Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

01Com o tema “Construindo o Futuro”, a Força Aérea Brasileira abre o ano de 2015 pensando nos próximos que virão. A nova Campanha Institucional evidencia 17 projetos estratégicos da FAB, ações que farão a diferença na vida dos brasileiros e na defesa dos 22 milhões de km² do espaço aéreo sob sua responsabilidade. Conheça, a partir deste mês, os detalhes desses investimentos, onde estão sendo aplicados os recursos, as metas e os resultados obtidos pela Força Aérea Brasileira.

 

Aqui, no Força Aérea Blog, você conhecerá mensalmente um pouco de cada um desses projetos. São informações, por exemplo, sobre a aquisição de 36 novas aeronaves de caça de múltiplo emprego, o FX-2, que culminou com a compra do caça Gripen NG da empresa sueca SAAB, em 2014. Há ainda a aquisição de equipamentos de artilharia antiaérea, novos helicópteros, aeronaves radar, o novo cargueiro da FAB, o KC-390, satélites, foguetes…02

Abrimos essa série falando sobre um dos projetos que mais representa o poder da cooperação entre os países na área de defesa e o investimento da Força Aérea Brasileira no desenvolvimento e efetivação da indústria nacional. 1-JANEIRO

O Projeto A-DARTER tem o objetivo de desenvolver, em conjunto com a República da África do Sul, um míssil ar-ar, ou seja, criado para ser lançado de aeronaves contra alvos aéreos a curto alcance, de 5ª geração, com guiamento por imageador infravermelho e empuxo vetorado. Para entender melhor, basta saber que o míssil é capaz de manobrar até 10 vezes mais rápido que um avião de combate.

O A-DARTER equipará os caças A-1M, os F-5 e o vencedor do projeto FX-2, o Gripen NG. A intenção é que o míssil atenda aos desafios dos combates aéreos contra caças de última geração em ambientes hostis de contramedidas eletrônicas, bem como, de realizar a transferência de tecnologia deste míssil – como sistemas óticos, navegação, sensores e processamento de imagens – para as indústrias de defesa brasileiras envolvidas no projeto.

Características

Com 2,98 metros de comprimento e 90 kg de peso, o míssil conta com um sensor que detecta o calor de aviões e helicópteros para ser guiado. A diferença tecnológica é que, ao contrário dos modelos mais antigos, um caça equipado com o A-DARTER pode atingir alvos que não estejam só na frente, mas também dos lados e até atrás da aeronave lançadora.

O desenvolvimento do míssil A-DARTER assegura a projeção da Força Aérea Brasileira não apenas como operador, mas, sobretudo, como desenvolvedor de um míssil de última geração de defesa aérea para as aeronaves de superioridade aérea da FAB, capacitando a indústria nacional para o desenvolvimento de sistemas bélicos de alta tecnologia.

Nova Imagem (6)

—————

Confira a íntegra da Campanha Institucional 2015:

—————

10102162315_23da0eb497_o—————

Em fevereiro, falaremos sobre o Projeto H-XBR, empreendimento do Ministério da Defesa que tem por objetivo atualizar a frota de asas rotativas das três Forças Armadas com helicópteros de médio porte modernos e adequados ao cenário Latino Americano. Não perca!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comente pelo Facebook