Main menu

9 Razões pelas quais as Olimpíadas Rio 2016 deixaram saudades em nossos militares  

1. Defender o espaço aéreo no maior evento esportivo do mundo foi uma das mais importantes missões que a FAB já realizou. Durante os Jogos, nós ativamos as áreas de exclusão de voo no espaço aéreo das cidades-sede, tudo isso para dar a máxima segurança a quem estava em solo e competindo #MissãoPagaMissãoCumprida;

Trabalhamos para segurança de todos, mas a nossa torcida pessoal era pros nossos atletas brasileiros, claro.

FAB na palma da mão

O futuro chegou! No próximo dia 23 de outubro, a Força Aérea Brasileira irá lançar seu aplicativo oficial.  Para quem não aguenta mais esperar, preparamos esse blog para apresentar o aplicativo antes mesmo do seu lançamento. A praticidade está a um toque... Tenha acesso rápido e prático a todas as informações da FAB em um único lugar... Sabemos que você tem uma rotina corrida e realiza a maioria das suas atividades pelo celular... Resolvemos o seu problema... A realidade na palma da sua mão!!! Fique à vontade, deguste um pouco do que estar por vir!

#BaixeJá https://goo.gl/iCB82b

Por trás das câmeras da FAB TV

Para quem não conhece a FAB TV ainda está em tempo. wink O post desta semana traz um conteúdo exclusivo da Força Aérea no YouTube, recheado de curiosidades, bastidores e tudo que você gostaria de saber sobre nossos apresentadores.

Vem com a gente e conheça um pouco da história da FAB TV e sua grade de programas. Vai ser legal e diferente! Topa dar uma conferida? laughing

Corinthians iria se chamar "Santos Dumont"

No próximo sábado, às 21 horas, o Atlético Mineiro vai entrar em campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians. Mas, por pouco, o clássico deste fim de semana poderia ser entre "Atlético e Santos Dumont"...

Confira mais detalhes em nosso post.

Feliz dia do aviador!

PAINEL 1A Força Aérea Brasileira convocou todos os pilotos entusiastas na arte da fotografia a participarem, com suas fotos, da campanha “Janela do meu escritório”! Foram mais de 1.500 fotos recebidas em 700 emails! Tudo isso para compartilhar o sentimento que essa profissão proporciona todas as vezes em que os pilotos estão no comando de suas aeronaves, com as mais belas paisagens à vista, em suas “janelas”! As fotografias escolhidas compõem a campanha em homenagem ao Dia do Aviador (23/10)! Aproveite para conferir esta homenagem a todos os homens e mulheres que acreditam no sonho de criar asas!

Utilize em caso de Apocalipse Zumbi

Operação AraucáriaVai que…”. Estas duas palavras representam muito o espiríto dessa postagem. Existem vários tipos de emergências que podemos – e devemos – nos preparar com antecedência. Você já parou para pensar? O que devo fazer em caso de um Apocalipse Zumbi? Pode rir, mas quando acontecer você vai ficar feliz por ter lido esse texto antes. E, no mínimo, ainda descobrir coisas que realmente te ajudarão em reais emergências. Não se preocupe, a Força Aérea Brasileira se prepara para qualquer problema. Inclusive mortos-vivos. Vem com a gente…

Confiança e fidelidade: a relação homem e cão no Canil do BINFAE-BE

5

Treinamento de guarda e proteção.

Para um visitante desavisado, a rotina do efetivo do Pelotão de Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE) pode parecer uma atividade lúdica. O treinamento dos cães para emprego nas missões do batalhão envolve brincadeiras, corrida e outra série de ações que trazem alegria para os militares que lá trabalham, mas todas essas atividades tem um objetivo claro: adestrar e manter os cães prontos para atuar na segurança e defesa das instalações e das tropas.

O sonho de voar em uma máquina de guerra

IMG_3007 - Copy

Momentos antes do voo, tensão e alegria acompanham a guerreira.

Como é voar em um avião durante a CRUZEX?! A pergunta é realizada diariamente por jornalistas, fotógrafos, fãs de aviação e todos aqueles que se impressionam com as aeronaves de combate.

Para responder a esta pergunta, colocamos a bordo de um avião A-29 Super Tucano uma Oficial da FAB que nunca antes havia sequer sentado na cabine de uma aeronave de combate. A Tenente Talita Lopes é profissional de Relações Públicas e conta abaixo como foi a emoção de participar de um voo na CRUZEX Flight 2013. Agora quem assume o comando deste post do Força Aérea Blog é a nossa tenente. Vamos acompanhar agora o depoimento dela?

Nos bastidores do nosso “Clube de Mídia”

130927JOH2276(c)Johnson_BarrosBom, pessoal. Vocês já devem saber que mídias sociais e relacionamento com os nossos fãs e seguidores é uma prioridade no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. O post de hoje tem tudo a ver com isso e é muito especial, pois conta os bastidores da criação do nosso vídeo de 100 mil fãs no facebook!!! Quem aí tá animado levanta a mão!!  \o/

Tudo que entra como pauta para gerarmos conteúdo para nossas redes sociais é sempre cuidadosamente discutido e ponderado pelos profissionais de comunicação aqui do Centro.

Santos Dumont, um gênio brasileiro

Foto: acervo Fundação Casa de Cabangu

Foto: acervo Fundação Casa de Cabangu

Alberto Santos Dumont, o mineiro nascido na Fazenda Cabangu, foi o primeiro a fazer com que um aparelho mais pesado que o ar voasse por meios próprios. Batizado de 14 Bis, o primeiro avião desenvolvido por Santos Dumont alçou voo e foi resultado de muitos estudos, experiências e alguns acidentes. Isso muita gente já sabe! Mas o lado inventor de Santos Dumont foi muito além do avião. Engenheiro e estudioso autodidata, ele criou, adaptou e desenvolveu alguns objetos que são muito comuns em nosso dia-a-dia. Você sabe quais são? Leia aqui mais um pouco sobre o rapaz franzino que revolucionou o mundo com suas descobertas.

Concurso Sua Mãe bem na foto: veja os novos prêmios que serão entregues aos ganhadores

KIT PRONTOPara todos que já estão participando do Concurso Sua Mãe bem na foto e já enviaram suas fotos e, também, para quem ainda vai enviar, temos uma ótima notícia. Vamos entregar mais prêmios para as melhores fotos!!!!

Isso mesmo, além dos prêmios já divulgados no post de lançamento do Concurso (veja aqui), vamos entregar também 10 kits com produtos da Farmácia de Manipulação da Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Programa Mais Você + Novela Flor do Caribe = FAB na mídia

A saga de Cassiano na novela Flor do Caribe continua. E em função disso, seus três amigos, que são pilotos da FAB (na novela), participaram  do programa global Mais Você da última quinta-feira (25/4).

Os atores Max Fercondini, Dudu Azevedo e Thiago Martins falaram à Ana Maria Braga detalhes das suas participações na trama.

Além disso, os três também comentaram sobre como está sendo interpretar pilotos da Força Aérea Brasileira, e como foram os dias de gravação na Base Aérea de Natal (BANT).

Bastidores da visita do Usain Bolt na Universidade da Força Aérea

130328BAT9886(c)Bruno_Batista-EditarBolt, Usain Bolt. Ele pode não ser um famoso personagem hollywoodiano, mas com certeza tem tantos fãs quanto. O grande astro do esporte mundial, o jamaicano Usain Bolt prestigiou um projeto social apoiado pela FAB na Universidade da Força Aérea na quinta-feira (28/03), no Rio de Janeiro. Aqui no blog da Força Aérea você acompanha imagens inéditas dos bastidores da visita e descobre que projeto é esse, que acabou atraindo a atenção de um dos maiores atletas de todos os tempos.

Mas afinal, quem é o homem mais rápido do mundo? Confira o perfil do astro:

Ficção x realidade: como foi a participação da FAB nas gravações de “Flor do Caribe”

Uso de uniforme, conduta no quartel, hierarquia e disciplina. Sabemos que vocês estão curiosos pra saber como se deu o relacionamento da Força Aérea Brasileira com a Rede Globo durante as gravações de Flor do Caribe.  Nós contamos pra vocês aqui nesse post. 


Atores da novela posam com o Cap. Av. Rocha durante workshop na Base Aérea de Natal

A novela traz um pouco do cotidiano de aviadores da FAB. No elenco atores e atrizes como Thaíssa Carvalho, Henri Castelli, Max Fercondini, Thiago Martins e Dudu Azevedo, interpretam pilotos de caça do 2º/5º Grupo de Aviação, Esquadrão Joker, da Base Aérea de Natal (sim, a Thaíssa Carvalho vai interpretar uma aviadora de caça!!!). A história de aventura assinada por Walter Negrão tem livre criação, misturando, muitas vezes, a ficção com a realidade.

No final do ano passado, aproximadamente 100 profissionais da TV Globo estiveram na BANT para a gravação das primeiras cenas da novela. Durante a produção, militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica organizaram um workshop, juntamente com militares da Base Aérea, abordando, dentre outras coisas, características da vida militar, treinamentos de segurança e assento ejetável e simulações de voo.

Flor do Caribe: Atores globais são caçadores da FAB na novela das seis

A novela Flor do Caribe, que estreou essa semana, tem como personagem principal um piloto de caça da Força Aérea Brasileira. Se você quer entrar pra FAB como piloto, fique ligado que este post é pra você!


Imaginem só: praia, avião, romance e muuuita velocidade. Esses ingredientes ajudam a construir o cenário da nova novela Flor do Caribe. Mas você aí, que quer ser piloto ou gosta muito de aviação, seja por hobbie ou por conhecer alguém da comunidade aeronáutica, deve saber que a rotina pra quem quer chegar lá não é nada fácil, não é? Mas quais são as formas de ingresso pra aviação militar

Bom, existem duas formas de ingressar na Força Aérea como piloto: pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) ou pela Academia da Força Aérea (AFA).