Main menu

10 items tagged "aviador"

  • Academia da Força Aérea – O Ninho das Águias

    Parada(1)Se o seu sonho é ingressar na Força Aérea Brasileira e seguir carreira, este é o lugar! Conhecida como o Ninho das Águias, a Academia da Força Aérea (AFA) é uma instituição de ensino superior do Comando da Aeronáutica e, assim como uma universidade, a AFA oferece cursos nesse nível. Aquele que aqui se forma torna-se oficial de carreira da FAB, podendo chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro, no caso dos aviadores.

    E se você achava que aqui são formados somente pilotos militares (o termo mais utilizado é Aviador), e que a rotina desses é apenas “aprender a pilotar”, está bastante enganado. Mais uma vez comparando com uma universidade, a AFA oferece diferentes cursos, que são o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv), Intendentes (CFOInt) e de Infantaria (CFOInf). A missão da Academia, portanto, ganha um ar de nobreza: formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira. E isso é levado muito a sério, afinal, a grande maioria dos oficiais que comandam as unidades da FAB já passaram por aqui, inclusive, o Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica. Certamente seu sucessor também terá saído daqui.

  • Embaixadores do céu, militares da FAB… BRASILEIROS!

    Antes do Voo... Tudo checado.Com certeza você já ouviu falar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Quem ainda não ouviu a expressão: “FUMAÇA… JÁ!”?

    Mas aposto que você não sabe que a Esquadrilha irá se apresentar neste domingo (31/3), às 16h, no Pontão do Lago Sul, em Brasília/DF (ahaaaa, com essa vocês não contavam, rsrsrs).

     Então, será uma apresentação muito especial, pois irá marcar a despedida da aeronave T-27 do EDA, utilizada há trinta anos! Pois é, e você vai ficar de fora dessa?!!

  • EPCAR: Do sonho de piloto a uma formação humana e profissional sem precedentes

    Formatura EPCARNo dia 26 de janeiro, a cidade de Barbacena amanheceu diferente, nos céus, o sobrevoo de uma aeronave F-5 e T-27 Tucanos. Era a recepção para a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira, os novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

    Aqui jovens de todo o Brasil, com idade entre quatorze e dezoito anos de idade, chegam carregando na mochila roupas, algumas incertezas e muitos sonhos. Cada um desses garotos superou outros cinquenta concorrentes para ingressar em uma das melhores escolas de ensino médio do Brasil, segundo ranking do Ministério da Educação.

    Esta escola sexagenária tem como missão o preparo para o ingresso na Academia da Força Aérea, e ao longo dos anos as histórias se repetem: as longas horas de estudo, a vida no alojamento, as competições esportivas, a saudade de casa, as amizades, os valores e a esperança do futuro.

    Vamos lá conhecer alguns depoimentos emocionantes de quem já passou por aqui?

  • ESPADIM, sua carreira começa aqui…

    7516623836_bba9a480abOs 4 anos mais emocionantes das vidas dos cadetes-do-ar da Academia da Força Aérea também são os 4 anos mais memoráveis e desafiadores que os aviadores, intendentes e infantes poderiam ter. Mas como começa a vida de cadete? E o dia-a-dia, como é? Qual o significado da entrega do espadim? Vem com a gente porque hoje vamos acompanhar os detalhes do primeiro semestre dos cadetes da AFA.

    Estágio de Adaptação à Vida Militar

    Começou. Eles estão devidamente matriculados e alojados na Academia da Força Aérea, prontos para aprender a defender a Pátria, morrendo por ela se preciso for. Assim começa o estágio de adaptação (EAD) à vida militar, ou o chamado TMB, Treinamento Militar Básico. De uma forma ou de outra toda pessoa egressa da vida civil passa por esse estágio. Para os cadetes-do-ar, então, tudo é novo e o EAD é todo voltado para a máxima ”Até onde você aguenta?” Imaginem vocês que essa fase é tida para que os cadetes se conheçam mais, buscando explorar todo potencial que eles têm, algo que só é possível quando são levados ao limite. O mais interessante é que o limite – lá eles aprendem – é sempre bem mais além do que eles poderiam supor. Sempre há uma energia, que eles mal sabiam existir, guardada para as situações adversas.

  • Feliz dia do aviador!

    PAINEL 1A Força Aérea Brasileira convocou todos os pilotos entusiastas na arte da fotografia a participarem, com suas fotos, da campanha “Janela do meu escritório”! Foram mais de 1.500 fotos recebidas em 700 emails! Tudo isso para compartilhar o sentimento que essa profissão proporciona todas as vezes em que os pilotos estão no comando de suas aeronaves, com as mais belas paisagens à vista, em suas “janelas”! As fotografias escolhidas compõem a campanha em homenagem ao Dia do Aviador (23/10)! Aproveite para conferir esta homenagem a todos os homens e mulheres que acreditam no sonho de criar asas!

  • Formação do Piloto de A a Z – o máximo da mobilidade e versatilidade nas Asas Rotativas!!!

    Em nosso último post sobre a formação dos pilotos, falamos sobre a Aviação de Patrulha. Hoje, o tema é a Aviação de Asas Rotativas. Então, pra começar, você sabe o porquê desse nome?

    A aviação de Asas Rotativas recebe este nome pelas características das suas aeronaves. Os helicópteros têm essa designação porque suas hélices, que dão propulsão para eles decolarem, são as suas “asas”, responsáveis pela sustentação no ar. Daí já dá para perceber que as Asas Rotativas exigem habilidades diferentes do piloto, não é mesmo?

  • Infantaria da Aeronáutica: Como tudo começa!!

    “A Infantaria da Aeronáutica é responsável pela segurança e defesa de equipamentos, instalações e pessoas”. Essa definição você acha em vários lugares, mas o que você vai descobrir no post de hoje é que a Infantaria da Força Aérea é na verdade muito muito maior do que isso. Tipo o quê? Antiaérea, paraquedismo, Forças Especiais... E pra você entender esse universo, apresentaremos a Infantaria por onde tudo começa: o curso de formação da Academia da Força Aérea! É só continuar lendo e conhecer o que você pode, um dia, viver por lá wink #Dica: Se seu interesse não é tanto pela rotina na AFA, mas pelas formas de ingresso e pelo dia a dia da Infantaria em si, é só rolar a página. Lá embaixo reunimos todas essas informações.cool

  • OS MISTÉRIOS POR TRÁS DA ESCRITA DA FUMAÇA

    Para quem curte a Esquadrilha da Fumaça, preparamos um post super legal.

    Hoje não vamos falar de acrobacias nem de aeronaves, vamos falar de escrita. Quem já esteve em um evento da fumaça pode ter visto em algum momento a esquadrilha escrever no céu.

    Lembra de alguma dessas escritas??? Mostraremos aqui como são feitas, o que pode ser escrito, e o passo a passo da formação de cada letra. Tá interessado? Vem fazer fumaça com a gente!!! laughing

     

  • Salvar vidas: #Éissoqueimporta

    Apenas quem precisa de um órgão para sobreviver sabe como é angustiante a expectativa de receber a doação de outra pessoa. A espera constante, a luta diária pela sobrevivência, o envolvimento da família durante essa jornada...

    Nas últimas semanas, você deve ter acompanhado a discussão sobre parte desse tema, ou seja, a participação da Força Aérea Brasileira nessa luta contra o tempo, para salvar vidas. E é sobre esse assunto - que despertou tanto interesse e tantas dúvidas em nossos seguidores nas mídias sociais, na imprensa, na população brasileira como um todo - que queremos hoje conversar e informar aqui no Blog.

    Neste post, explicaremos todo o passo a passo dessa corrida pela vida! Desde a morte de uma pessoa e a autorização de sua família para a doação de um ou mais de seus órgãos, até a recepção pelo paciente que ganha outra chance com o órgão doado. São muitas pessoas envolvidas no processo, muitos profissionais, instituições e logísticas... e, por vezes, nossos militares também! Confira tudo agora e ajude-nos a compartilhar essa informação para que mais pessoas possam entender e compreender a importância da doação de órgãos e a participação da FAB nessa missão!

  • T-27 Tucano: três décadas de muitas emoções!

    Nossa querida aeronave T-27 Tucano completou 30 anos voando pela Força Aérea Brasileira! Que orgulho!

    Mundialmente conhecida por representar a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave foi desenvolvida pela Embraer em parceria com a FAB e é responsável pela formação de todos os aviadores que passaram pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), desde a sua chegada em 1983! Ufa!

    O Tucano nasceu para substituir o Cessna T-37C, antiga aeronave de treinamento.

     

EasyTagCloud v2.8