Main menu

21 items tagged "fab,"

  • 450 anos de Rio de Janeiro, 100 anos de aviação

    RIO 450 BANNERA Força Aérea Brasileira acaba de lançar a campanha “Meu Rio de Cima”. A proposta é mostrarmos a Cidade Maravilhosa sob nova ótica: a imagem aérea. Vale avião, drone, asa delta… Use sua criatividade e suas oportunidades! Neste post você vai descobrir como participar. Mas esse não é o único propósito dessa atualização. E hoje, você, internauta, vai descobrir que a história entre a aviação, a Força Aérea Brasileira e o Rio de Janeiro já vem de longa data. Há mais de 100 anos nossas histórias se confundem e – entre zeppelins, Santos Dumont, hangares gigantescos, Guerras Mundiais e todas as mudanças políticas vividas pelos brasileiros durante o século XX – o Rio de Janeiro virou o berço e o catalisador da aviação nacional. Quer saber mais sobre isso? Venha conosco e descubra! Basta continuar a leitura…

  • 5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Força Aérea

    Neste post, o Força Aérea Blog inaugura um estilo já famoso em vários portais da atualidade e que será mais frequente por aqui: as listas. Entre “top 10”, “top 5”, “top 20”… e curiosidades, nossa intenção é que você conheça melhor nossa Força Aérea Brasileira, de maneira ainda mais prática e informativa. Por hoje, você fica com 5 curiosidades que talvez não conheça. Clássicos, como o Gládio Alado, ou desconhecidos, como a Fraternidade do Fole… Vem com a gente!

  • Com duas nacionalidades: Conheça o Sueco Brasileiro Gripen NG!

    No último domingo (05/04), o caça Gripen NG, selecionado pelo Brasil para ser o futuro caça da Força Aérea Brasileira, foi destaque de uma reportagem especial do programa Fantástico, exibido pela TV Globo, e, posteriormente, muito debatido entre os telespectadores nas mídias sociais. O famoso Projeto F-X2 já não é mais novidade para quem acompanha as notícias da aviação e dos investimentos feitos pela Aeronáutica nos últimos anos. Durante a reportagem do Fantástico, o jornalista Roberto Kovalick voou em um caça Gripen D, da Força Aérea da Suécia. Neste post, a gente convida você para embarcar conosco nos detalhes do projeto tongue-out Afinal, o F-X2 é muito mais do que somente a aquisição de novas aeronaves. Olha só!

  • DESCUBRA: AVIAÇÃO DE TRANSPORTE QUE VOCÊ RESPEITA!

    130328REZ1702(C)Paulo_Rezende

    Talvez você já tenha ouvido falar da Aviação de Transporte; mas, realmente, você conhece tudo sobre essa aviação? Se liga: transporte de tropas, pouso na Antártica, lançamento de paraquedistas e reabastecimento em voo. Tá bom? Ainda tem mais: ajuda humanitária, transporte de urnas eletrônicas para levar cidadania, assistência em catástrofes e até mesmo transporte de órgãos.  E há muito mais por ai.... 

    Ahhh, neste pin, você terá a oportunidade de conhecer a fundo todas as aeronaves que estão em emprego na aviação de transporte e conhecer a missão dessa aviação.

  • DIA DA INFANTARIA – Os Grupos de Artilharia Antiáerea de Autodefesa da FAB

    1º GDAENa semana que antecede o Dia da Infantaria da Aeronáutica (11/12), o Força Aérea Blog embarca no mundo dos grupos de Artilharia Antiaérea de Autodefesa da FAB, ramo de atuação da Infantaria que, do solo, pode impedir possíveis ataques de aeronaves e engenhos aeroespaciais a pontos estratégicos do país. São conhecidos pelo nome dos cavaleiros mais famosos do cinema e das galáxias! Curioso? Venha com a gente nessa breve viagem…

  • Embaixadores do céu, militares da FAB… BRASILEIROS!

    Antes do Voo... Tudo checado.Com certeza você já ouviu falar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Quem ainda não ouviu a expressão: “FUMAÇA… JÁ!”?

    Mas aposto que você não sabe que a Esquadrilha irá se apresentar neste domingo (31/3), às 16h, no Pontão do Lago Sul, em Brasília/DF (ahaaaa, com essa vocês não contavam, rsrsrs).

     Então, será uma apresentação muito especial, pois irá marcar a despedida da aeronave T-27 do EDA, utilizada há trinta anos! Pois é, e você vai ficar de fora dessa?!!

  • FAB em família

    1922121_706887852696279_1059322430_nVocê já pensou em morar no interior de São Paulo e passar quatro anos estudando para realizar o desejo de ser militar da Força Aérea Brasileira? Você sonha com os momentos das fotos ao lado? Então, imagine só quando esse sonho envolve pessoas da mesma família?

    Pois é, estes casos existem e nós trazemos pra você no Força Aérea Blog as histórias do Tenente Aviador Rodrigo Perdoná, do  Sargento Músico Paulo Rezende e dos irmãos Tenente Aviador Márcio e Tenente Aviador Marcello Sardinha.

    Eles seguiram exemplos na própria família e estão felizes com a carreira escolhida. O Tenente  Perdoná tem doisirmãos sargentos especialistas e o exemplo do Sargento Rezende levou quatro de seus seis irmãos a vestirem o azul. Os gêmeos Tenentes Márcio e Marcelo ingressaram na FAB pelo exemplo do irmão mais velho, o Suboficial Antonio Carlos Sardinha.

    Todos eles dizem que no final tudo valeu a pena, como conta a 3º Sargento Marta, da família Rezende: “Eu digo que vale a pena estudar na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Os galpões de especialidade têm uma estrutura muito boa, o ensino é de ótima qualidade e os instrutores bem preparados. Fazemos amizades para a vida inteira, conhecemos pessoas de vários lugares do Brasil”, lembra entusiasmada. Sobre a Academia da Força Aérea, todos consideram um sonho realizado: “Eu lutei para entrar na AFA e tenho muito orgulho de ser aviador. É tudo o que sonhei”, afirma o Tenente Aviador Márcio. “Sempre foi o meu sonho fazer parte da Aviação de Caça”, completa o Tenente Aviador Perdoná. Vamos conferir agora?

  • FAB na palma da mão

    O futuro chegou! No próximo dia 23 de outubro, a Força Aérea Brasileira irá lançar seu aplicativo oficial.  Para quem não aguenta mais esperar, preparamos esse blog para apresentar o aplicativo antes mesmo do seu lançamento. A praticidade está a um toque... Tenha acesso rápido e prático a todas as informações da FAB em um único lugar... Sabemos que você tem uma rotina corrida e realiza a maioria das suas atividades pelo celular... Resolvemos o seu problema... A realidade na palma da sua mão!!! Fique à vontade, deguste um pouco do que estar por vir!

    #BaixeJá https://goo.gl/iCB82b

  • Força Aérea Brasileira sob novo Comando

    rossato Você sabia que a Força Aérea Brasileira tem um novo Comandante? Você sabe quem é o Oficial que assumiu o mais alto posto da Aeronáutica? Vamos lá!

    O novo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) possui 46 anos de experiência e uma carreira definida pela superação, eficiência e capacidade de decisão. Com humildade e tranquilidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (63) assume agora o grande desafio de conduzir a Aeronáutica, com a missão de perpetuar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito por 08 anos: uma gestão de sucesso marcada pela expansão, reaparelhamento e reconhecimento da Força, especialmente na Defesa Aérea e no Controle do Tráfego Aéreo. Conheça agora um pouco mais sobre essas duas personalidades com as novas edições da Revista AEROVISÃO e do Jornal NOTAER. Confira!

  • O acidente que envolveu o Ministro do STF Teori Zavascki

    Nos últimos dias, com certeza, você ouviu falar muito sobre o acidente aéreo que ocorreu em Paraty/RJ. Desde então, várias notícias sobre o processo de investigação foram divulgadas, o que pode ter criado dúvidas em você.

    Mas agora, em primeira mão, você, amigo leitor do Força Aérea Blog, vai entender, dia após dia, tudo o que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou desde o dia do acidente. Abaixo, você confere a versão oficial da FAB sobre os últimos fatos.

  • O Dia da Vitória e o heróismo dos brasileiros na II Guerra Mundial

    dia_da_vitria_acentoHoje é o Dia-V, o Dia da Vitória. Há 70 anos, em 8 de maio de 1945, o Nazismo se rendia. Era o fim, na Europa, da guerra que matou mais de 50 milhões de pessoas. Daí você deve lembrar de filmes, jogos e um monte de histórias que mostram combates de russos, ingleses, norte-americanos, franceses… …e pensa: “a participação do Brasil foi pequena”. Até parece… Vem com a gente!
  • O pin da semana: Soldados da FAB

    O post da semana - como vários outros que você já viu por aqui - é diferente. No lugar do texto enorme e das várias imagens, apenas uma. Mas é só dela que você precisa mesmo... laughing A publicação é especial, em comemoração à Semana do Soldado na Força Aérea - afinal, se você não
    sabe, 25 de agosto é o dia deles smile. Então celebre com a gente ficando informado!! Dá só uma olhada na imagem aí. A ideia é ser no estilo Pinterest, aquela rede social que compartilha imagens criativas, interessantes e cheias de informações. E como somos um blog, agregamos vários outros links que permitirão que você, internauta, saia daqui sem qualquer dúvida sobre como é a rotina do soldado na FAB. Não perca essa e aproveite para salvar a imagem e compartilhar em sua rede social - e, quem sabe, naquele seu grupo de whatsappwink



    Por hoje é só!! E aí, o que você achou do nosso post? O suficiente para curtir, seguir ou compartilhar? cool Então, a gente se encontra nos comentários aí embaixo ou nos perfis oficiais da FAB no Facebook, Twitter, Instagram, Flickr e Youtube. É só nos contar o que você achou da ideia. E pra fechar, fique à vontade para aproveitar o vídeo abaixo. É o novo FAB em Ação, que estreia justamente falando dos nossos soldados. Você vai sair daqui dando aula sobre o assunto, né? tongue-out

     

                                  

     

     

  • O trabalho dos Peacekeepers brasileiros no Mundo

    cb henriqueVocê provavelmente sabe que o Brasil participa diretamente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH, afinal, o país é líder da missão e é lá onde estão a maioria dos boinas azuis brasileiros. O que você vai descobrir aqui hoje é que somos mais de 1,7 mil militares espalhados em nove nações, entre elas, Saara Ocidental, Líberia e Sudão. Confira ainda o depoimento de quem vence a distância de casa e atua em Missões das Nações Unidas pela preservação da paz no mundo inteiro. E a expectativa de quem está para embarcar. Vem com a gente!

  • OS JOGOS DA PAZ

    Poucos sabem, mas os Jogos Mundiais Militares, conhecidos também como “Os Jogos da Paz”, foram idealizados em celebração aos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Estamos a passos curtos da 6° edição dos Jogos Mundiais Militares (JMM). Em Outubro, todos os olhos estarão voltados para a Coreia do Sul. E vc? Gosta de Esporte? Quer conhecer um pouco mais dessa competição militar? laughing Então, #seliga no 6° JMM!

     

  • OS MISTÉRIOS POR TRÁS DA ESCRITA DA FUMAÇA

    Para quem curte a Esquadrilha da Fumaça, preparamos um post super legal.

    Hoje não vamos falar de acrobacias nem de aeronaves, vamos falar de escrita. Quem já esteve em um evento da fumaça pode ter visto em algum momento a esquadrilha escrever no céu.

    Lembra de alguma dessas escritas??? Mostraremos aqui como são feitas, o que pode ser escrito, e o passo a passo da formação de cada letra. Tá interessado? Vem fazer fumaça com a gente!!! laughing

     

  • Passei um Carnaval em Veneza

    Quando alguém ingressa na Força Aérea Brasileira, algumas coisas são certas: vai vestir a farda azul, vai se acostumar com o som das turbinas e vai cantar "Carnaval em Veneza". Pode ser uma turma de aviadores, de soldados, de especialistas, tanto faz: tropa na FAB canta, em algum momento, "Carnaval em Veneza". Mas você sabe que música é essa e sobre o que ela trata? Cheio de curiosidades históricas e detalhes que levaram à criação da música, esse texto vai transportar você para o final da II Guerra Mundial. Desembarque agora na Itália dos nossos heróis Jambocks! Este foi só o começo de 70 anos de memória, tradição e desenvolvimento da Caça no Brasil!

  • Por trás das câmeras da FAB TV

    Para quem não conhece a FAB TV ainda está em tempo. wink O post desta semana traz um conteúdo exclusivo da Força Aérea no YouTube, recheado de curiosidades, bastidores e tudo que você gostaria de saber sobre nossos apresentadores.

    Vem com a gente e conheça um pouco da história da FAB TV e sua grade de programas. Vai ser legal e diferente! Topa dar uma conferida? laughing

  • Qualidade de vida pra quem muito já fez!

    Nesta semana, comemoramos o dia do idoso! E lembrando daqueles que já fizeram muito pela Força Aérea Brasileira, aproveitamos para dizer que, há quase 30 anos, a Força procura retribuir essa dedicação de toda uma vida, mantendo a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) aberta e em pleno funcionamento!

    A Casa Gerontológica oferece assistência geronto-geriátrica, pioneira no âmbito das Forças Armadas. São atendidos aproximadamente 160 idosos, dos quais 110 são internos e 50 são participantes do Centro de Convivência da CGABEG, todos militares ou dependentes de militares.

    Considerada referência no atendimento ao idoso no país, na casa encontramos programas regulares de exercício da memória e de fortalecimento social, além de outras atividades que você confere abaixo. Vamos lá?

  • Santos Dumont: Fatos e Visões

    Nascia em 20 de julho 1873 Alberto Santos-Dumont, um brasileiro que iria revolucionar o mundo com sua inventividade e genialidade. Este ser humano visionário, movido por um espírito inquieto e empreendedor, viria a se tornar uma das mais importantes personalidades da era moderna, não apenas em seu tempo, como também por deixar seu perpétuo legado na conquista dos ares.

    Mas, o que pouca gente sabe é que sua história vai muito além do avião, do relógio de pulso e da volta na Torre Eiffel com o dirigível. Só para te convencer: previsão do futuro não é privilégio só do Júlio Verne. laughing

    Duvida? Olha só!

  • Tudo que você precisa saber sobre Reabastecimento em voo

     

    Já viu um avião entrar em contato com outro durante o voo? Isso é reabastecimento em voo, ou, simplesmente, REVO! surprised

    Já tentou abastecer um carro em movimento?!?! Imagina abastecer uma aeronave, com adversidades como o tempo. E você deve estar se perguntando: Por que abastecer em voo?

    Quer saber como acontece? Quais aeronaves são capazes de fazer isso? Se liga!!

EasyTagCloud v2.8