas/ Farmacêuticos da Aeronáutica (ou CAMAR/CADAR/CAFAR)

É o curso de médicos, dentistas e farmacêuticos, respectivamente, cuja formação acontece conjuntamente por um período de 17 semanas. Os profissionais dessas áreas ingressam como militares de carreira. O(a) candidato(a) não pode completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “d”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464).

Inscrições

A formação, como vimos, acontece de forma conjunta, mas os concursos são prestados separadamente. A inscrição para o CAMAR começa em meados de junho. As inscrições para o CADAR, e para o CAFAR, por sua vez, tem o edital previsto para março ou abril.

10

2. Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR)

Você é formado em engenharia? Esse concurso de carreira é a opção de ingresso para engenheiros formados fora da FAB. As áreas da engenharia aceitas são: agrimensura, civil, computação, elétrica, eletrônica, mecânica e telecomunicações. A formação no CIAAR para os candidatos aprovados dura 18 semanas e o(a) candidato(a) não pode completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “d”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464).

Inscrições

As inscrições abrem em meados de março.

13

3. Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP)

Esse estágio forma militares de várias especialidades e tem duração de 17 semanas. Esse curso, recentemente criado, forma oficiais de carreira e contemplou as seguintes profissões nesse primeiro concurso (realizado em 2014): Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviços Sociais. Essas áreas representam as profissões mais necessitadas pelo Comando da Aeronáutica nesse ano. Isso significa que, futuramente, mais especialidades poderão ser contempladas, conforme necessidade. O(a) candidato(a) não pode completar 32 (trinta e dois) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “d”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464).

Inscrições

As inscrições abrem em meados de março.

144. EAIC – Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães

Esse curso, com duração de 17 semanas, forma os capelães, católicos e evangélicos, para seguir carreira no serviço religioso da Força Aérea Brasileira. O candidato não ter menos de 30 (trinta) anos nem completar 41 (quarenta e um) anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “f”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464).

Inscrições

As inscrições abrem em meados de março.

No vídeo abaixo você conhece todos os detalhes dessa escola e da rotina dos alunos que passam pelo CIAAR:

 

Há concursos para a FAB que contemplam outras profissões?

07Atualmente existe um processo seletivo para selecionar oficiais temporários (máximo tempo de serviço: 9 anos) em diversas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica. Esse processo, chamado QOCON – Quadro de Oficiais Convocados, é feito por análise curricular e ocorre de forma descentralizada, com as avaliações de currículos sendo coordenadas por cada COMAR.

As vagas e profissões variam de acordo com a necessidade local daquela organização militar. O candidato se inscreve para concorrer à especialidade dentro daquela localidade e, sendo convocado, fará formação militar por cerca de dois meses. Quer saber mais sobre o processo? Veja as áreas demandadas no último QOCON, no site: http://www.qocon2015.aer.mil.br/

Curtiu? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook