Main menu

O pin da semana: Soldados da FAB

O post da semana - como vários outros que você já viu por aqui - é diferente. No lugar do texto enorme e das várias imagens, apenas uma. Mas é só dela que você precisa mesmo... laughing A publicação é especial, em comemoração à Semana do Soldado na Força Aérea - afinal, se você não sabe, 25 de agosto é o dia deles smile. Então celebre com a gente ficando informado!! Dá só uma olhada na imagem aí. A ideia é ser no estilo Pinterest, aquela rede social que compartilha imagens criativas, interessantes e cheias de informações. E como somos um blog, agregamos vários outros links que permitirão que você, internauta, saia daqui sem qualquer dúvida sobre como é a rotina do soldado na FAB. Não perca essa e aproveite para salvar a imagem e compartilhar em sua rede social - e, quem sabe, naquele seu grupo de whatsappwink


Por hoje é só!! E aí, o que você achou do nosso post? O suficiente para curtir, seguir ou compartilhar? cool Então, a gente se encontra nos comentários aí embaixo ou nos perfis oficiais da FAB no Facebook, Twitter, Instagram, Flickr e Youtube. É só nos contar o que você achou da ideia. E pra fechar, fique à vontade para aproveitar o vídeo abaixo. É o novo FAB em Ação, que estreia justamente falando dos nossos soldados. Você vai sair daqui dando aula sobre o assunto, né? tongue-out

 

 

 

 

 

Fotografia na Força Aérea Brasileira: por trás dos nossos melhores cliques

Não é exagero dizer que a fotografia mudou a cara da FAB no meio digital. Sério mesmo. No Flickr nosso acervo soma mais de 22 milhões de visualizações. No instagram, somos 56 mil seguidores e no facebook, nossa #imagemdodia está sempre entre os posts mais curtidos, comentados e compartilhados.

Quem aí, por exemplo, não viu a foto das aviadoras Roberta e Thais na nossa fanpage? ;)

Toda essa repercussão não seria possível se não fosse por um clique, não é mesmo? Afinal, já dizia o ditado, uma imagem fala mais que mil palavras. :)  E é por isso que estamos escrevendo esse post, pra falar sobre essa arte incrível, que tanto complementa a informação, dá vida ao entretenimento e à matéria. Como funciona o uso de imagens nas nossas mídias sociais? Qual a importância da fotografia na FAB? Embarque com a gente para conhecer os bastidores desse trabalho.

Por trás das câmeras da FAB TV

Para quem não conhece a FAB TV ainda está em tempo. wink O post desta semana traz um conteúdo exclusivo da Força Aérea no YouTube, recheado de curiosidades, bastidores e tudo que você gostaria de saber sobre nossos apresentadores.

Vem com a gente e conheça um pouco da história da FAB TV e sua grade de programas. Vai ser legal e diferente! Topa dar uma conferida? laughing

Participe de uma missão humanitária com a FAB!

Já pensou em participar de uma missão humanitária com a Força Aérea Brasileira (FAB)? Hoje, o Força Aérea Blog te convida para fazer parte da 33ª Missão dos Expedicionários da Saúde. Uma missão de sete dias que envolve três aeronaves da FAB mais seus aviadores, mecânicos... além de médicos voluntários civis. E vc! ;) Tudo isso para levar atendimento médico à população indígena da Amazônia! Embarque com a gente nessa aventura! 

Segurança e Prevenção de acidentes do trabalho: como a FAB trabalha

ATENÇÃO! Esse post contém uma dose EXTRA de informações técnicas. A ideia é agregar conhecimentos quanto ao tema dentro da FAB, à lá wikipedia, mesmo!!! wink

Leia e descubra um mundo de informação EXCLUSIVA sobre o funcionamento do conceito de segurança do trabalho numa Força Armada.

___________________________________

Prevenção de acidente de trabalho. Você com certeza tem alguma ideia do que se trata e talvez até já tenha participado de uma palestra sobre o tema. Mas alguém aí sabe como o assunto é tratado dentro de uma Força Armada?

Nesse blog, iremos falar de segurança do trabalho no âmbito da Força Aérea Brasileira. A ideia é apresentar perspectivas diferentes desse tema tão comum no meio civil, mas do qual pouco se sabe no meio militar.

Mas o que é "acidente de trabalho"?

Imaginem o dia a dia de um soldado. Ele é bastante operacional, pois põe a mão na massa pra valer, ajudando em diversas atividades, desde uma tarefa administrativa, até uma tarefa que é bastante exigente fisicamente, como tirar o serviço de guarda no quartel. Pois bem, imaginem a quantos riscos os militares estão expostos todos os dias no seu ambiente de trabalho? Esses riscos são inerentes à atividade e é necessário prover meios para diminuí-los. Acidente relacionado ao trabalho, conforme consta no artº19 da lei nº8213/91, é todo aquele que ocorre no exercício de suas atividades a serviço da organização, com agravo à saúde, devido às condições e/ou ambiente de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo ter perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho causando a morte.

Deu pra entender a seriedade do tema, não é mesmo? Por isso é tão importante que haja um agente ou uma comissão que trabalhe na prevenção de acidentes de trabalho.

Velozes e Furiosos

Motoqueiro ou Motociclista? undecided

De acordo com o Dicionário Michaelis:

Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

 

Corinthians iria se chamar "Santos Dumont"

No próximo sábado, às 21 horas, o Atlético Mineiro vai entrar em campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians. Mas, por pouco, o clássico deste fim de semana poderia ser entre "Atlético e Santos Dumont"...

Confira mais detalhes em nosso post.

Santos Dumont: Fatos e Visões

Nascia em 20 de julho 1873 Alberto Santos-Dumont, um brasileiro que iria revolucionar o mundo com sua inventividade e genialidade. Este ser humano visionário, movido por um espírito inquieto e empreendedor, viria a se tornar uma das mais importantes personalidades da era moderna, não apenas em seu tempo, como também por deixar seu perpétuo legado na conquista dos ares.

Mas, o que pouca gente sabe é que sua história vai muito além do avião, do relógio de pulso e da volta na Torre Eiffel com o dirigível. Só para te convencer: previsão do futuro não é privilégio só do Júlio Verne. laughing

Duvida? Olha só!

Esquadrilha da Fumaça está de volta! O que mudou?

EDA - A29-T27Após dois anos e três meses de adaptação à nova aeronave A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, retoma a sua agenda  de apresentações pelos municípios do Brasil e feiras internacionais, trazendo algumas novidades. Quer saber o que mudou? Então nos acompanhe nesse breve post.

À prova de fogo!

19330737091_f2e55e1365_o

Toda criança quer ser alguém quando crescer… A maioria delas quer algo bem específico… Ser piloto, astronauta ou bombeiro. Bem, nós temos os três na FAB. Mas deixemos o piloto e o astronauta para outra oportunidade e vamos nos aventurar mais nos perigos da vida. Todo mundo conhece e já viu um bombeiro, uma viatura ou até uma equipe em ação. Só que poucos conhecem quem são os Bombeiros da Força Aérea, como é a formação deles, onde atuam e muito mais…

Curtiu??? Quer saber mais? Vem com a gente!  wink

Para que outros possam viver!

AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO

DSC_0383©Johnson_BarrosVocê já deve ter acompanhado alguma ação de Busca e Salvamento conduzida pela Força Aérea Brasileira… Ou pelo menos já ouviu falar no assunto, não é mesmo? Se ainda não, fique tranquilo, esse post é para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o sistema de Busca e Salvamento da FAB. No Dia da Aviação de Busca e Salvamento (26 de junho), você entende mais sobre a missão que marcou essa data, sobre os militares que atuam nesse campo e o que acontece quando aeronaves e embarcações sofrem algum acidente ou desaparecem. E, acredite, isso acontece com mais frequência do que se imagina… Dá só uma olhada! wink

Fui resgatado!

“No dia anterior ao resgate, q140902REZ9320(C)Paulo_Rezende-moduando houve a confirmação de que eu seria ‘o resgatado’, imediatamente veio aquele frio na barriga e o nó na garganta… pensei: Por que fui inventar de me voluntariar? Adoramos enfrentar desafios, mas quando ele está, de fato, à nossa frente, não é nada muito agradável, às vezes até um pouco assustador.

Seria muito mais fácil fazer a cobertura jornalística/mídias sociais do Exercício Operacional CSAR 2014 no pátio da Base Aérea de Campo Grande (BACG), registrando a chegada e saída de aeronaves e utilizando o apoio de computadores e internet na barraca operacional climatizada montada para o Exercício.”

NVG: salvando vidas na escuridão

NVGVocê já deve ter ouvido falar nos Óculos de Visão Noturna (NVG), não é mesmo? Mas você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) já os utilizou em um resgate REAL? Há cinco anos, em 2009, foram utilizados pela primeira vez pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, a bordo do clássico Helicóptero UH-1H Huey, realizando a mais nobre missão da FAB: a de salvar vidas!

A guerra no deserto mais seco do mundo

O cenário é inóspito. O deserto do Atacama, no Norte do Chile, é o local mais seco do mundo. É quase impossível ver uma árvore: quando tem, dá para perceber que foi plantada e tem uma irrigação forte. É mais fácil, na verdade, ver um SOLMÁFARO, um indicador de radiação ultra-violeta do sol. E é difícil ver em algum nível abaixo do “Peligroso”, viu?

Feliz dia do aviador!

PAINEL 1A Força Aérea Brasileira convocou todos os pilotos entusiastas na arte da fotografia a participarem, com suas fotos, da campanha “Janela do meu escritório”! Foram mais de 1.500 fotos recebidas em 700 emails! Tudo isso para compartilhar o sentimento que essa profissão proporciona todas as vezes em que os pilotos estão no comando de suas aeronaves, com as mais belas paisagens à vista, em suas “janelas”! As fotografias escolhidas compõem a campanha em homenagem ao Dia do Aviador (23/10)! Aproveite para conferir esta homenagem a todos os homens e mulheres que acreditam no sonho de criar asas!