Main menu

6 items tagged "busca e resgate"

  • “Eu sabia que vocês viriam”

    6807679155_7a794f0b76Foi o que disse um dos sobreviventes do acidente com o avião FAB 2068, em 1967. Na ocasião, 30 aeronaves voaram mais de 1000 horas para resgatar o pelotão de Infantaria da Aeronáutica que estava na aeronave C-47, caída na Amazônia.

    Essa foi a missão que consagrou o dia da aviação de busca e resgate, dia 26/06. Mas não foi a primeira vez em que militares realizaram um resgate… Vocês sabem de qual missão estamos falando? Deixem seus palpites nos comentários! Nesse post, vocês vão poder conhecer mais sobre a atuação do Esquadrão especialmente habilitado para fazer busca e salvamento na FAB, o Pelicano. Veremos também curiosidades, treinamento, além de histórias de outros esquadrões que apoiaram essas missões em prol de salvar vidas. Vem com a gente!

  • A ajuda quem vem do céu: #Patrulha

    P-3 ORION“Os tubarões danificaram meu barco e não posso mais seguir viagem…”, “Há 20 tubarões aqui… eu contei”, “Na minha frente há uma aeronave do Brasil…”. Essa é a descrição do holandês Ebrahim Hemmantnia enquanto gravava um vídeo no meio do Oceano Atlântico, à deriva e cercado por tubarões. Ebrahim foi encontrado pela tripulação de uma aeronave P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), às 17h45 do dia 30 de janeiro de 2015. Ele é mais um exemplo da importância do trabalho de Busca e Salvamento realizado pela Força Aérea Brasileira, numa área de 22 milhões de quilômetros quadrados. No post de hoje, veja o vídeo do Ebrahim e conheça os detalhes do Projeto que fortalece essa rede de Busca e Salvamento, o P-3BR. Vem com a gente! cool

  • CABAS: Curso de sobrevivência na selva para militares da Força Aérea Brasileira

    IMG_2174

    “No pernoite isolado, podemos experimentar a sensação de uma situação de sobrevivência…”

    Em 2009, uma aeronave C-98 Caravan saiu de Cruzeiro do Sul (Acre) em direção à Tabatinga (Amazonas). Durante o percurso, houve uma falha no motor. Após executar os procedimentos de emergência, o piloto conseguiu planar e pousar no Rio Ituí; localizado na região. Os sobreviventes saíram pela porta traseira da aeronave e nadaram até a margem do rio. O pior parecia ter passado, mas o próximo desafio ainda estava por vir: sobreviver na floresta até o resgate chegar.

  • NVG: salvando vidas na escuridão

    NVGVocê já deve ter ouvido falar nos Óculos de Visão Noturna (NVG), não é mesmo? Mas você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) já os utilizou em um resgate REAL? Há cinco anos, em 2009, foram utilizados pela primeira vez pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, a bordo do clássico Helicóptero UH-1H Huey, realizando a mais nobre missão da FAB: a de salvar vidas!

  • Para que outros possam viver!

    AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO

    DSC_0383©Johnson_BarrosVocê já deve ter acompanhado alguma ação de Busca e Salvamento conduzida pela Força Aérea Brasileira… Ou pelo menos já ouviu falar no assunto, não é mesmo? Se ainda não, fique tranquilo, esse post é para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o sistema de Busca e Salvamento da FAB. No Dia da Aviação de Busca e Salvamento (26 de junho), você entende mais sobre a missão que marcou essa data, sobre os militares que atuam nesse campo e o que acontece quando aeronaves e embarcações sofrem algum acidente ou desaparecem. E, acredite, isso acontece com mais frequência do que se imagina… Dá só uma olhada! wink

  • PARA-SAR: A Tropa de Elite da Força Aérea Brasileira

    131127eni9282(c)enilton_kirchhof A missão é complicada e perigosa? Oferece riscos? Envolve locais inóspitos e de difícil acesso? Se a resposta para essas perguntas for positiva, provavelmente o Para-Sar será acionado.

    O Para-Sar (‘Para’ de paraquedistas e ‘Sar’ do inglês Search and Rescue, ‘Busca e Salvamento’) ou Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) é um esquadrão paraquedista de elite da Força Aérea Brasileira responsável por realizar operações especiais, instruções especializadas e busca e resgate de vítimas em acidentes aéreos, desastres naturais e missões de misericórdia.

EasyTagCloud v2.8