Portões Abertos, o evento mais Força Aérea que existe!!!


Não é de hoje que os Portões Abertos é o evento mais esperado de uma unidade militar pelo público. Nesse post, você vai conferir a previsão dos Portões Abertos pelo Brasil afora e também um pouco do que aconteceu nos outros anos, além de algumas particularidades em cada local onde é realizado…

Em algumas unidades, esse evento existe há mais de 30 anos e seu caráter cívico de aproximação com a comunidade aeronáutica tem atraído milhares de pessoas todos os anos. As OM que já tem as datas pré-definidas para 2013 estão na ilustração abaixo. Se a sua cidade ainda não estiver listada, não se preocupe, iremos atualizar este post a medida que outras data forem sendo confirmadas.

Calendario Eventos-01

 

Apesar de a programação ainda não estar 100% definida, quem já foi sabe o quanto os Portões Abertos da FAB são legais. Algumas atrações já se sabe que podemos esperar como: exposição de aeronaves, demonstrações aéreas, praça de alimentação, sorteio de brindes e muito mais. De qualquer forma, descobrimos alguns fatos bem interessantes que ocorreram em outros domingos e sábados aéreos pelo Brasil. Enquanto a programação não sai, nada melhor do que um aperitivo para aguçar a curiosidade. Confiram!

Brasília – DF

Em Brasília, os portões abertos geralmente acontecem aos sábados. A média de visitantes no evento ultrapassa 40 mil pessoas.  Todos os anos,  além da exposição de aeronaves civis e militares, fazem parte da programação atividades para o público infantil, sorteio de brindes, aeromodelismo e demonstrações aéreas.

Olha só essa foto do sábado aéreo de 2011:

dsc_0409 

Pirassununga - SP

Bem, como vocês sabem, é lá que fica a Academia da Força Aérea, também conhecida como o “Ninho das Águias”.

Uma das peculiaridades mais especiais desse evento é que lá foi a primeira Unidade Militar que batizou o Portões Abertos de Domingo Aéreo, além de possibilitar ao público em geral receber um briefing (uma apresentação) completo das aeronaves de instrução, o T-25 Universal e o T-27 Tucano, por um cadete aviador (o máximo, não é?). Sem contar que é a casa da Esquadrilha da Fumaça!!!

As atrações lá contam, geralmente, com uma grande praça de alimentação, exposição de carros antigos, aeromodelos, plastimodelos, demonstrações aéreas diversas e ações pró-saúde. Em algumas edições, foram ultrapassadas a marca de 65 mil pessoas. Esse ano, a “cereja do bolo” é a exposição da nova aeronave da Esquadrilha da Fumaça, o A-29. 

480505_701547563204162_610081807_n

Canoas – RS

Na Base Aérea de Canoas (BACO), o domingo aéreo é bem movimentado. Nos últimos anos, a visitação chegou a 60 mil pessoas, então quem quiser aproveitar bem esse ano, deverá chegar cedo. O evento faz parte do caléndário regional e é apreciado por muitas pessoas da região. Os visitantes adoram a apresentação feita pelo suboficial Sérgio Ramos, da AFA, que todos os anos faz uma locução super animada e diferenciada no evento. Outro destaque vai para a sala de leitura montada para a criançada. A atração cultural faz parte do evento há 4 anos e é uma parceria firmada entre a BACO e a Prefeitura Municipal de Canoas.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/4557/esquadrilha2.jpg

São José dos Campos – SP

No Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos está o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e, por isso, durante o evento, é comum  a visitação do público à estrutura do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), instituto que reúne importantes produtos desenvolvidos pelo ITA, como a urna eletrônica e motor a álcool.

Outra particularidade comum nos portões abertos do DCTA é a exposição de réplicas de foguetes. Essa parte do desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país é ingrediente certo para encantar o público no evento.

Também não faltam saltos de paraquedismo como parte do roteiro do dia no DCTA:

Natal – RN

No ano passado, a Base Aérea de Natal comemorou seus 70 anos durante os Portões Abertos. A exposição de caças chamou a atenção das crianças, como é habitual. Esse ano, o detalhe especial dos portões abertos é que será durante a operação CRUZEX, que é um exercício internacional, com a participação das Forças Aéreas de diversos países. Não deixe de marcar a data no seu calendário, hein?

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/13853/p1.jpg


São Paulo – SP

O domingo aéreo em São Paulo é promovido pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O evento é famoso por lá e já recebeu extraordinários 100 mil visitantes no ano passado, o que não é raro acontecer. Também não para menos, né? O ano passado até o astronauta brasileiro Tenente Coronel Marcos Pontes marcou presença.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/7139/astronauta2.jpg


Barbacena
- MG

Em Minas Gerais, a Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar também promove os Portões Abertos e atrai atenção. Assim como na AFA, é aqui que começa a trajetória de estudos do Aluno que quer ingressar no Ninho das Águias e tornar-se um oficial aviador. No ano passado, o evento aconteceu durante um final de semana palco da premiação do concurso “A Força Aérea na Minha Vida”, alusivo ao Dia das Crianças (quem lembra?). Na foto, a ganhadora (Edymara) e sua irmã posaram com a Esquadrilha da Fumaça. Imaginem só a emoção de participar desse Fim de Semana Aéreo e ainda receber uma maquete de aeronave como prêmio?

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/15327/dsc_6626.jpg

Porto Velho – RO

Os Portões Abertos na Base Aérea do estado de Rondônia são muito importantes para a comunidade local. Não só para divulgar o trabalho da Força Aérea, mas para servir de referência como ação social também. Em 2010, o evento arrecadou nada menos que 4 toneladas de alimentos que foram doados a 3 instituições locais: Casa Família Roseta, Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, Centro Social Madre Mazzarello e a Creche Pequeno Polegar. Tudo isso graças à visitação de mais de 40 mil pessoas no evento.

Untitled

Guaratinguetá – SP

Localizada na região do Vale do Paraíba, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), o maior complexo de ensino técnico da FAB, realizou o Portões Abertos na véspera do Dia do Aviador em 2012. O pátio estava cheio de aeronaves, mas foi o aeromodelismo que chamou a atenção de muita gente:

E aí? Já deu pra ter uma ideia do que vem pela frente nos Portões Abertos 2013, não é? Quem vai??

Comente pelo Facebook

comentários

,

  1. #1 by guilherme camelo on 26 de outubro de 2013 - 12:06

    Antes de tudo, parabéns a todos os responsaveis pela organização dos portões abertos, pelo menos em Recife foi muito bem organizado! Eu gostaria de saber de vocês se há previsão do evento ainda este ano aqui em Recife?! presciso saber pois, caso não haja irei para o de Natal dia 09/11!

  2. #2 by Caetano on 26 de outubro de 2013 - 16:51

    Militares do exército poderão adentrar ao local antes dos portões abrirem?

Comentários estão fechados.