Main menu

5 items tagged "busca e salvamento"

  • “Eu sabia que vocês viriam”

    6807679155_7a794f0b76Foi o que disse um dos sobreviventes do acidente com o avião FAB 2068, em 1967. Na ocasião, 30 aeronaves voaram mais de 1000 horas para resgatar o pelotão de Infantaria da Aeronáutica que estava na aeronave C-47, caída na Amazônia.

    Essa foi a missão que consagrou o dia da aviação de busca e resgate, dia 26/06. Mas não foi a primeira vez em que militares realizaram um resgate… Vocês sabem de qual missão estamos falando? Deixem seus palpites nos comentários! Nesse post, vocês vão poder conhecer mais sobre a atuação do Esquadrão especialmente habilitado para fazer busca e salvamento na FAB, o Pelicano. Veremos também curiosidades, treinamento, além de histórias de outros esquadrões que apoiaram essas missões em prol de salvar vidas. Vem com a gente!

  • Campanha Institucional 2015 – Projeto H-XBR atualiza frota de helicópteros das Forças Armadas

    6726921843_45ed6cb10a_oSeu nome é Super Cougar ou EC-725, mas a aeronave da foto ao lado foi batizada na FAB como H-36 Caracal. De médio porte, esse é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, com poderosos motores, espaço para mais de 29 homens equipados e aplicado em missões complexas de Busca e Resgate. As Forças Armadas brasileiras receberão 50 desses novos e modernos modelos. Conheça o Projeto H-XBR!

  • Fui resgatado!

    “No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

    Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.”

  • NVG: salvando vidas na escuridão

    NVGVocê já deve ter ouvido falar nos Óculos de Visão Noturna (NVG), não é mesmo? Mas você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) já os utilizou em um resgate REAL? Há cinco anos, em 2009, foram utilizados pela primeira vez pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, a bordo do clássico Helicóptero UH-1H Huey, realizando a mais nobre missão da FAB: a de salvar vidas!

  • PARA-SAR: A Tropa de Elite da Força Aérea Brasileira

    131127eni9282(c)enilton_kirchhof A missão é complicada e perigosa? Oferece riscos? Envolve locais inóspitos e de difícil acesso? Se a resposta para essas perguntas for positiva, provavelmente o Para-Sar será acionado.

    O Para-Sar (‘Para’ de paraquedistas e ‘Sar’ do inglês Search and Rescue, ‘Busca e Salvamento’) ou Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) é um esquadrão paraquedista de elite da Força Aérea Brasileira responsável por realizar operações especiais, instruções especializadas e busca e resgate de vítimas em acidentes aéreos, desastres naturais e missões de misericórdia.

EasyTagCloud v2.8