Main menu
  • Slide 2

    Você dedicou longas horas ao processo seletivo da Academia da Força Aérea e foi classificado! laughing Passou pelo Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, fez o teste físico e realizou todos os exames médicos. Sobreviveu à saudade de casa durante o período de adaptação e finalmente está cursando o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Parabéns! cool Realmente, foi um longo caminho percorrido até aqui. Agora, é hora de dominar a aeronave T-25! Porém, mesmo que tenha imaginado esse momento por toda a sua vida, ainda existem certas informações que você não encontra numa pesquisa pela internet, não estão escritas em matérias do Portal da FAB e você não tem pra quem perguntar. Pensando em você, entrevistamos alguns cadetes e aviadores da Academia da Força Aérea para fazer a nossa lista das:

    9 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PRIMEIRO VOO SOLO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

  • Slide 5

    E aí, pessoal? Tudo certo nos estudos e exercícios físicos? Pelo título dá para pensar que a coisa é bem complicada. Parece, mas não é! As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) já se encerraram cry, mas você pode se programar pro ano que vem! laughing As do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) encerram-se no dia 31 de março (ainda dá tempo de se inscrever!). Resolvemos dar uma ajudinha pra quem ainda está perdido e não sabe qual desses exames de admissão prestar! Além disso, dia 25 de março comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica! Então, tudo conspira para que esse post seja de grande ajuda, né? hehe tongue-out Esperamos corresponder às expectativas e ajudá-los! Vamos lá! Valendoo! laughing

  • Slide 4
  • Slide 1

    Motoqueiro ou Motociclista? undecided

    De acordo com o Dicionário Michaelis:

    Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
    Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

    Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
    De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

    Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

    Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

     

6 items tagged "helicóptero"

  • Asas rotativas em ação nos Jogos Olimpícos

    Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já começaram há muito tempo para os esquadrões de asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Eles também serão responsáveis pela segurança do espaço aéreo brasileiro durante os Jogos Olímpicos e já vêm se preparando para garantir o sucesso de mais essa missão há alguns anos.

    Eventos como os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e a Operações Ágata, entre outros, são alguns dos exemplos de preparação para a execução da defesa aérea na Rio 2016.

    Mas como assim (você deve estar se perguntando)? Helicóptero responsável pela defesa aérea? Isso não é missão de aeronaves de caça??? Vem com a gente que vamos explicar tudo!!!!   

  • Aviação de Asas Rotativas. Aos rotores!

    i1132818402356133Você vibra com o famoso e marcante barulho dos rotores dos helicópteros H-1H, o popularmente conhecido “sapão”, que há décadas encanta o público nas telas de cinema ou mesmo sobrevoando os céus do Brasil e do mundo? Também curte os demais barulhos característicos de cada helicóptero da frota da Força Aérea Brasileira?  Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da Aviação de Asas Rotativas?

    Bom, foi assim que tudo começou… A data era três de fevereiro de 1964. Naquele dia o então Tenente Aviador Ércio Braga voltava de mais uma missão de resgate de missionários e freiras, quando houve um problema mecânico com o helicóptero H-19 em pleno voo, na região de Katanga, no Sul do Congo.  O pouso forçado ocorreu em um local vulnerável, composto de árvores esparsas e de baixa altura. Em um dos outros helicópteros da Organização das Nações Unidas (ONU) estava o Tenente Aviador Milton Naranjo, que pousou em meio a tiros das tribos rebeldes para realizar o resgate. No final, todos voltaram em segurança, e a ação marcou o Dia da Aviação de Asas Rotativas.

  • Campanha Institucional 2015 – Projeto H-XBR atualiza frota de helicópteros das Forças Armadas

    6726921843_45ed6cb10a_oSeu nome é Super Cougar ou EC-725, mas a aeronave da foto ao lado foi batizada na FAB como H-36 Caracal. De médio porte, esse é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, com poderosos motores, espaço para mais de 29 homens equipados e aplicado em missões complexas de Busca e Resgate. As Forças Armadas brasileiras receberão 50 desses novos e modernos modelos. Conheça o Projeto H-XBR!

  • Campanha Institucional 2015 apresenta projetos estratégicos da FAB

    01Com o tema “Construindo o Futuro”, a Força Aérea Brasileira abre o ano de 2015 pensando nos próximos que virão. A nova Campanha Institucional evidencia 17 projetos estratégicos da FAB, ações que farão a diferença na vida dos brasileiros e na defesa dos 22 milhões de km² do espaço aéreo sob sua responsabilidade. Conheça, a partir deste mês, os detalhes desses investimentos, onde estão sendo aplicados os recursos, as metas e os resultados obtidos pela Força Aérea Brasileira.

  • Formação do Piloto de A a Z – o máximo da mobilidade e versatilidade nas Asas Rotativas!!!

    Em nosso último post sobre a formação dos pilotos, falamos sobre a Aviação de Patrulha. Hoje, o tema é a Aviação de Asas Rotativas. Então, pra começar, você sabe o porquê desse nome?

    A aviação de Asas Rotativas recebe este nome pelas características das suas aeronaves. Os helicópteros têm essa designação porque suas hélices, que dão propulsão para eles decolarem, são as suas “asas”, responsáveis pela sustentação no ar. Daí já dá para perceber que as Asas Rotativas exigem habilidades diferentes do piloto, não é mesmo?

  • Fui resgatado!

    “No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

    Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.”

EasyTagCloud v2.8