Main menu

21 items tagged "Força Aérea Brasileira"

  • #FiqueporDentro: Símbolos Nacionais com apenas um PIN

    O post do Força Aérea Blog desta semana traz os símbolos nacionais de um jeito diferente. Sabe quais são eles? Já, já a gente responde! wink A nossa intenção é que você #fiquepordentro do tema com apenas uma imagem. Sim! Apenas uma imagem, super criativa e didática. tongue-out É importante que você e todos os brasileiros os conheçam, afinal, os Símbolos Nacionais representam o Brasil em cerimônias, eventos, documentos e missões oficiais. Também vamos revelar algumas curiosidades sobre eles. #FicaDica Podem ser cobrados em provas, vestibulares e concursos públicos! Fique a vontade pra compartilhar o nosso pin com todo mundo! laughing 

  • 450 anos de Rio de Janeiro, 100 anos de aviação

    RIO 450 BANNERA Força Aérea Brasileira acaba de lançar a campanha “Meu Rio de Cima”. A proposta é mostrarmos a Cidade Maravilhosa sob nova ótica: a imagem aérea. Vale avião, drone, asa delta… Use sua criatividade e suas oportunidades! Neste post você vai descobrir como participar. Mas esse não é o único propósito dessa atualização. E hoje, você, internauta, vai descobrir que a história entre a aviação, a Força Aérea Brasileira e o Rio de Janeiro já vem de longa data. Há mais de 100 anos nossas histórias se confundem e – entre zeppelins, Santos Dumont, hangares gigantescos, Guerras Mundiais e todas as mudanças políticas vividas pelos brasileiros durante o século XX – o Rio de Janeiro virou o berço e o catalisador da aviação nacional. Quer saber mais sobre isso? Venha conosco e descubra! Basta continuar a leitura…

  • 5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Força Aérea

    Neste post, o Força Aérea Blog inaugura um estilo já famoso em vários portais da atualidade e que será mais frequente por aqui: as listas. Entre “top 10”, “top 5”, “top 20”… e curiosidades, nossa intenção é que você conheça melhor nossa Força Aérea Brasileira, de maneira ainda mais prática e informativa. Por hoje, você fica com 5 curiosidades que talvez não conheça. Clássicos, como o Gládio Alado, ou desconhecidos, como a Fraternidade do Fole… Vem com a gente!

  • A ajuda quem vem do céu: #Patrulha

    P-3 ORION“Os tubarões danificaram meu barco e não posso mais seguir viagem…”, “Há 20 tubarões aqui… eu contei”, “Na minha frente há uma aeronave do Brasil…”. Essa é a descrição do holandês Ebrahim Hemmantnia enquanto gravava um vídeo no meio do Oceano Atlântico, à deriva e cercado por tubarões. Ebrahim foi encontrado pela tripulação de uma aeronave P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), às 17h45 do dia 30 de janeiro de 2015. Ele é mais um exemplo da importância do trabalho de Busca e Salvamento realizado pela Força Aérea Brasileira, numa área de 22 milhões de quilômetros quadrados. No post de hoje, veja o vídeo do Ebrahim e conheça os detalhes do Projeto que fortalece essa rede de Busca e Salvamento, o P-3BR. Vem com a gente! cool

  • À prova de fogo!

    19330737091_f2e55e1365_o

    Toda criança quer ser alguém quando crescer… A maioria delas quer algo bem específico… Ser piloto, astronauta ou bombeiro. Bem, nós temos os três na FAB. Mas deixemos o piloto e o astronauta para outra oportunidade e vamos nos aventurar mais nos perigos da vida. Todo mundo conhece e já viu um bombeiro, uma viatura ou até uma equipe em ação. Só que poucos conhecem quem são os Bombeiros da Força Aérea, como é a formação deles, onde atuam e muito mais…

    Curtiu??? Quer saber mais? Vem com a gente!  wink

  • Com duas nacionalidades: Conheça o Sueco Brasileiro Gripen NG!

    No último domingo (05/04), o caça Gripen NG, selecionado pelo Brasil para ser o futuro caça da Força Aérea Brasileira, foi destaque de uma reportagem especial do programa Fantástico, exibido pela TV Globo, e, posteriormente, muito debatido entre os telespectadores nas mídias sociais. O famoso Projeto F-X2 já não é mais novidade para quem acompanha as notícias da aviação e dos investimentos feitos pela Aeronáutica nos últimos anos. Durante a reportagem do Fantástico, o jornalista Roberto Kovalick voou em um caça Gripen D, da Força Aérea da Suécia. Neste post, a gente convida você para embarcar conosco nos detalhes do projeto tongue-out Afinal, o F-X2 é muito mais do que somente a aquisição de novas aeronaves. Olha só!

  • Como ingressar na Força Aérea? (Parte 2)

    06No último dia 23 de janeiro respondemos várias perguntas sobre formas de ingressos na Força Aérea Brasileira, dúvidas recorrentes sobre alistamentos e concursos públicos. Se você perdeu, é só clicar aqui e conferir. Mas se você, internauta, ainda tem dúvidas que não foram sanadas pelo post anterior, provavelmente essa atualização é para você. Especialmente se já possui alguma formação superior. Conheça hoje como trabalhar na sua área e as opções de profissões selecionadas. São várias!

    Com essa segunda parte concluímos as principais questões sobre formas de ingresso na Aeronáutica. Se, ainda assim, faltar algo mais específico, não se acanhe. Estamos sempre à disposição para o ajudarmos em sua jornada para se tornar um membro da nossa Força Aérea Brasileira. Comecemos?

  • ESPECIAL VALORES DA FAB – Segundo ano da série resgata a história de mais quatro militares da Força Aérea

    A série especial de fim de ano da Força Aérea Brasileira, sucesso da grade de programação em 2013 com mais de 47 mil acessos, entra agora em sua segunda edição. O modelo e o objetivo são os mesmos: O “Valores da FAB” traz para o público a história dos militares, cujas vidas são baseadas em preceitos básicos da Aeronáutica, como profissionalismo, dedicação, disciplina, coragem e patriotismo. É a história de quem fez na FAB não só sua carreira, mas um modelo de vida.

    Conheça os personagens dessa edição:

  • FAB na palma da mão

    O futuro chegou! No próximo dia 23 de outubro, a Força Aérea Brasileira irá lançar seu aplicativo oficial.  Para quem não aguenta mais esperar, preparamos esse blog para apresentar o aplicativo antes mesmo do seu lançamento. A praticidade está a um toque... Tenha acesso rápido e prático a todas as informações da FAB em um único lugar... Sabemos que você tem uma rotina corrida e realiza a maioria das suas atividades pelo celular... Resolvemos o seu problema... A realidade na palma da sua mão!!! Fique à vontade, deguste um pouco do que estar por vir!

    #BaixeJá https://goo.gl/iCB82b

  • Força Aérea Brasileira sob novo Comando

    rossato Você sabia que a Força Aérea Brasileira tem um novo Comandante? Você sabe quem é o Oficial que assumiu o mais alto posto da Aeronáutica? Vamos lá!

    O novo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) possui 46 anos de experiência e uma carreira definida pela superação, eficiência e capacidade de decisão. Com humildade e tranquilidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (63) assume agora o grande desafio de conduzir a Aeronáutica, com a missão de perpetuar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito por 08 anos: uma gestão de sucesso marcada pela expansão, reaparelhamento e reconhecimento da Força, especialmente na Defesa Aérea e no Controle do Tráfego Aéreo. Conheça agora um pouco mais sobre essas duas personalidades com as novas edições da Revista AEROVISÃO e do Jornal NOTAER. Confira!

  • Garantindo a segurança da navegação: conheça o Projeto I-X

    foto12 “O avião é o meio de transporte mais seguro que existe”. Essa frase é tão verdadeira que já virou senso comum. A garantia de um voo seguro, contudo, depende de vários fatores, entre eles um aspecto tão relevante quanto desconhecido pelo público viajante: a qualidade e precisão dos equipamentos que apoiam a navegação das aeronaves. É aí que entra em ação o Grupo Especial de Inspeção em Voo, o GEIV, e o Projeto I-X, que pretende consolidar a Força Aérea Brasileira no cenário do que há de mais moderno no segmento. Você, internauta, não vê o trabalho desses militares, mas eles são fundamentais para que você aproveite a ponte aérea diária, ou aquelas merecidas férias, com tranquilidade. Conheça, nesse post, um pouco mais sobre o trabalho do GEIV e sobre o equipamento de primeiro mundo previsto pelo I-X. Curta sem moderação! tongue-out

  • II COMAR – Na defesa de uma das regiões mais estratégicas do Brasil

    Nova Imagem Chegou a vez de falarmos do II Comando Aéreo Regional. Nessa publicação, você vai conhecer uma das histórias mais emblemáticas da Força Aérea Brasileira (FAB) e como essa unidade, tão estratégica, foi capaz de definir o destino da soberania nacional. Imperdível!

  • Infantaria da Aeronáutica: Como tudo começa!!

    “A Infantaria da Aeronáutica é responsável pela segurança e defesa de equipamentos, instalações e pessoas”. Essa definição você acha em vários lugares, mas o que você vai descobrir no post de hoje é que a Infantaria da Força Aérea é na verdade muito muito maior do que isso. Tipo o quê? Antiaérea, paraquedismo, Forças Especiais... E pra você entender esse universo, apresentaremos a Infantaria por onde tudo começa: o curso de formação da Academia da Força Aérea! É só continuar lendo e conhecer o que você pode, um dia, viver por lá wink #Dica: Se seu interesse não é tanto pela rotina na AFA, mas pelas formas de ingresso e pelo dia a dia da Infantaria em si, é só rolar a página. Lá embaixo reunimos todas essas informações.cool

  • Mirando alto! Como tudo começa...

    Para os fãs da Força Aérea, da vida na caserna e do esporte, os Jogos Mundiais Militares funcionam como uma Olimpíada. Até porque – é bom você ficar sabendo – somos a maior potência esportiva da competição em um universo de 110 países!!(yes!cool). E hoje, nós queremos mostrar para você como tudo isso começa. Para isso, buscamos uma promessa do esporte militar atual... Um cadete da Academia da Força Aérea, futuro aviador, mineiro da gema – daqueles quietinhos mesmotongue-out – e que tem duas paixões: tiro esportivo e aviação. Seu apelido? “O sniper”! Já sacou o nível, né? Vale a pena acompanhar essa história emocionante e notar a importância do esporte para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil. Vem ver!

  • Na defesa da fronteira: a interceptação de aeronaves

    Procedimento de interceptaçãoVocê provavelmente conhece pelo menos duas cidades da fronteira brasileira. Uma possui 23.628 habitantes. A outra tem 6.320. A primeira faz divisa com a Guiana Francesa. A segunda fica a 347 km de Montevidéu, capital do Uruguai. Entre as famosas – e ainda assim desconhecidas – Oiapoque (AP) e Chuí (RS) há uma extensão de terra de 16 mil km, 10 milhões de habitantes de 11 estados brasileiros, área limítrofe com 10 países sul-americanos. Isso é nada menos que 27% do território Nacional. E toda essa fronteira está protegida por terra, água e ar!! Falemos do tipo de proteção que precisa de aviões laughing

  • No ar: A voz da Força Aérea Brasileira

      É comum você ver por aqui experiências e depoimentos reais de pessoas que estão ou já passaram pela Força Aérea Brasileira. Há quem participe de missões humanitárias no interior do Amazonas, há quem atue no mundo inteiro como peacekeeper da ONU, outros que enfrentam desafios para conquistar o Pico da Neblina ou que simplesmente podem dizer "Fui resgatado!". É dessa forma que você, internauta, consegue ter uma visão interna, dos bastidores, de quem um dia esteve na sua posição, de observador, fã e curioso sobre o trabalho da FAB. O que pouca gente sabe é que nos quadros das Forças Armadas há espaço para diversos profissionais, além dos tradicionais aviadores, infantes e intendentes – como veterinários, jornalistas, administradores, arrumadores, fotógrafos, assistentes sociais, arquivologistas, engenheiros de todas as áreas... E como em 07 de novembro celebramos o Dia do Radialista, hoje o Força Aérea Blog traz o depoimento deste profissional, militar da FAB que comanda a Rádio Força Aérea. Das escolhas, carreira, formação militar, do dia a dia no “quartel”... para você ver que todos os profissionais aqui assumem papel fundamental na construção da Força Aérea e no cumprimento de sua missão. Saiba de tudo e se inspire! Seja você de qualquer área... wink

  • O Dia da Vitória e o heróismo dos brasileiros na II Guerra Mundial

    dia_da_vitria_acentoHoje é o Dia-V, o Dia da Vitória. Há 70 anos, em 8 de maio de 1945, o Nazismo se rendia. Era o fim, na Europa, da guerra que matou mais de 50 milhões de pessoas. Daí você deve lembrar de filmes, jogos e um monte de histórias que mostram combates de russos, ingleses, norte-americanos, franceses… …e pensa: “a participação do Brasil foi pequena”. Até parece… Vem com a gente!
  • O pin da semana: Soldados da FAB

    O post da semana - como vários outros que você já viu por aqui - é diferente. No lugar do texto enorme e das várias imagens, apenas uma. Mas é só dela que você precisa mesmo... laughing A publicação é especial, em comemoração à Semana do Soldado na Força Aérea - afinal, se você não
    sabe, 25 de agosto é o dia deles smile. Então celebre com a gente ficando informado!! Dá só uma olhada na imagem aí. A ideia é ser no estilo Pinterest, aquela rede social que compartilha imagens criativas, interessantes e cheias de informações. E como somos um blog, agregamos vários outros links que permitirão que você, internauta, saia daqui sem qualquer dúvida sobre como é a rotina do soldado na FAB. Não perca essa e aproveite para salvar a imagem e compartilhar em sua rede social - e, quem sabe, naquele seu grupo de whatsappwink



    Por hoje é só!! E aí, o que você achou do nosso post? O suficiente para curtir, seguir ou compartilhar? cool Então, a gente se encontra nos comentários aí embaixo ou nos perfis oficiais da FAB no Facebook, Twitter, Instagram, Flickr e Youtube. É só nos contar o que você achou da ideia. E pra fechar, fique à vontade para aproveitar o vídeo abaixo. É o novo FAB em Ação, que estreia justamente falando dos nossos soldados. Você vai sair daqui dando aula sobre o assunto, né? tongue-out

     

                                  

     

     

  • O trabalho dos Peacekeepers brasileiros no Mundo

    cb henriqueVocê provavelmente sabe que o Brasil participa diretamente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH, afinal, o país é líder da missão e é lá onde estão a maioria dos boinas azuis brasileiros. O que você vai descobrir aqui hoje é que somos mais de 1,7 mil militares espalhados em nove nações, entre elas, Saara Ocidental, Líberia e Sudão. Confira ainda o depoimento de quem vence a distância de casa e atua em Missões das Nações Unidas pela preservação da paz no mundo inteiro. E a expectativa de quem está para embarcar. Vem com a gente!

  • Os bastidores da jornada que nos levou ao ponto mais alto do Brasil

    141118REZ9379(C)Paulo_RezendeImagine uma caminhada de quatro dias sob chuva constante e um trajeto de subidas difíceis e perigosas. Na bagagem, suprimentos, profissionalismo, técnica e coragem. O destino? O ponto mais alto do território brasileiro. A missão: Trocar a Bandeira Nacional. A partir de agora você acompanha os bastidores desse desafio. Esse é o relato da Tenente Jornalista Jussara Peccini e do Sargento Fotógrafo Paulo Rezende, enviados especiais do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, que acompanharam o último dos quatro dias encarados pelos militares do Batalhão de Infantaria de Manaus, responsáveis pela tarefa de chegar ao Pico da Neblina, numa missão pouco conhecida dos brasileiros, mas tão simbólica para a nação. Imperdível!

EasyTagCloud v2.8