Main menu

6 items tagged "forças armadas"

  • Base Aérea de Porto Velho: há 30 anos guardiã da amazônia ocidental

    agata 7 - 3Mesmo antes do famoso “discurso do Rio Amazonas”, em que  Getúlio Vargas anuncia mudanças na forma de pensar do Governo Federal sobre a Amazônia Ocidental, a Aeronáutica já participava do processo de integração e desenvolvimento das áreas inacessíveis, por meio das rotas do Correio Aéreo Nacional (CAN).

    No ano seguinte à criação do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), em 1983, foram criadas as Bases de Boa Vista, em Roraima, e a de Porto Velho, em Rondônia. O post dessa semana fala das atividades da Base Aérea de Porto Velho. Vamos acompanhar?

  • Campanha Institucional 2015 – Projeto H-XBR atualiza frota de helicópteros das Forças Armadas

    6726921843_45ed6cb10a_oSeu nome é Super Cougar ou EC-725, mas a aeronave da foto ao lado foi batizada na FAB como H-36 Caracal. De médio porte, esse é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, com poderosos motores, espaço para mais de 29 homens equipados e aplicado em missões complexas de Busca e Resgate. As Forças Armadas brasileiras receberão 50 desses novos e modernos modelos. Conheça o Projeto H-XBR!

  • Cenipa: compromisso com a vida

    Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

    Laboratório de Destroços permite o treinamento do futuro investigador.

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, é a organização da Força Aérea Brasileira responsável por investigar os acidentes aeronáuticos ocorridos no Brasil, com aeronaves civis e militares.

    Ele existe desde 1971 como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e tem sede em Brasília, Distrito Federal.

    A atividade de investigação de acidentes aeronáuticos é regida pelo Anexo 13 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e tem o objetivo de prevenir acidentes. Esta é a diferença entre a investigação realizada pelo Cenipa e a investigação realizada pela autoridade policial: a finalidade.

  • NAVAMAER: As olimpíadas dos cadetes!

    DSC_0021

    A prova da pista de obstáculos faz parte do pentatlo militar

    Nesta semana, se reúnem em Pirassununga-SP, na Academia da Força Aérea (AFA), aproximadamente, seiscentos cadetes e aspirantes das três Forças Armadas para um torneio esportivo. Estamos falando da NAVAMAER, uma competição entre os futuros oficiais que acontece entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.

  • Operação Laçador: simulação de conflito real entre países

    laçadorNa última segunda-feira (16/9), iniciou na região sul do Brasil a Operação Laçador, um exercício de adestramento conjunto conduzido pelo Ministério da Defesa, com a participação da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Mais de 8.000 militares das três Forças estão envolvidos.

    Nesse exercício estão planejadas ações diretas de Forças Especiais, transporte de tropa com pouso de assalto, transposição de curso D água, controle de localidade, ações sobre reserva inimiga e tropas de defesa de área de retaguarda, estabelecimento de cabeça de ponte aérea, patrulha antissubmarino, defesa de ponto sensível com apoio da artilharia antiaérea, controle de danos, ressuprimento aéreo, entre outras. Tudo isso visando o adestramento de ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas.

  • OS JOGOS DA PAZ

    Poucos sabem, mas os Jogos Mundiais Militares, conhecidos também como “Os Jogos da Paz”, foram idealizados em celebração aos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Estamos a passos curtos da 6° edição dos Jogos Mundiais Militares (JMM). Em Outubro, todos os olhos estarão voltados para a Coreia do Sul. E vc? Gosta de Esporte? Quer conhecer um pouco mais dessa competição militar? laughing Então, #seliga no 6° JMM!

     

EasyTagCloud v2.8