Main menu
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3
  • Slide 4

Segurança e Prevenção de acidentes do trabalho: como a FAB trabalha

ATENÇÃO! Esse post contém uma dose EXTRA de informações técnicas. A ideia é agregar conhecimentos quanto ao tema dentro da FAB, à lá wikipedia, mesmo!!! wink

Leia e descubra um mundo de informação EXCLUSIVA sobre o funcionamento do conceito de segurança do trabalho numa Força Armada.

___________________________________

Prevenção de acidente de trabalho. Você com certeza tem alguma ideia do que se trata e talvez até já tenha participado de uma palestra sobre o tema. Mas alguém aí sabe como o assunto é tratado dentro de uma Força Armada?

Nesse blog, iremos falar de segurança do trabalho no âmbito da Força Aérea Brasileira. A ideia é apresentar perspectivas diferentes desse tema tão comum no meio civil, mas do qual pouco se sabe no meio militar.

Mas o que é "acidente de trabalho"?

Imaginem o dia a dia de um soldado. Ele é bastante operacional, pois põe a mão na massa pra valer, ajudando em diversas atividades, desde uma tarefa administrativa, até uma tarefa que é bastante exigente fisicamente, como tirar o serviço de guarda no quartel. Pois bem, imaginem a quantos riscos os militares estão expostos todos os dias no seu ambiente de trabalho? Esses riscos são inerentes à atividade e é necessário prover meios para diminuí-los. Acidente relacionado ao trabalho, conforme consta no artº19 da lei nº8213/91, é todo aquele que ocorre no exercício de suas atividades a serviço da organização, com agravo à saúde, devido às condições e/ou ambiente de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo ter perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho causando a morte.

Deu pra entender a seriedade do tema, não é mesmo? Por isso é tão importante que haja um agente ou uma comissão que trabalhe na prevenção de acidentes de trabalho.

Velozes e Furiosos

Motoqueiro ou Motociclista? undecided

De acordo com o Dicionário Michaelis:

Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

 

Corinthians iria se chamar "Santos Dumont"

No próximo sábado, às 21 horas, o Atlético Mineiro vai entrar em campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians. Mas, por pouco, o clássico deste fim de semana poderia ser entre "Atlético e Santos Dumont"...

Confira mais detalhes em nosso post.

Santos Dumont: Fatos e Visões

Nascia em 20 de julho 1873 Alberto Santos-Dumont, um brasileiro que iria revolucionar o mundo com sua inventividade e genialidade. Este ser humano visionário, movido por um espírito inquieto e empreendedor, viria a se tornar uma das mais importantes personalidades da era moderna, não apenas em seu tempo, como também por deixar seu perpétuo legado na conquista dos ares.

Mas, o que pouca gente sabe é que sua história vai muito além do avião, do relógio de pulso e da volta na Torre Eiffel com o dirigível. Só para te convencer: previsão do futuro não é privilégio só do Júlio Verne. laughing

Duvida? Olha só!

Esquadrilha da Fumaça está de volta! O que mudou?

EDA - A29-T27Após dois anos e três meses de adaptação à nova aeronave A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, retoma a sua agenda  de apresentações pelos municípios do Brasil e feiras internacionais, trazendo algumas novidades. Quer saber o que mudou? Então nos acompanhe nesse breve post.

A prova de fogo!

19330737091_f2e55e1365_o

Toda criança quer ser alguém quando crescer… A maioria delas quer algo bem específico… Ser piloto, astronauta ou bombeiro. Bem, nós temos os três na FAB. Mas deixemos o piloto e o astronauta para outra oportunidade e vamos nos aventurar mais nos perigos da vida. Todo mundo conhece e já viu um bombeiro, uma viatura ou até uma equipe em ação. Só que poucos conhecem quem são os Bombeiros da Força Aérea, como é a formação deles, onde atuam e muito mais…

Curtiu??? Quer saber mais? Vem com a gente!  wink

Para que outros possam viver!

AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO

DSC_0383©Johnson_BarrosVocê já deve ter acompanhado alguma ação de Busca e Salvamento conduzida pela Força Aérea Brasileira… Ou pelo menos já ouviu falar no assunto, não é mesmo? Se ainda não, fique tranquilo, esse post é para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o sistema de Busca e Salvamento da FAB. No Dia da Aviação de Busca e Salvamento (26 de junho), você entende mais sobre a missão que marcou essa data, sobre os militares que atuam nesse campo e o que acontece quando aeronaves e embarcações sofrem algum acidente ou desaparecem. E, acredite, isso acontece com mais frequência do que se imagina… Dá só uma olhada! wink

Aviação de Reconhecimento – a primeira e a última no campo de batalha

Como adentrar ao território inimigo e mapear as características geográficas, instalações, tropas, aeronaves e carros de combate? Não parece nada fácil não é?

Atualmente, essa missão vem sendo cada vez mais desenvolvida por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), pois além de eliminar o risco da perda de vidas humanas, permite um mapeamento muito mais completo com tecnologias e sistemas de última geração. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre a atualidade da Aviação de Reconhecimento!!! ;) 

Aviação carga pesada!!

Sabe aqueles enormes aviões militares que você só vê quando perto de uma Base Aérea ou em eventos promovidos pela Força Aérea Brasileira durante o ano? Sabe como eles são ? De que missões participam?

Pra começo de conversa, esses “monstros” são da #AviaçãoDeTransporte. Mas os termos “transportar” e “apoio logístico” não traduzem muito bem a sua importância, não é? #AnotaAí – lançamento de paraquedistas em áreas inimigas, Antártida, suporte para comunidades em áreas isoladas do Brasil, urnas eletrônicas, peacekeepers no Haiti. No post de hoje, conheça mais sobre essa aviação e, principalmente, sobre a mais nova e impressionante aeronave brasileira: o KC-390. Olha só!

O trabalho dos Peacekeepers brasileiros no Mundo

cb henriqueVocê provavelmente sabe que o Brasil participa diretamente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH, afinal, o país é líder da missão e é lá onde estão a maioria dos boinas azuis brasileiros. O que você vai descobrir aqui hoje é que somos mais de 1,7 mil militares espalhados em nove nações, entre elas, Saara Ocidental, Líberia e Sudão. Confira ainda o depoimento de quem vence a distância de casa e atua em Missões das Nações Unidas pela preservação da paz no mundo inteiro. E a expectativa de quem está para embarcar. Vem com a gente!

5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Força Aérea

Neste post, o Força Aérea Blog inaugura um estilo já famoso em vários portais da atualidade e que será mais frequente por aqui: as listas. Entre “top 10”, “top 5”, “top 20”… e curiosidades, nossa intenção é que você conheça melhor nossa Força Aérea Brasileira, de maneira ainda mais prática e informativa. Por hoje, você fica com 5 curiosidades que talvez não conheça. Clássicos, como o Gládio Alado, ou desconhecidos, como a Fraternidade do Fole… Vem com a gente!

Na defesa da fronteira: a interceptação de aeronaves

Procedimento de interceptaçãoVocê provavelmente conhece pelo menos duas cidades da fronteira brasileira. Uma possui 23.628 habitantes. A outra tem 6.320. A primeira faz divisa com a Guiana Francesa. A segunda fica a 347 km de Montevidéu, capital do Uruguai. Entre as famosas – e ainda assim desconhecidas – Oiapoque (AP) e Chuí (RS) há uma extensão de terra de 16 mil km, 10 milhões de habitantes de 11 estados brasileiros, área limítrofe com 10 países sul-americanos. Isso é nada menos que 27% do território Nacional. E toda essa fronteira está protegida por terra, água e ar!! Falemos do tipo de proteção que precisa de aviões laughing

O Dia da Vitória e o heróismo dos brasileiros na II Guerra Mundial

dia_da_vitria_acentoHoje é o Dia-V, o Dia da Vitória. Há 70 anos, em 8 de maio de 1945, o Nazismo se rendia. Era o fim, na Europa, da guerra que matou mais de 50 milhões de pessoas. Daí você deve lembrar de filmes, jogos e um monte de histórias que mostram combates de russos, ingleses, norte-americanos, franceses… …e pensa: “a participação do Brasil foi pequena”. Até parece… Vem com a gente!

A ajuda quem vem do céu: #Patrulha

P-3 ORION“Os tubarões danificaram meu barco e não posso mais seguir viagem…”, “Há 20 tubarões aqui… eu contei”, “Na minha frente há uma aeronave do Brasil…”. Essa é a descrição do holandês Ebrahim Hemmantnia enquanto gravava um vídeo no meio do Oceano Atlântico, à deriva e cercado por tubarões. Ebrahim foi encontrado pela tripulação de uma aeronave P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), às 17h45 do dia 30 de janeiro de 2015. Ele é mais um exemplo da importância do trabalho de Busca e Salvamento realizado pela Força Aérea Brasileira, numa área de 22 milhões de quilômetros quadrados. No post de hoje, veja o vídeo do Ebrahim e conheça os detalhes do Projeto que fortalece essa rede de Busca e Salvamento, o P-3BR. Vem com a gente!

Passei um Carnaval em Veneza

Quando alguém ingressa na Força Aérea Brasileira, algumas coisas são certas: vai vestir a farda azul, vai se acostumar com o som das turbinas e vai cantar "Carnaval em Veneza". Pode ser uma turma de aviadores, de soldados, de especialistas, tanto faz: tropa na FAB canta, em algum momento, "Carnaval em Veneza". Mas você sabe que música é essa e sobre o que ela trata? Cheio de curiosidades históricas e detalhes que levaram à criação da música, esse texto vai transportar você para o final da II Guerra Mundial. Desembarque agora na Itália dos nossos heróis Jambocks! Este foi só o começo de 70 anos de memória, tradição e desenvolvimento da Caça no Brasil!